Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilgert, Neides Regina Sehn
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31228
Resumo: Questões ambientais são levantadas por inúmeros documentos desde 1960, quando as preocupações com os recursos naturais e a preservação ambiental tornam-se críticas pelo uso desenfreado de agrotóxicos, poluição crescente, desmatamento em larga escala, lixo em excesso, comprometendo questões de saneamento básico, saúde e sustentabilidade do planeta. Nesse sentido, ações coletivas são essenciais para que a população se sensibilize sobre a atuação do homem com a natureza e com os demais seres vivos. A Educação Ambiental (EA) tem papel de destaque quando se trata de trabalho preventivo e de sensibilização sobre as questões que envolvem as ações dos homens e suas relações com o meio ambiente e aspectos relacionados com a super e infraestrutura social. Analisamos as possibilidades de implementar a Educação Ambiental Crítica com 11 (onze) profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi, do município de Santa Helena, Paraná. Questionamos: “Quais as possibilidades de organizar práticas educativas de educação ambiental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi?”. Optou-se pela metodologia qualitativa descritiva, por meio da pesquisa ação, sendo um estudo transversal das temáticas de Educação Ambiental Crítica por meio de grupo de estudo cujos resultados são analisados pela análise de conteúdo, com auxílio do aplicativo Voyant Tools. O grupo de estudos oportunizou a discussão e compreensão sobre a EA de forma interdisciplinar e holística. Destacamos nos resultados a importância de as redes de ensino promoverem processos formativos aos seus profissionais, oportunizando trabalho integrado entre a Universidade e Escolas Municipais, com vistas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a EA e demais temas em que a academia possa contribuir que se traduzam na emancipação humana. Educação Ambiental é um tema que deve ser abordado pelas redes de ensino, em seus processos formativos. Percebeu-se a oportunidade de expandir a troca de conhecimento com trabalho integrado entre a UTFPR e a Escola Municipal, com vistas a instigar a mudança cultural de atitudes em relação aos cuidados com o Meio Ambiente. Observamos avanço na ampliação dos conceitos de Educação Ambiental de 42% para 100% em relação à percepção inicial, com avanço de 58%; Meio Ambiente de 27% para 73%, com avanço de 49%; e Sustentabilidade de 33% para 72%, com avanço de 39%, na análise das respostas dos participantes. Ações coletivas e interdisciplinares possibilitam mudanças de atitudes e concepções, que influenciam na mudança das ações humanas que refletem no meio ambiente.
id UTFPR-12_c18d7c7dc6a807ccc4721b88a312ee74
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31228
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-04-27T20:57:11Z2023-04-27T20:57:11Z2022-11-24HILGERT, Neides Regina Sehn. Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31228Questões ambientais são levantadas por inúmeros documentos desde 1960, quando as preocupações com os recursos naturais e a preservação ambiental tornam-se críticas pelo uso desenfreado de agrotóxicos, poluição crescente, desmatamento em larga escala, lixo em excesso, comprometendo questões de saneamento básico, saúde e sustentabilidade do planeta. Nesse sentido, ações coletivas são essenciais para que a população se sensibilize sobre a atuação do homem com a natureza e com os demais seres vivos. A Educação Ambiental (EA) tem papel de destaque quando se trata de trabalho preventivo e de sensibilização sobre as questões que envolvem as ações dos homens e suas relações com o meio ambiente e aspectos relacionados com a super e infraestrutura social. Analisamos as possibilidades de implementar a Educação Ambiental Crítica com 11 (onze) profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi, do município de Santa Helena, Paraná. Questionamos: “Quais as possibilidades de organizar práticas educativas de educação ambiental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi?”. Optou-se pela metodologia qualitativa descritiva, por meio da pesquisa ação, sendo um estudo transversal das temáticas de Educação Ambiental Crítica por meio de grupo de estudo cujos resultados são analisados pela análise de conteúdo, com auxílio do aplicativo Voyant Tools. O grupo de estudos oportunizou a discussão e compreensão sobre a EA de forma interdisciplinar e holística. Destacamos nos resultados a importância de as redes de ensino promoverem processos formativos aos seus profissionais, oportunizando trabalho integrado entre a Universidade e Escolas Municipais, com vistas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a EA e demais temas em que a academia possa contribuir que se traduzam na emancipação humana. Educação Ambiental é um tema que deve ser abordado pelas redes de ensino, em seus processos formativos. Percebeu-se a oportunidade de expandir a troca de conhecimento com trabalho integrado entre a UTFPR e a Escola Municipal, com vistas a instigar a mudança cultural de atitudes em relação aos cuidados com o Meio Ambiente. Observamos avanço na ampliação dos conceitos de Educação Ambiental de 42% para 100% em relação à percepção inicial, com avanço de 58%; Meio Ambiente de 27% para 73%, com avanço de 49%; e Sustentabilidade de 33% para 72%, com avanço de 39%, na análise das respostas dos participantes. Ações coletivas e interdisciplinares possibilitam mudanças de atitudes e concepções, que influenciam na mudança das ações humanas que refletem no meio ambiente.Environmental issues are raised by countless documents since 