Análise dos cartazes do festival Lollapalooza: design gráfico e pós-modernismo no séc. XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Francisco Albert Miranda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13821
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso de graduação teve como objetivo a análise gráfica dos cartazes do Festival Lollapalooza com sede nos EUA, entre os anos de 2004 e 2017. Esta análise se pautou na busca de atributos visuais próprios do design gráfico pós-modernista como forma de entender as tendências do design gráfico a partir do início do séc. XXI. O pós-modernismo foi um conjunto de produções culturais que tiveram início com a sociedade pós-industrial dos anos 1950 e que se caracterizou por um cenário eclético e pluralista na arquitetura, artes e design. No design gráfico, representou uma reação ao modernismo do Estilo Suiço Internacional, cujos adeptos prezavam pelo racionalismo, a partir de meados dos anos 1960. As manifestações do pós-modernismo no design gráfico são várias, porém este trabalho se concentrou no entendimento da apropriação de estilos do passado e formas vernaculares, bem como nos layouts desconstrucionistas, pois buscou-se fazer uma associação destas duas manifestações com os cartazes psicodélicos (meados dos anos 1960) e os cartazes punk (a partir dos anos 1970) e grunge (anos 1990), que representam a aproximação do design pós-modernista com a música, em especial o rock. Os cartazes do Festival Lollapalooza por sua vez são parte de um fenômeno das artes gráficas contemporâneas de crescimento da produção de cartazes de concertos. Para que fosse possível identificar as manifestações do design gráfico pósmodernista de forma objetiva nos cartazes, foi desenvolvido um roteiro de análise, que se baseou em levantamento bibliográfico sobre teoria e história do design gráfico entre o final do séc. XIX e início do séc. XXI. A análise contemplou também a tendência chamada Nova Simplicidade (a partir dos anos 1990) que diz respeito a uma reação a complexidade do design gráfico pós-modernista na era digital. A tendência dos designers contemporâneos para utilização de práticas artesanais em seus trabalhos teve relevância na análise dos cartazes do Festival Lollapalooza analisados, sobretudo no que diz respeito ao uso da ilustração.
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No design gráfico, representou uma reação ao modernismo do Estilo Suiço Internacional, cujos adeptos prezavam pelo racionalismo, a partir de meados dos anos 1960. As manifestações do pós-modernismo no design gráfico são várias, porém este trabalho se concentrou no entendimento da apropriação de estilos do passado e formas vernaculares, bem como nos layouts desconstrucionistas, pois buscou-se fazer uma associação destas duas manifestações com os cartazes psicodélicos (meados dos anos 1960) e os cartazes punk (a partir dos anos 1970) e grunge (anos 1990), que representam a aproximação do design pós-modernista com a música, em especial o rock. Os cartazes do Festival Lollapalooza por sua vez são parte de um fenômeno das artes gráficas contemporâneas de crescimento da produção de cartazes de concertos. Para que fosse possível identificar as manifestações do design gráfico pósmodernista de forma objetiva nos cartazes, foi desenvolvido um roteiro de análise, que se baseou em levantamento bibliográfico sobre teoria e história do design gráfico entre o final do séc. XIX e início do séc. XXI. A análise contemplou também a tendência chamada Nova Simplicidade (a partir dos anos 1990) que diz respeito a uma reação a complexidade do design gráfico pós-modernista na era digital. A tendência dos designers contemporâneos para utilização de práticas artesanais em seus trabalhos teve relevância na análise dos cartazes do Festival Lollapalooza analisados, sobretudo no que diz respeito ao uso da ilustração.This graduation work was aimed at the graphic analysis of posters of the Festival Lollapalooza with headquarters in the USA, between the years 2004 and 2017. This analysis was based on the search for visual attributes proper to postmodernist graphic design as a way to understand the trends of graphic design from the beginning of the century XXI. Postmodernism was a set of cultural productions that began with the post-industrial society of the 1950s and was characterized by an eclectic and pluralistic setting in architecture, arts and design. In graphic design, it represented a reaction to the modernism of the Swiss International Style, whose adherents prized rationalism from the mid-1960s. The manifestations of postmodernism in graphic design are several, but this work focused on understanding the appropriation of styles of the past and vernacular forms, as well as in the deconstructionist layouts, since it was sought to make an association of these two manifestations with psychedelic posters (mid 1960s) and punk posters (from the 1970s) and grunge (1990s), which represent the approach of postmodernist design to music, especially rock. The posters of the Lollapalooza Festival in turn are part of a phenomenon of the contemporary graphic arts of growing the production of concert posters. In order to be able to identify the manifestations of postmodernist graphic design objectively on posters, an analysis roadmap was developed, based on a bibliographical survey on the theory and history of graphic design between the end of the 19th century XIX and beginning of the century XXI. The analysis also contemplated the trend called New Simplicity (from the 1990s) which concerns a reaction to the complexity of postmodernist graphic design in the digital age. The tendency of contemporary designers to use craft practices in their works was relevant in the analysis of the posters of the Lollapalooza Festival analyzed, especially with regard to the use of illustration.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Design GráficoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALDesenho (Projetos)Artes GráficasCartazesPós-modernismoModernismo (Estética)Desenho industrialDesignGraphic artsPostersPostmodernismModernism (Aesthetics)Design, IndustrialAnálise dos cartazes do festival Lollapalooza: design gráfico e pós-modernismo no séc. XXIAnalysis of the posters of the Lollapalooza festival: graphic design and postmodernism in the century XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaAdam, Dominique LeiteSilva, Daniela Fernanda Ferreira daAraujo, Marina Moraes deAdam, Dominique LeiteLucca, André de SouzaLobo, Francisco Albert Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CODEG_2017_2_11.pdfapplication/pdf9179964http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13821/1/CT_CODEG_2017_2_11.pdf2adc66e6a2ecbd998f9a5e3607333ad5MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13821/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CODEG_2017_2_11.pdf.txtExtracted texttext/plain198819http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13821/3/CT_CODEG_2017_2_11.pdf.txt8efe7b17b04a156291a58199d84ac748MD53THUMBNAILCT_CODEG_2017_2_11.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13821/4/CT_CODEG_2017_2_11.pdf.jpg578721e417c5e6e8bee9e9ddb91cbb8bMD541/138212020-11-16 17:25:11.32oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T19:25:11Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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