Programação das operações de transporte de derivados de petróleo em redes de dutos
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/121 |
Resumo: | Este trabalho desenvolve uma estrutura de otimização que auxilia a tarefa de escalonamento das atividades de transporte de derivados de petróleo em uma rede de dutos. A malha dutoviária em estudo é utilizada para o transporte de derivados leves de petróleo com alto valor agregrado, sendo composta por 9 áreas (3 refinarias, 1 porto e 5 terminais). dentro deste cenário, a busca por resultados práticos considerando uma carga computacional aceitável torna-se um grande desafio. A abordagem adotada baseia-se na decomposição do problema, onde é investigada a aplicação de um modelo de programação linear inteira mista (Mixed Integer Linear Programming - MILP) com domínio de tempo contínuo para determinar o escalonamento das operações de curto-prazo da rede de dutos. Em função da abordagem hierárquica proposta, a etapa de ordenação da lista de bateladas utilizada na fase de temporização foi inicialmente desenvolvida através de heur´siticas construtivas que falham em situações particulares. Neste sentido, o problema de ordenação é reformulado através do emprego de estruturas de alto nível presentes em técnicas de programação lógica por restrições (Constraint Logic Programming - CLP). Na forma como é apresentada, a estrutura desenvolvida vem sendo extensivamente testada em cenários reais envolvendo mais de 100 bateladas para o horizonte de aproximadamente um mês. A partir desta ferramenta, novas programações de curto-prazo serão propostas, programações existentes serão validadas e informações de diagnóstico da rede serão obtidas de forma a auxiliar o processo de tomada de decisão operacional. |
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2010-10-14T17:58:05Z2010-10-14T17:58:05Z200914/10/2010FELIZARI, Luiz Carlos. Programação das operações de transporte de derivados de petróleo em redes de dutos. 2009. 152 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2009.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/121Este trabalho desenvolve uma estrutura de otimização que auxilia a tarefa de escalonamento das atividades de transporte de derivados de petróleo em uma rede de dutos. A malha dutoviária em estudo é utilizada para o transporte de derivados leves de petróleo com alto valor agregrado, sendo composta por 9 áreas (3 refinarias, 1 porto e 5 terminais). dentro deste cenário, a busca por resultados práticos considerando uma carga computacional aceitável torna-se um grande desafio. A abordagem adotada baseia-se na decomposição do problema, onde é investigada a aplicação de um modelo de programação linear inteira mista (Mixed Integer Linear Programming - MILP) com domínio de tempo contínuo para determinar o escalonamento das operações de curto-prazo da rede de dutos. Em função da abordagem hierárquica proposta, a etapa de ordenação da lista de bateladas utilizada na fase de temporização foi inicialmente desenvolvida através de heur´siticas construtivas que falham em situações particulares. Neste sentido, o problema de ordenação é reformulado através do emprego de estruturas de alto nível presentes em técnicas de programação lógica por restrições (Constraint Logic Programming - CLP). Na forma como é apresentada, a estrutura desenvolvida vem sendo extensivamente testada em cenários reais envolvendo mais de 100 bateladas para o horizonte de aproximadamente um mês. A partir desta ferramenta, novas programações de curto-prazo serão propostas, programações existentes serão validadas e informações de diagnóstico da rede serão obtidas de forma a auxiliar o processo de tomada de decisão operacional.This work addresses an optimisation structure to support the operational decision-making of scheduling activities in a real world pipeline network. The used scenario to transport petroleum derivaties involves 9 areas (3 refineries, 1 harbour, and 5 distribution centres). Thus, the computational burden for determining a short-term scheduling within the considered scenario is a relevant issue. A decomposition approach is proposed to address such real-world problem. A continuous-time mixed integer linear programming model (MILP) is studied and used to determine the operational short-term scheduling. In this context of multilevel hierarchical structure, sequencing of activities are carried out by a heuristic algorithm which can fail for some particular cases. Thus, we propose to reformulate the sequencing problem by using high-level constructs of Constraint Logic Programming (CLP). The optimisation structure has been extensively tested in typical operational scenarios which, involve in general more than 100 batches. The scheduling horizon is considered to be about 1 month. Many insights have been derived from the obtained solutions, and the proposed approach can support the decision-making process.1,05 MBporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática IndustrialPetróleo - DerivadosPetróleo - TransporteProgramação linearOleodutosEngenharia elétricaPetroleum productsPetroleum - TransportationLinear programmingPipelinesElectric engineeringProgramação das operações de transporte de derivados de petróleo em redes de dutosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCuritibaDoutoradoArruda, Lúcia Valéria Ramos deLüders, RicardoFelizari, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTCT_CPGEI_D_Felizari, Luiz Carlos_2009.pdf.txtCT_CPGEI_D_Felizari, Luiz Carlos_2009.pdf.txtExtracted texttext/plain317429http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/121/5/CT_CPGEI_D_Felizari%2c%20Luiz%20Carlos_2009.pdf.txt87fa0cea073bb70a2ca6ff7acd18c8a4MD55THUMBNAILCT_CPGEI_D_Felizari, Luiz Carlos_2009.pdf.jpgCT_CPGEI_D_Felizari, Luiz Carlos_2009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/121/6/CT_CPGEI_D_Felizari%2c%20Luiz%20Carlos_2009.pdf.jpg8d3b654482dc7d36b3e65e9a984dcc76MD56CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-820634http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/121/2/license_rdf0eef9b128240436dacde490572fa4f25MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-821353http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/121/3/license_text160a80f95a9d7e6f776cb6c7bea041b1MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-846http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/121/4/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD54ORIGINALCT_CPGEI_D_Felizari, Luiz Carlos_2009.pdfCT_CPGEI_D_Felizari, Luiz Carlos_2009.pdfapplication/pdf1107602http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/121/1/CT_CPGEI_D_Felizari%2c%20Luiz%20Carlos_2009.pdf75b7f5bdaf86d763e5f4e3f5a43bf0f5MD511/1212020-06-03 14:51:29.248oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/121Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-06-03T17:51:29Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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