Letramentos vernaculares locais e a BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Adriana Santos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25082
Resumo: Os letramentos vernaculares vêm ao encontro das necessidades da escola contemporânea em desenvolver o ensino de Língua Portuguesa voltado para a diversidade cultural e linguística, visto que, o acesso às várias práticas de letramento proporciona o ensino ético, crítico, democrático e inclusivo. Este trabalho é motivado pela constatação de que a escola contemporânea ainda enfatiza o ensino da norma-padrão como manutenção das relações de poder, estabelecendo o letramento dominante como fonte de ensino. O objetivo deste trabalho é verificar se a Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC, propõe o ensino de letramentos vernaculares locais na Educação Básica anos finais de Língua Portuguesa, e se há uma proposta, como isso deve ser feito? Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental descritivo com uma abordagem qualitativa, pautada em Rojo (2009) para contextualização do tema, em Kleiman & Santos (2019) no que toca os multiletramentos locais e a construção de práticas letradas, em Cerutti-Rizatti & Almeida, no que se refere ao reconhecimento do (não) pertencimento do eu em um locus cultural, e em Brasil (2017) no tocante às práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa, abordagens linguísticas nos letramentos vernaculares, a função da escola de inserir o aluno no mundo da leitura e da escrita através de práticas letradas locais e potencializar o diálogo multicultural, fomentando o desenvolvimento desse sujeito com a sua singularidade, formações identitárias e culturais. A BNCC fala da ampliação dos letramentos, ou seja, o ideal não é só trabalhar com o clássico, mas com os multiletramentos de forma contextualizada; porém não traz uma definição e uma abordagem específica sobre os letramentos vernaculares locais, o que pode gerar dúvida ao professor, pois indiretamente pode haver outras interpretações e isso pode implicar o fortalecimento do ensino padrão da cultura dominante. Conclui-se que o estudo dos letramentos vernaculares proporciona o ensino da diversidade e multiculturalidade formando cidadãos crítico e reflexivo, que respeita a diversidade sócio histórica, de maneira democrática e inclusiva. O papel da escola é potencializar o diálogo multicultural de forma inclusiva, valorizando não apenas a cultura dominante, cânone, mas também as culturas locais e regionais, a cultura das massas populares, para que as vozes minoritárias sejam objetos de estudos, de análise sócio-histórica crítica, no qual o aluno possa se conhecer e reconhecer através dos letramentos vernaculares.
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Este trabalho é motivado pela constatação de que a escola contemporânea ainda enfatiza o ensino da norma-padrão como manutenção das relações de poder, estabelecendo o letramento dominante como fonte de ensino. O objetivo deste trabalho é verificar se a Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC, propõe o ensino de letramentos vernaculares locais na Educação Básica anos finais de Língua Portuguesa, e se há uma proposta, como isso deve ser feito? 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A BNCC fala da ampliação dos letramentos, ou seja, o ideal não é só trabalhar com o clássico, mas com os multiletramentos de forma contextualizada; porém não traz uma definição e uma abordagem específica sobre os letramentos vernaculares locais, o que pode gerar dúvida ao professor, pois indiretamente pode haver outras interpretações e isso pode implicar o fortalecimento do ensino padrão da cultura dominante. Conclui-se que o estudo dos letramentos vernaculares proporciona o ensino da diversidade e multiculturalidade formando cidadãos crítico e reflexivo, que respeita a diversidade sócio histórica, de maneira democrática e inclusiva. 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