Inserção de veículos elétricos: análise dos impactos no sistema elétrico de potência na subestação Central/Batel em Curitiba
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9890 |
Resumo: | Diversos fatores tecnológicos podem afetar o consumo de energia elétrica numa rede. Tendo em vista às preocupações ambientais atuais, o crescimento do tema inserção de veículos elétricos se torna cada vez mais presente, e o aumento desta tecnologia é um exemplo de aumento da demanda de energia. Para este estudo, fez-se uma previsão de uma frota de veículos elétricos que poderia estar presente na cidade de Curitiba, utilizando um bairro nobre da cidade, a Batel. Analisou-se os resultados quanto a perfil de tensão, fluxo de potência e perdas, identificando possíveis soluções para eventuais problemas. Inicialmente é apresentado uma introdução histórica dos veículos elétricos, levantando os alicerces da questão sustentável nos dias de hoje, e apresentadas definições do que é cada veículo elétrico. Este trabalho objetiva realizar um estudo sobre a inserção de veículos elétricos utilizando o software OpenDSS, para analise do sistema nos quesitos técnicos. Utilizando os princípios de smart grids e a tarifa de energia diferenciada, será possível reduzir o consumo no horário de pico. Este trabalho objetiva analisar o impacto que estes veículos elétricos irão causar na rede da Subestação Batel em Curitiba. |
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2020-11-12T16:57:16Z2020-11-12T16:57:16Z2015-02-13ARAUJO, Alexandre Lenerneier de; EICHENBERGER, Alyne Carolina. Inserção de veículos elétricos: análise dos impactos no sistema elétrico de potência na subestação Central/Batel em Curitiba. 2015. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9890Diversos fatores tecnológicos podem afetar o consumo de energia elétrica numa rede. Tendo em vista às preocupações ambientais atuais, o crescimento do tema inserção de veículos elétricos se torna cada vez mais presente, e o aumento desta tecnologia é um exemplo de aumento da demanda de energia. Para este estudo, fez-se uma previsão de uma frota de veículos elétricos que poderia estar presente na cidade de Curitiba, utilizando um bairro nobre da cidade, a Batel. Analisou-se os resultados quanto a perfil de tensão, fluxo de potência e perdas, identificando possíveis soluções para eventuais problemas. Inicialmente é apresentado uma introdução histórica dos veículos elétricos, levantando os alicerces da questão sustentável nos dias de hoje, e apresentadas definições do que é cada veículo elétrico. Este trabalho objetiva realizar um estudo sobre a inserção de veículos elétricos utilizando o software OpenDSS, para analise do sistema nos quesitos técnicos. Utilizando os princípios de smart grids e a tarifa de energia diferenciada, será possível reduzir o consumo no horário de pico. Este trabalho objetiva analisar o impacto que estes veículos elétricos irão causar na rede da Subestação Batel em Curitiba.Several technological factors may affect the consumption of electricity in a system. In view of the current environmental concerns, the subject of growth insertion of electric vehicles is turning more present, and the increase of this technology is an example of increased energy demand. For this study, there was a prediction of a fleet of electric vehicles that could be present in the city of Curitiba, using the neighborhood Batel. Analyzes were made about results in voltage and power flow, identifying possible solutions to any problem. A historical introduction of electric vehicles initially appears, raising the foundations of sustainable issue these days, and presented definitions of each electric vehicle. This paper aims to conduct a study on the integration of electric vehicles using the OpenDSS software for system analysis on technical issues. Using the principles of smart grids and the differentiated energy tariff, you can reduce consumption at peak times. This paper aims to analyze the impact of these electric vehicles will have on the substation Batel.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de EletrotécnicaEngenharia ElétricaVeículos elétricosRedes elétricas inteligentesFator de potênciaElectric vehiclesSmart power gridsElectric power factorInserção de veículos elétricos: análise dos impactos no sistema elétrico de potência na subestação Central/Batel em Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaAlmeida, Alvaro Augusto Waldrigues deRufato Junior, EloiAraujo, Alexandre Lenerneier deEichenberger, Alyne Carolinareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_COELE_2014_2_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9890/1/CT_COELE_2014_2_13.pdf.jpgfab8538e8361a42b2caa298b996e87a8MD51LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9890/2/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD52ORIGINALCT_COELE_2014_2_13.pdfapplication/pdf2442487http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9890/3/CT_COELE_2014_2_13.pdf855a71b51680dd05bf25225882d915c2MD53TEXTCT_COELE_2014_2_13.pdf.txtExtracted texttext/plain169328http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9890/4/CT_COELE_2014_2_13.pdf.txtf99cb406f8895c1c2557ada3f08f890fMD541/98902020-11-12 14:57:17.055oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T16:57:17Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Diversos fatores tecnológicos podem afetar o consumo de energia elétrica numa rede. Tendo em vista às preocupações ambientais atuais, o crescimento do tema inserção de veículos elétricos se torna cada vez mais presente, e o aumento desta tecnologia é um exemplo de aumento da demanda de energia. Para este estudo, fez-se uma previsão de uma frota de veículos elétricos que poderia estar presente na cidade de Curitiba, utilizando um bairro nobre da cidade, a Batel. Analisou-se os resultados quanto a perfil de tensão, fluxo de potência e perdas, identificando possíveis soluções para eventuais problemas. Inicialmente é apresentado uma introdução histórica dos veículos elétricos, levantando os alicerces da questão sustentável nos dias de hoje, e apresentadas definições do que é cada veículo elétrico. Este trabalho objetiva realizar um estudo sobre a inserção de veículos elétricos utilizando o software OpenDSS, para analise do sistema nos quesitos técnicos. Utilizando os princípios de smart grids e a tarifa de energia diferenciada, será possível reduzir o consumo no horário de pico. Este trabalho objetiva analisar o impacto que estes veículos elétricos irão causar na rede da Subestação Batel em Curitiba. |
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