Modelagem matemática de um sistema pneumático de posicionamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16401 |
Resumo: | Os sistemas pneumáticos de posicionamento são sistemas relativamente leves, limpos, baratos e que possuem uma boa relação entre peso e potência, o que facilita seu emprego nas mais diversas aplicações. Entretanto, as não linearidades inerentes a este tipo de sistema são características que dificultam sua aplicação. Devido a isto, este tipo de sistema tem sido alvo de diversos pesquisadores. Em geral, observa-se na literatura que existe um ponto pouco explorado no que tange à modelagem matemática deste tipo de sistema. Este ponto diz respeito ao comportamento dinâmico da válvula empregada que, na grande maioria dos casos, costuma ser negligenciado sob a alegação de que sua dinâmica é mais elevada que a do restante do sistema. Frente a esta alegação, pretende-se, neste trabalho, desenvolver um modelo matemático representativo de um sistema pneumático de posicionamento que leve em consideração o comportamento dinâmico de uma válvula direcional proporcional reguladora de vazão empregada para seu acionamento, para que se constate a relevância de sua consideração no modelo global representativo do sistema. A análise teórica que permite a formulação do modelo matemático é fundamentada nos conceitos de mecânica dos fluidos e nas leis de conservação de massa e energia. |
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2020-11-19T19:56:19Z2020-11-19T19:56:19Z2014-02-18RIBEIRO, Kevin Mauricio Menon. Modelagem matemática de um sistema pneumático de posicionamento. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16401Os sistemas pneumáticos de posicionamento são sistemas relativamente leves, limpos, baratos e que possuem uma boa relação entre peso e potência, o que facilita seu emprego nas mais diversas aplicações. Entretanto, as não linearidades inerentes a este tipo de sistema são características que dificultam sua aplicação. Devido a isto, este tipo de sistema tem sido alvo de diversos pesquisadores. Em geral, observa-se na literatura que existe um ponto pouco explorado no que tange à modelagem matemática deste tipo de sistema. Este ponto diz respeito ao comportamento dinâmico da válvula empregada que, na grande maioria dos casos, costuma ser negligenciado sob a alegação de que sua dinâmica é mais elevada que a do restante do sistema. Frente a esta alegação, pretende-se, neste trabalho, desenvolver um modelo matemático representativo de um sistema pneumático de posicionamento que leve em consideração o comportamento dinâmico de uma válvula direcional proporcional reguladora de vazão empregada para seu acionamento, para que se constate a relevância de sua consideração no modelo global representativo do sistema. A análise teórica que permite a formulação do modelo matemático é fundamentada nos conceitos de mecânica dos fluidos e nas leis de conservação de massa e energia.Pneumatic positioning systems are relatively light, clean and cheap presenting a good relationship between weight and power. These features make this kind of system a good choice of actuating for most applications. It appears, however, that the nonlinearities inherent to these systems are factors that complicate there application, turning them into subject of research for different authors. In this context, it is observed that there is a point less explored then other ones, related to the mathematical modeling of the dynamics of the adopted control valve. Several authors neglect this dynamic behavior by considering it is very high compared to the rest of the systems dynamics. Related to this claim, it is intended, in this paper, to develop a mathematical model representative of a pneumatic positioning system including the dynamic behavior of a proportional directional control valve to establish its real relevance in the global model of the pneumatic positioning system. The theoretical analysis that allows the formulation of the mathematical model is based on the concepts of fluid mechanics and on the laws of conservation of mass and energy.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAVálvulas de controle pneumáticoModelos matemáticosPneumáticaPneumatic control valvesMathematical modelsPneumaticsModelagem matemática de um sistema pneumático de posicionamentoMathematical modeling of a pneumatic positioning systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaCruz, Felipe Barreto CampeloCruz, Felipe Barreto CampeloTusset, Angelo MarceloZammar, GilbertoRibeiro, Kevin Mauricio Menoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16401/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPG_DAMEC_2014_1_22.pdfapplication/pdf1461843http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16401/2/PG_DAMEC_2014_1_22.pdf155cc0d84f1ef63aca27ff2609c2f271MD52TEXTPG_DAMEC_2014_1_22.pdf.txtExtracted texttext/plain92049http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16401/3/PG_DAMEC_2014_1_22.pdf.txt9eb1bd2ae4d62a18b26a99a2b2eee3a8MD53THUMBNAILPG_DAMEC_2014_1_22.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1343http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16401/4/PG_DAMEC_2014_1_22.pdf.jpgb844f5f75365f703aca798defaafef63MD541/164012020-11-19 17:56:19.655oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T19:56:19Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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