Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Giselle Godoy Verdi França dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28960
Resumo: Desde a Antiguidade que, por onde os seres humanos têm passado, têm deixado vestígios e registros de sua existência em forma de imagens. Com o passar do tempo, o modo como esses registros são feitos evoluiu junto à tecnologia vigente em cada época. No entanto, a vontade humana de fazê-los permaneceu a mesma. Dentro de tal perspectiva, a proposta desta pesquisa é refletir sobre o porquê de os seres humanos, desde sempre, terem a volição de registrar o mundo através de imagens, tendo como contexto o início do século XX e a atuação do fotógrafo Luiz Franceschi, numa perspectiva em que o fotógrafo representa o sujeito que, por algum motivo, anseia registrar o mundo a sua volta e a fotografia é o produto simbólico resultante desse processo. Segundo Kossoy, toda fotografia tem a sua origem a partir do desejo de um indivíduo que, em algum momento e por alguma razão, em algum lugar ou época, viu-se motivado a registrar um aspecto dado do real. Para resolver essas questões, articula uma análise a partir dos teóricos Morin, Cassirer, Debray e Mitcham. Em Morin, encontra a base teórica para enunciar o nascimento de uma nova consciência no Homo sapiens. O desejo de continuar no mundo fez surgir essa nova consciência subjetiva que abre o acesso ao pensamento sobre coisas fictícias, permitindo produzir produtos simbólicos, através dos quais perpetua a sua existência e renega o esquecimento causado pela passagem do tempo. Já Cassirer traz a base teórica para pensar as questões no que se refere ao ser humano e o sistema simbólico, através do qual acessam e interpretam o mundo ao seu redor, onde a arte, a religião, e a ciência, por exemplo, fazem parte. A partir dos pressupostos de Debray, analisa-se o papel da imagem, a sua evolução e os seus efeitos nas diversas sociedades, desde a Antiguidade até a era presente, onde entende-se que a imagem é aquilo que sobrevive do passado e é o que faz a ponte entre o ausente e o presente, o que permite a perpetuação da memória e o retorno daquilo que foi através da (re)lembrança que a imagem e/ou a fotografia proporciona, dando aos seres mortais uma possibilidade de continuar no mundo através delas. Por fim, as análises desses três teóricos juntam-se para pensar a manifestação da tecnologia no exercício do fotógrafo a partir das quatro manifestações da tecnologia trazida por Carl Mitcham que é tecnologia como objeto, como conhecimento, como atividade e como volição.
id UTFPR-12_b88708d2811efd8f92a6422b8b1f0c26
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28960
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-06-30T16:11:27Z2022-06-30T16:11:27Z2022-02-25SANTOS, Giselle Godoy Verdi Franca dos. Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28960Desde a Antiguidade que, por onde os seres humanos têm passado, têm deixado vestígios e registros de sua existência em forma de imagens. Com o passar do tempo, o modo como esses registros são feitos evoluiu junto à tecnologia vigente em cada época. No entanto, a vontade humana de fazê-los permaneceu a mesma. Dentro de tal perspectiva, a proposta desta pesquisa é refletir sobre o porquê de os seres humanos, desde sempre, terem a volição de registrar o mundo através de imagens, tendo como contexto o início do século XX e a atuação do fotógrafo Luiz Franceschi, numa perspectiva em que o fotógrafo representa o sujeito que, por algum motivo, anseia registrar o mundo a sua volta e a fotografia é o produto simbólico resultante desse processo. Segundo Kossoy, toda fotografia tem a sua origem a partir do desejo de um indivíduo que, em algum momento e por alguma razão, em algum lugar ou época, viu-se motivado a registrar um aspecto dado do real. Para resolver essas questões, articula uma análise a partir dos teóricos Morin, Cassirer, Debray e Mitcham. Em Morin, encontra a base teórica para enunciar o nascimento de uma nova consciência no Homo sapiens. O desejo de continuar no mundo fez surgir essa nova consciência subjetiva que abre o acesso ao pensamento sobre coisas fictícias, permitindo produzir produtos simbólicos, através dos quais perpetua a sua existência e renega o esquecimento causado pela passagem do tempo. Já Cassirer traz a base teórica para pensar as questões no que se refere ao ser humano e o sistema simbólico, através do qual acessam e interpretam o mundo ao seu redor, onde a arte, a religião, e a ciência, por exemplo, fazem parte. A partir dos pressupostos de Debray, analisa-se o papel da imagem, a sua evolução e os seus efeitos nas diversas sociedades, desde a Antiguidade até a era presente, onde entende-se que a imagem é aquilo que sobrevive do passado e é o que faz a ponte entre o ausente e o presente, o que permite a perpetuação da memória e o retorno daquilo que foi através da (re)lembrança que a imagem e/ou a fotografia proporciona, dando aos seres mortais uma possibilidade de continuar no mundo através delas. Por fim, as análises desses três teóricos juntam-se para pensar a manifestação da tecnologia no exercício do fotógrafo a partir das quatro manifestações da tecnologia trazida por Carl Mitcham que é tecnologia como objeto, como conhecimento, como atividade e como volição.Since antiquity, whererever human