1960, when the concerns with the natural resources and the environmental preservation become critical by the use of unbridled pesticides, increasing pollution, deforestation on a large scale, excess garbage, committing issues of basic sanitation, health and sustainability of the planet. Seen in these terms, collective actions are essential so that the population sensitize about the humans’ action with nature and with other living beings. The environmental education (Educação ambiental - EA) has a prominent rule when it comes to preventive work and awareness about issues that involve the humans’ actions and their relationship with the environment and the aspects related to the super and social infrastructure. We analyzed the possibilities of implementing the Critical Environmental Education with 11 (eleven) professionals of Anita Garibaldi Municipal School, in the city of Santa Helena, Paraná. We asked: “What are the possibilities to organize educational practices of environmental education from the National Common Curricular Base – (BNCC) with professionals of Anita Garibaldi Municipal School?” It was opted by descriptive qualitative methodology, through research-action, being a cross-sectional study of the themes of Critical Environmental Education through study group which the results are analyzed by the content analysis with the application support of Voyant Tools. The study group gave the opportunity of the debate and the comprehension about Environmental Education (Educação Ambiental - EA) in an interdisciplinary way and holistic. We highlight on the results the importance of education systems to promote training process to their professionals, giving opportunities of integrated efforts between the University and Municipal Schools, with a view to Objectives on Sustainable Development, the EA and other topics in which the university can contribute that is translated in the human emancipation. Environmental Education is a theme that must be approached by the education system, in their process of formation. It was realized the opportunity to expand the knowledge exchange with integrated efforts between the University and the Municipal School, with the view to instigate the cultural change of attitudes in relation to environmental care. We noted advance in the enlargement of concepts in the Environmental Education from 42% to 100% in relation to initial perception, with the advance of 58%; Environmental from 27% to 73%, with the advance of 49%; and Sustainability from 33% to 72%, with the advance of 39% on the analysis of the participants answers. Collective and interdisciplinary actions enable changes of attitudes and concepts which influence in the change of humans actions that reflect in the natural environment.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáSanta HelenaPrograma de Pós-Graduação em Recursos Naturais e SustentabilidadeUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADACiências AmbientaisEducação ambientalSustentabilidadeProfessores - FormaçãoPesquisa-açãoEnvironmental educationSustainabilityTeachers - In-service trainingAction researchEducação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PREnvironmental education with professionals of the Anita Garibaldi Municipal School in the City of Santa Helena, PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSanta HelenaWalker, Maristela Rossohttps://orcid.org/0000-0001-7245-1968http://lattes.cnpq.br/0575598592447642Walker, Maristela Rossohttps://orcid.org/0000-0001-7245-1968http://lattes.cnpq.br/0575598592447642Oliveira, Daian Guilherme Pinto dehttp://orcid.org/0000-0002-4627-7086http://lattes.cnpq.br/8667507421821894Moraes, Denise Rosana da Silvahttps://orcid.org/0000-0002-2991-0214http://lattes.cnpq.br/6545283027670184Santos, Leonardo Biral doshttps://orcid.org/0000-0003-2493-8514http://lattes.cnpq.br/5840416929334495https://orcid.org/0000-0003-4281-8815http://lattes.cnpq.br/9957298544766953Hilgert, Neides Regina Sehnreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALeducacaoambientalescolamunicipal.pdfapplication/pdf5621343http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31228/1/educacaoambientalescolamunicipal.pdf97c94967fc53f623ecedad5286d4f278MD51TEXTeducacaoambientalescolamunicipal.pdf.txteducacaoambientalescolamunicipal.pdf.txtExtracted texttext/plain445173http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31228/2/educacaoambientalescolamunicipal.pdf.txt1536a0384567033b97b4d642af2ea2cfMD52THUMBNAILeducacaoambientalescolamunicipal.pdf.jpgeducacaoambientalescolamunicipal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31228/3/educacaoambientalescolamunicipal.pdf.jpgb0c81d634ecf28ebdef6e343e032ff4aMD531/312282023-04-28 03:08:23.153oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31228Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-04-28T06:08:23Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Environmental education with professionals of the Anita Garibaldi Municipal School in the City of Santa Helena, PR
title Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR
spellingShingle Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR
Hilgert, Neides Regina Sehn
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Educação ambiental
Sustentabilidade
Professores - Formação
Pesquisa-ação
Environmental education
Sustainability
Teachers - In-service training
Action research
Ciências Ambientais
title_short Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR
title_full Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR
title_fullStr Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR
title_full_unstemmed Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR
