O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660 |
Resumo: | O mercado de comunicação atual aponta para uma lacuna significativa entre as organizações e seus públicos, principalmente diante da sobrecarga de mensagens circulantes nas inúmeras mídias disponíveis. O storytelling tem contribuído para que as empresas possam se aproximar de seus públicos e atrair sua atenção através de narrativas. É uma técnica que se denomina pelo ato de contar histórias e criar conteúdos relevantes que facilitam a conexão com o interlocutor e a diferenciação entre os concorrentes. Essa monografia procura analisar o uso do storytelling no segmento educacional, por meio de dois estudos de caso selecionados, a fim de compreender como as narrativas são utilizadas estrategicamente em organizações que trabalham com educação, sob a forma de produtos audiovisuais. Tais análises serão guiadas pela metodologia qualitativa da semiótica greimasiana, e embasadas pelas teorias de Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro e McSill, a respeito da estrutura narrativa seguida pelo storytelling, bem como a identificação gerada por meio dos personagens e a conexão estabelecida com os consumidores. |
id |
UTFPR-12_c1053b89348cd0449f1d7fe1dbd255a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7660 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T12:00:07Z2020-11-11T12:00:07Z2018-06-19ANDRE, Liziane. O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660O mercado de comunicação atual aponta para uma lacuna significativa entre as organizações e seus públicos, principalmente diante da sobrecarga de mensagens circulantes nas inúmeras mídias disponíveis. O storytelling tem contribuído para que as empresas possam se aproximar de seus públicos e atrair sua atenção através de narrativas. É uma técnica que se denomina pelo ato de contar histórias e criar conteúdos relevantes que facilitam a conexão com o interlocutor e a diferenciação entre os concorrentes. Essa monografia procura analisar o uso do storytelling no segmento educacional, por meio de dois estudos de caso selecionados, a fim de compreender como as narrativas são utilizadas estrategicamente em organizações que trabalham com educação, sob a forma de produtos audiovisuais. Tais análises serão guiadas pela metodologia qualitativa da semiótica greimasiana, e embasadas pelas teorias de Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro e McSill, a respeito da estrutura narrativa seguida pelo storytelling, bem como a identificação gerada por meio dos personagens e a conexão estabelecida com os consumidores.The current communication market points to a significant gap between organizations and their audiences, especially in the face of the overload of circulating messages in the numerous media available. Storytelling has contributed to companies being able to approach their audiences and attract their attention through narratives. It is a technique that is called by the act of storytelling and create relevant content that facilitates the connection with the interlocutor and the differentiation between the competitors. This monograph tries to analyze the use of storytelling in the educational segment, through two selected case studies, to understand how the narratives are used strategically in organizations that work with education, in the form of audiovisual products. Such analyzes will be guided by the qualitative methodology of greimasian semiotics, and based on the theories of Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro and McSill, regarding the narrative structure followed by storytelling, as well as the identification generated through the characters and the connection established with the consumers.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaComunicação OrganizacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação nas organizaçõesEducaçãoNarrativas digitaisNarrativa (Retórica) - Recursos audiovisuaisCommunication in organizationsEducationDigital storytellingNarration (Rhetoric) - Audio-visual aidsO storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMandaji, Carolina Fernandes da SilvaSousa, Juliana Pereira deMandaji, Carolina Fernandes da SilvaLemos, Anuschka ReichmannLima, Marcelo Fernando deAndre, Lizianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COMORG_2018_1_04.pdfapplication/pdf1093166http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/1/CT_COMORG_2018_1_04.pdf40b032848353a7652556e436129a0b5aMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COMORG_2018_1_04.pdf.txtExtracted texttext/plain128645http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/3/CT_COMORG_2018_1_04.pdf.txt3ccac4ee012efc5c0602f1f1794f87d4MD53THUMBNAILCT_COMORG_2018_1_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/4/CT_COMORG_2018_1_04.pdf.jpgb5aa84e4da27763fcc2c88a0e6226104MD541/76602020-11-11 10:00:07.775oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7660TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T12:00:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional |
title |
O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional |
spellingShingle |
O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional Andre, Liziane CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comunicação nas organizações Educação Narrativas digitais Narrativa (Retórica) - Recursos audiovisuais Communication in organizations Education Digital storytelling Narration (Rhetoric) - Audio-visual aids |
title_short |
O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional |
title_full |
O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional |
title_fullStr |
O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional |
title_full_unstemmed |
O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional |
title_sort |
O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional |
author |
Andre, Liziane |
author_facet |
Andre, Liziane |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mandaji, Carolina Fernandes da Silva |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Sousa, Juliana Pereira de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mandaji, Carolina Fernandes da Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lemos, Anuschka Reichmann |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Lima, Marcelo Fernando de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andre, Liziane |
contributor_str_mv |
Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Sousa, Juliana Pereira de Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Lemos, Anuschka Reichmann Lima, Marcelo Fernando de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comunicação nas organizações Educação Narrativas digitais Narrativa (Retórica) - Recursos audiovisuais Communication in organizations Education Digital storytelling Narration (Rhetoric) - Audio-visual aids |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação nas organizações Educação Narrativas digitais Narrativa (Retórica) - Recursos audiovisuais Communication in organizations Education Digital storytelling Narration (Rhetoric) - Audio-visual aids |
description |
O mercado de comunicação atual aponta para uma lacuna significativa entre as organizações e seus públicos, principalmente diante da sobrecarga de mensagens circulantes nas inúmeras mídias disponíveis. O storytelling tem contribuído para que as empresas possam se aproximar de seus públicos e atrair sua atenção através de narrativas. É uma técnica que se denomina pelo ato de contar histórias e criar conteúdos relevantes que facilitam a conexão com o interlocutor e a diferenciação entre os concorrentes. Essa monografia procura analisar o uso do storytelling no segmento educacional, por meio de dois estudos de caso selecionados, a fim de compreender como as narrativas são utilizadas estrategicamente em organizações que trabalham com educação, sob a forma de produtos audiovisuais. Tais análises serão guiadas pela metodologia qualitativa da semiótica greimasiana, e embasadas pelas teorias de Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro e McSill, a respeito da estrutura narrativa seguida pelo storytelling, bem como a identificação gerada por meio dos personagens e a conexão estabelecida com os consumidores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T12:00:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T12:00:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRE, Liziane. O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660 |
identifier_str_mv |
ANDRE, Liziane. O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Organizacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/1/CT_COMORG_2018_1_04.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/3/CT_COMORG_2018_1_04.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7660/4/CT_COMORG_2018_1_04.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40b032848353a7652556e436129a0b5a b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 3ccac4ee012efc5c0602f1f1794f87d4 b5aa84e4da27763fcc2c88a0e6226104 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923179841978368 |