beings have passed, they have left traces and records of their existence in the form of images. Over the time, the way these records are made have evolved along the dominant technology at each period. However, the human will to make them has remained the same. Within this perspective, the purpose of this research is to reflect on why human beings have always had the will to register the world through images, having as context the beginning of the 20th century and the work of the photographer Luiz Franceschi, in a perspective in which the photographer represents the subject who, for some reason, yearns to register the world around him, being photography the symbolic product that resulted from this process. According to Kossoy, all photography has its origin from the desire of an individual who, at some point and for some reason, at some place or time, was motivated to register a given aspect of reality. To resolve these issues, this research articulates an analysis based on the theorists Morin, Cassirer, Debray and Mitcham. Morin brings the theoretical basis to enunciate the birth of a new consciousness in Homo sapiens. The desire to continue in the world gave rise to this new subjective consciousness that opens access to thinking about fictitious things, allowing the production of symbolic products, through which it perpetuates its existence and denies the oblivion caused by the passage of time. Cassirer, on the other hand, brings the theoretical basis for thinking about issues regarding the human being and the symbolic system, through which they access and interpret the world around them, where art, religion, and science, for example, are part. Based on Debray’s assumptions, the role of the image, its evolution and its effects in different societies, from Antiquity to the present era, is analyzed, where it is understood that the image is what survives from the past and is the that bridges the gap between the absent and the present, which allows the perpetuation of memory and the return of what was through the (re)remembrance that the image and/or photography provides, giving mortal beings a possibility to continue in the world through them. Finally, the analyzes of these three theorists come together to think about the manifestation of technology in the photographer’s exercise from the four manifestations of technology brought by Carl Mitcham, which are the technology as an object, as knowledge, as activity and as volition.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagensUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLetrasFotografia - Colombo (PR)Fotógrafos - Séc. XX - BrasilImagens fotográficasTecnologiaFotografia - Aspectos simbólicosPhotography - Colombo (PR)Photographers - 20th century - BrasilImages, PhotograficTechnologyPhotography - Symbolic aspectsDo outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz FranceschiOn the other side of the camera: the symbolic man in Luiz Francschi's photographic processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaLemos, Anuschka Reichmannhttps://orcid.org/ 0000-0003-0191-5731http://lattes.cnpq.br/0290303788421656Consentino, André Tezzahttps://orcid.org/0000-0002-2859-4889http://lattes.cnpq.br/1916677941750043Lemos, Anuschka Reichmannhttps://orcid.org/ 0000-0003-0191-5731http://lattes.cnpq.br/0290303788421656Bertucci, Roberlei Alveshttps://orcid.org/0000-0003-4014-5610http://lattes.cnpq.br/1670264521787554http://lattes.cnpq.br/9832563885723586Santos, Giselle Godoy Verdi França dosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28960/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28960/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALhomemsimbolicoprocessofotografico.pdfapplication/pdf15274965http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28960/1/homemsimbolicoprocessofotografico.pdf4c60680eaec70442418f53b7df78ec41MD51TEXThomemsimbolicoprocessofotografico.pdf.txthomemsimbolicoprocessofotografico.pdf.txtExtracted texttext/plain294455http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28960/4/homemsimbolicoprocessofotografico.pdf.txt212afab4512ff42f38fb0277d8495ce8MD54THUMBNAILhomemsimbolicoprocessofotografico.pdf.jpghomemsimbolicoprocessofotografico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28960/5/homemsimbolicoprocessofotografico.pdf.jpga43f4446a9dea6e6bc90205d767a4b9dMD551/289602022-07-01 03:06:21.008oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-07-01T06:06:21Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv On the other side of the camera: the symbolic man in Luiz Francschi's photographic process
title Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi
spellingShingle Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi
Santos, Giselle Godoy Verdi França dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Fotografia - Colombo (PR)
Fotógrafos - Séc. XX - Brasil
Imagens fotográficas
Tecnologia
Fotografia - Aspectos simbólicos
Photography - Colombo (PR)
Photographers - 20th century - Brasil
Images, Photografic
Technology
Photography - Symbolic aspects
Letras
title_short Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi
title_full Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi
title_fullStr Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi
title_full_unstemmed Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi
