Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8251 |
Resumo: | O mercado da indústria automotiva é muito competitivo e exige uma constante melhoria na qualidade dos veículos produzidos, assim como o aumento de produtividade. Este trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Controle e Automação avalia a qualidade e os impactos esperados na linha de produção de veículos ao propor uma modificaçao na forma de montagem do para-choque do veículo. Duas variantes são consideradas: "closed"(D1) e “opened front end”(D2). A qualidade do produto e avaliada por uma análise de variação dimensional da montagem e o impacto na linha de produção é avaliado por simulação de eventos discretos. Os resultados da análise de variação dimensional mostram que a montagem D2 fornece melhores indicadores de qualidade, dados pelo índice de capacidade de processos centrados e índice de capacidade para processos não centrados, gerando alteração no processo de produção do veículo. Os resultados de simulação da linha de produção mostram que o tempo de ciclo é significativamente alterado pelo mix de produção, ou seja, pela proporção de modelos diferentes a serem produzidos, assim como pela sequência em que são produzidos. Para tanto, diversos cenários são simulados com diferentes mixes e sequências de produção. |
id |
UTFPR-12_b5a46f2db997dbed30ee652ea2e7dc49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8251 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T14:03:35Z2020-11-11T14:03:35Z2018-08-29CHAGAS, Ruan Rithelle de Faria Franco. Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8251O mercado da indústria automotiva é muito competitivo e exige uma constante melhoria na qualidade dos veículos produzidos, assim como o aumento de produtividade. Este trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Controle e Automação avalia a qualidade e os impactos esperados na linha de produção de veículos ao propor uma modificaçao na forma de montagem do para-choque do veículo. Duas variantes são consideradas: "closed"(D1) e “opened front end”(D2). A qualidade do produto e avaliada por uma análise de variação dimensional da montagem e o impacto na linha de produção é avaliado por simulação de eventos discretos. Os resultados da análise de variação dimensional mostram que a montagem D2 fornece melhores indicadores de qualidade, dados pelo índice de capacidade de processos centrados e índice de capacidade para processos não centrados, gerando alteração no processo de produção do veículo. Os resultados de simulação da linha de produção mostram que o tempo de ciclo é significativamente alterado pelo mix de produção, ou seja, pela proporção de modelos diferentes a serem produzidos, assim como pela sequência em que são produzidos. Para tanto, diversos cenários são simulados com diferentes mixes e sequências de produção.The automotive industry market is very competitive and requires constantly improvement on quality, and productivity. This final project of Control and Automation Engineering major evaluates the quality and expected impacts on vehicles’ assembly line when into a change in the bumper assembly method is proposed. Two variants are taken into account: closed (D1) and opened front end (D2). The product quality is evaluated by dimensional variation analysis and the assembly line impacts are evaluated by discrete event simulation. The results of dimensional variation analysis show that the D2 assembly has the best quality indicators, given by the process capability and process capability of non-centered distribution. The results of assembly line simulation show that the cycle time is significantly changed by both the production mix - i.e., by the number of different models to be produced, and the production sequencing. Many scenarios are simulated with different mixes and production sequences.Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do ParanáporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso de Engenharia de Controle e AutomaçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAISIndústria automobilísticaVeículos - QualidadeMétodos de linha de montagemMétodos de simulaçãoEngenharia elétricaAutomobile industry and tradeVehicles - QualityAssembly-line methodsSimulation methodsElectric engineeringReconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produtoAutomative assembly line reconfiguration using dimensional variation analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaLüders, RicardoCarvalho, Andeson Almeida de MacedoLüders, RicardoMagatão, LeandroBorsato, MiltonChagas, Ruan Rithelle de Faria Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COEAU_2018_2_05.pdfapplication/pdf7428968http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8251/1/CT_COEAU_2018_2_05.pdf21e2bf3e03d3d0b3122c6ce0be329542MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8251/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COEAU_2018_2_05.pdf.txtExtracted texttext/plain119539http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8251/3/CT_COEAU_2018_2_05.pdf.txtb16981db295ca4d1c46dd496a66152f5MD53THUMBNAILCT_COEAU_2018_2_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8251/4/CT_COEAU_2018_2_05.pdf.jpg4bfbae4689e0fecc342a9102a04a5dd3MD541/82512020-11-11 12:03:35.412oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T14:03:35Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Automative assembly line reconfiguration using dimensional variation analysis |
title |
Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto |
spellingShingle |
Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto Chagas, Ruan Rithelle de Faria Franco CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS Indústria automobilística Veículos - Qualidade Métodos de linha de montagem Métodos de simulação Engenharia elétrica Automobile industry and trade Vehicles - Quality Assembly-line methods Simulation methods Electric engineering |
title_short |
Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto |
title_full |
Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto |
title_fullStr |
Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto |
title_full_unstemmed |
Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto |
title_sort |
Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto |
author |
Chagas, Ruan Rithelle de Faria Franco |
author_facet |
Chagas, Ruan Rithelle de Faria Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lüders, Ricardo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Carvalho, Andeson Almeida de Macedo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lüders, Ricardo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Magatão, Leandro |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Borsato, Milton |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Ruan Rithelle de Faria Franco |
contributor_str_mv |
Lüders, Ricardo Carvalho, Andeson Almeida de Macedo Lüders, Ricardo Magatão, Leandro Borsato, Milton |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS Indústria automobilística Veículos - Qualidade Métodos de linha de montagem Métodos de simulação Engenharia elétrica Automobile industry and trade Vehicles - Quality Assembly-line methods Simulation methods Electric engineering |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria automobilística Veículos - Qualidade Métodos de linha de montagem Métodos de simulação Engenharia elétrica Automobile industry and trade Vehicles - Quality Assembly-line methods Simulation methods Electric engineering |
description |
O mercado da indústria automotiva é muito competitivo e exige uma constante melhoria na qualidade dos veículos produzidos, assim como o aumento de produtividade. Este trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Controle e Automação avalia a qualidade e os impactos esperados na linha de produção de veículos ao propor uma modificaçao na forma de montagem do para-choque do veículo. Duas variantes são consideradas: "closed"(D1) e “opened front end”(D2). A qualidade do produto e avaliada por uma análise de variação dimensional da montagem e o impacto na linha de produção é avaliado por simulação de eventos discretos. Os resultados da análise de variação dimensional mostram que a montagem D2 fornece melhores indicadores de qualidade, dados pelo índice de capacidade de processos centrados e índice de capacidade para processos não centrados, gerando alteração no processo de produção do veículo. Os resultados de simulação da linha de produção mostram que o tempo de ciclo é significativamente alterado pelo mix de produção, ou seja, pela proporção de modelos diferentes a serem produzidos, assim como pela sequência em que são produzidos. Para tanto, diversos cenários são simulados com diferentes mixes e sequências de produção. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T14:03:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T14:03:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CHAGAS, Ruan Rithelle de Faria Franco. Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8251 |
identifier_str_mv |
CHAGAS, Ruan Rithelle de Faria Franco. Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Curso de Engenharia de Controle e Automação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8251/1/CT_COEAU_2018_2_05.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8251/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8251/3/CT_COEAU_2018_2_05.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8251/4/CT_COEAU_2018_2_05.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21e2bf3e03d3d0b3122c6ce0be329542 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b b16981db295ca4d1c46dd496a66152f5 4bfbae4689e0fecc342a9102a04a5dd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923046077235200 |