title_sort Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR
author Hilgert, Neides Regina Sehn
author_facet Hilgert, Neides Regina Sehn
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Walker, Maristela Rosso
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7245-1968
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0575598592447642
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Walker, Maristela Rosso
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7245-1968
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0575598592447642
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Daian Guilherme Pinto de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-4627-7086
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8667507421821894
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Moraes, Denise Rosana da Silva
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2991-0214
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6545283027670184
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Santos, Leonardo Biral dos
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2493-8514
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5840416929334495
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4281-8815
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9957298544766953
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilgert, Neides Regina Sehn
contributor_str_mv Walker, Maristela Rosso
Walker, Maristela Rosso
Oliveira, Daian Guilherme Pinto de
Moraes, Denise Rosana da Silva
Santos, Leonardo Biral dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
topic CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Educação ambiental
Sustentabilidade
Professores - Formação
Pesquisa-ação
Environmental education
Sustainability
Teachers - In-service training
Action research
Ciências Ambientais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Sustentabilidade
Professores - Formação
Pesquisa-ação
Environmental education
Sustainability
Teachers - In-service training
Action research
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ciências Ambientais
description Questões ambientais são levantadas por inúmeros documentos desde 1960, quando as preocupações com os recursos naturais e a preservação ambiental tornam-se críticas pelo uso desenfreado de agrotóxicos, poluição crescente, desmatamento em larga escala, lixo em excesso, comprometendo questões de saneamento básico, saúde e sustentabilidade do planeta. Nesse sentido, ações coletivas são essenciais para que a população se sensibilize sobre a atuação do homem com a natureza e com os demais seres vivos. A Educação Ambiental (EA) tem papel de destaque quando se trata de trabalho preventivo e de sensibilização sobre as questões que envolvem as ações dos homens e suas relações com o meio ambiente e aspectos relacionados com a super e infraestrutura social. Analisamos as possibilidades de implementar a Educação Ambiental Crítica com 11 (onze) profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi, do município de Santa Helena, Paraná. Questionamos: “Quais as possibilidades de organizar práticas educativas de educação ambiental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi?”. Optou-se pela metodologia qualitativa descritiva, por meio da pesquisa ação, sendo um estudo transversal das temáticas de Educação Ambiental Crítica por meio de grupo de estudo cujos resultados são analisados pela análise de conteúdo, com auxílio do aplicativo Voyant Tools. O grupo de estudos oportunizou a discussão e compreensão sobre a EA de forma interdisciplinar e holística. Destacamos nos resultados a importância de as redes de ensino promoverem processos formativos aos seus profissionais, oportunizando trabalho integrado entre a Universidade e Escolas Municipais, com vistas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a EA e demais temas em que a academia possa contribuir que se traduzam na emancipação humana. Educação Ambiental é um tema que deve ser abordado pelas redes de ensino, em seus processos formativos. Percebeu-se a oportunidade de expandir a troca de conhecimento com trabalho integrado entre a UTFPR e a Escola Municipal, com vistas a instigar a mudança cultural de atitudes em relação aos cuidados com o Meio Ambiente. Observamos avanço na ampliação dos conceitos de Educação Ambiental de 42% para 100% em relação à percepção inicial, com avanço de 58%; Meio Ambiente de 27% para 73%, com avanço de 49%; e Sustentabilidade de 33% para 72%, com avanço de 39%, na análise das respostas dos participantes. Ações coletivas e interdisciplinares possibilitam mudanças de atitudes e concepções, que influenciam na mudança das ações humanas que refletem no meio ambiente.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-27T20:57:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-27T20:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HILGERT, Neides Regina Sehn. Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31228
identifier_str_mv HILGERT, Neides Regina Sehn. Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Santa Helena
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Santa Helena
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31228/1/educacaoambientalescolamunicipal.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31228/2/educacaoambientalescolamunicipal.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31228/3/educacaoambientalescolamunicipal.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 97c94967fc53f623ecedad5286d4f278
1536a0384567033b97b4d642af2ea2cf
b0c81d634ecf28ebdef6e343e032ff4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923116414664704