title_sort Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi
author Santos, Giselle Godoy Verdi França dos
author_facet Santos, Giselle Godoy Verdi França dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lemos, Anuschka Reichmann
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0003-0191-5731
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0290303788421656
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Consentino, André Tezza
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2859-4889
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1916677941750043
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lemos, Anuschka Reichmann
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0003-0191-5731
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0290303788421656
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4014-5610
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1670264521787554
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9832563885723586
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Giselle Godoy Verdi França dos
contributor_str_mv Lemos, Anuschka Reichmann
Consentino, André Tezza
Lemos, Anuschka Reichmann
Bertucci, Roberlei Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Fotografia - Colombo (PR)
Fotógrafos - Séc. XX - Brasil
Imagens fotográficas
Tecnologia
Fotografia - Aspectos simbólicos
Photography - Colombo (PR)
Photographers - 20th century - Brasil
Images, Photografic
Technology
Photography - Symbolic aspects
Letras
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia - Colombo (PR)
Fotógrafos - Séc. XX - Brasil
Imagens fotográficas
Tecnologia
Fotografia - Aspectos simbólicos
Photography - Colombo (PR)
Photographers - 20th century - Brasil
Images, Photografic
Technology
Photography - Symbolic aspects
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Letras
description Desde a Antiguidade que, por onde os seres humanos têm passado, têm deixado vestígios e registros de sua existência em forma de imagens. Com o passar do tempo, o modo como esses registros são feitos evoluiu junto à tecnologia vigente em cada época. No entanto, a vontade humana de fazê-los permaneceu a mesma. Dentro de tal perspectiva, a proposta desta pesquisa é refletir sobre o porquê de os seres humanos, desde sempre, terem a volição de registrar o mundo através de imagens, tendo como contexto o início do século XX e a atuação do fotógrafo Luiz Franceschi, numa perspectiva em que o fotógrafo representa o sujeito que, por algum motivo, anseia registrar o mundo a sua volta e a fotografia é o produto simbólico resultante desse processo. Segundo Kossoy, toda fotografia tem a sua origem a partir do desejo de um indivíduo que, em algum momento e por alguma razão, em algum lugar ou época, viu-se motivado a registrar um aspecto dado do real. Para resolver essas questões, articula uma análise a partir dos teóricos Morin, Cassirer, Debray e Mitcham. Em Morin, encontra a base teórica para enunciar o nascimento de uma nova consciência no Homo sapiens. O desejo de continuar no mundo fez surgir essa nova consciência subjetiva que abre o acesso ao pensamento sobre coisas fictícias, permitindo produzir produtos simbólicos, através dos quais perpetua a sua existência e renega o esquecimento causado pela passagem do tempo. Já Cassirer traz a base teórica para pensar as questões no que se refere ao ser humano e o sistema simbólico, através do qual acessam e interpretam o mundo ao seu redor, onde a arte, a religião, e a ciência, por exemplo, fazem parte. A partir dos pressupostos de Debray, analisa-se o papel da imagem, a sua evolução e os seus efeitos nas diversas sociedades, desde a Antiguidade até a era presente, onde entende-se que a imagem é aquilo que sobrevive do passado e é o que faz a ponte entre o ausente e o presente, o que permite a perpetuação da memória e o retorno daquilo que foi através da (re)lembrança que a imagem e/ou a fotografia proporciona, dando aos seres mortais uma possibilidade de continuar no mundo através delas. Por fim, as análises desses três teóricos juntam-se para pensar a manifestação da tecnologia no exercício do fotógrafo a partir das quatro manifestações da tecnologia trazida por Carl Mitcham que é tecnologia como objeto, como conhecimento, como atividade e como volição.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-30T16:11:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-30T16:11:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Giselle Godoy Verdi Franca dos. Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28960
identifier_str_mv SANTOS, Giselle Godoy Verdi Franca dos. Do outro lado da câmera: o homem simbólico no processo fotográfico de Luiz Franceschi. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28960/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28960/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28960/1/homemsimbolicoprocessofotografico.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28960/4/homemsimbolicoprocessofotografico.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28960/5/homemsimbolicoprocessofotografico.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
4c60680eaec70442418f53b7df78ec41
212afab4512ff42f38fb0277d8495ce8
a43f4446a9dea6e6bc90205d767a4b9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044050438651904