O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andre, Liziane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660
Resumo: O mercado de comunicação atual aponta para uma lacuna significativa entre as organizações e seus públicos, principalmente diante da sobrecarga de mensagens circulantes nas inúmeras mídias disponíveis. O storytelling tem contribuído para que as empresas possam se aproximar de seus públicos e atrair sua atenção através de narrativas. É uma técnica que se denomina pelo ato de contar histórias e criar conteúdos relevantes que facilitam a conexão com o interlocutor e a diferenciação entre os concorrentes. Essa monografia procura analisar o uso do storytelling no segmento educacional, por meio de dois estudos de caso selecionados, a fim de compreender como as narrativas são utilizadas estrategicamente em organizações que trabalham com educação, sob a forma de produtos audiovisuais. Tais análises serão guiadas pela metodologia qualitativa da semiótica greimasiana, e embasadas pelas teorias de Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro e McSill, a respeito da estrutura narrativa seguida pelo storytelling, bem como a identificação gerada por meio dos personagens e a conexão estabelecida com os consumidores.
id UTFPR-12_c1053b89348cd0449f1d7fe1dbd255a0
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7660
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-11T12:00:07Z2020-11-11T12:00:07Z2018-06-19ANDRE, Liziane. O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660O mercado de comunicação atual aponta para uma lacuna significativa entre as organizações e seus públicos, principalmente diante da sobrecarga de mensagens circulantes nas inúmeras mídias disponíveis. O storytelling tem contribuído para que as empresas possam se aproximar de seus públicos e atrair sua atenção através de narrativas. É uma técnica que se denomina pelo ato de contar histórias e criar conteúdos relevantes que facilitam a conexão com o interlocutor e a diferenciação entre os concorrentes. Essa monografia procura analisar o uso do storytelling no segmento educacional, por meio de dois estudos de caso selecionados, a fim de compreender como as narrativas são utilizadas estrategicamente em organizações que trabalham com educação, sob a forma de produtos audiovisuais. Tais análises serão guiadas pela metodologia qualitativa da semiótica greimasiana, e embasadas pelas teorias de Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro e McSill, a respeito da estrutura narrativa seguida pelo storytelling, bem como a identificação gerada por meio dos personagens e a conexão estabelecida com os consumidores.The current communication market points to a significant gap between organizations and their audiences, especially in the face of the overload of circulating messages in the numerous media available. Storytelling has contributed to companies being able to approach their audiences and attract their attention through narratives. It is a technique that is called by the act of storytelling and create relevant content that facilitates the connection with the interlocutor and the differentiation between the competitors. This monograph tries to analyze the use of storytelling in the educational segment, through two selected case studies, to understand how the narratives are used strategically in organizations that work with education, in the form of audiovisual products. Such analyzes will be guided by the qualitative methodology of greimasian semiotics, and based on the theories of Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro and McSill, regarding the narrative structure followed by storytelling, as well as the identification generated through the characters and the connection established with the consumers.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaComunicação OrganizacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação nas organizaçõesEducaçãoNarrativas digitaisNarrativa (Retórica) - Recursos audiovisuaisCommunication in organizationsEducationDigital storytellingNarration (Rhetoric) - Audio-visual aidsO storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMandaji, Carolina Fernandes da SilvaSousa, Juliana Pereira deMandaji, Carolina Fernandes da SilvaLemos, Anuschka ReichmannLima, Marcelo Fernando deAndre, Lizianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COMORG_2018_1_04.pdfapplication/pdf1093166http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/1/CT_COMORG_2018_1_04.pdf40b032848353a7652556e436129a0b5aMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COMORG_2018_1_04.pdf.txtExtracted texttext/plain128645http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/3/CT_COMORG_2018_1_04.pdf.txt3ccac4ee012efc5c0602f1f1794f87d4MD53THUMBNAILCT_COMORG_2018_1_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/4/CT_COMORG_2018_1_04.pdf.jpgb5aa84e4da27763fcc2c88a0e6226104MD541/76602020-11-11 10:00:07.775oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T12:00:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional
title O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional
spellingShingle O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional
Andre, Liziane
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação nas organizações
Educação
Narrativas digitais
Narrativa (Retórica) - Recursos audiovisuais
Communication in organizations
Education
Digital storytelling
Narration (Rhetoric) - Audio-visual aids
title_short O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional
title_full O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional
title_fullStr O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional
title_full_unstemmed O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional
title_sort O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional
author Andre, Liziane
author_facet Andre, Liziane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sousa, Juliana Pereira de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lemos, Anuschka Reichmann
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.author.fl_str_mv Andre, Liziane
contributor_str_mv Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
Sousa, Juliana Pereira de
Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
Lemos, Anuschka Reichmann
Lima, Marcelo Fernando de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação nas organizações
Educação
Narrativas digitais
Narrativa (Retórica) - Recursos audiovisuais
Communication in organizations
Education
Digital storytelling
Narration (Rhetoric) - Audio-visual aids
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação nas organizações
Educação
Narrativas digitais
Narrativa (Retórica) - Recursos audiovisuais
Communication in organizations
Education
Digital storytelling
Narration (Rhetoric) - Audio-visual aids
description O mercado de comunicação atual aponta para uma lacuna significativa entre as organizações e seus públicos, principalmente diante da sobrecarga de mensagens circulantes nas inúmeras mídias disponíveis. O storytelling tem contribuído para que as empresas possam se aproximar de seus públicos e atrair sua atenção através de narrativas. É uma técnica que se denomina pelo ato de contar histórias e criar conteúdos relevantes que facilitam a conexão com o interlocutor e a diferenciação entre os concorrentes. Essa monografia procura analisar o uso do storytelling no segmento educacional, por meio de dois estudos de caso selecionados, a fim de compreender como as narrativas são utilizadas estrategicamente em organizações que trabalham com educação, sob a forma de produtos audiovisuais. Tais análises serão guiadas pela metodologia qualitativa da semiótica greimasiana, e embasadas pelas teorias de Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro e McSill, a respeito da estrutura narrativa seguida pelo storytelling, bem como a identificação gerada por meio dos personagens e a conexão estabelecida com os consumidores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T12:00:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-11T12:00:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRE, Liziane. O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660
identifier_str_mv ANDRE, Liziane. O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Organizacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/1/CT_COMORG_2018_1_04.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/3/CT_COMORG_2018_1_04.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/4/CT_COMORG_2018_1_04.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 40b032848353a7652556e436129a0b5a
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
3ccac4ee012efc5c0602f1f1794f87d4
b5aa84e4da27763fcc2c88a0e6226104
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923179841978368