Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Taislaine Lucas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28547
Resumo: O êxodo rural, fenômeno de migração das zonais rurais para as zonas urbanas, acelerou-se na década de 1950 e resultou na concentração populacional nos grandes centros urbanos. Apesar de vir se estabilizando, esse processo levou ao crescimento desordenado das cidades e à supervalorização imobiliária das regiões centrais, fazendo com que grande parte da forca de trabalho ocupasse lugares periféricos e, consequentemente, mais distantes das zonas de maior oferta de empregos. O aumento do número e distância dos deslocamentos leva a grandes desafios no planejamento do sistema viário urbano. Nesse contexto, os Sistemas de Transporte Público Coletivos (STPC) surgem como uma alternativa para a mobilidade urbana. Para que funcionem de forma eficiente os STPC necessitam de um terminal eficiente, de modo que a operação de embarque e desembarque de passageiros ocorra de forma segura e com a menor perda de tempo possíveis. Neste trabalho, realizou-se a análise do Projeto do Terminal Urbano de Passageiros do Município de Pato Branco - PR, identificando sua conformidade em relação aos parâmetros exigidos em manuais técnicos da literatura nacional e internacional. Em relação aos aspectos avaliados, como controles de acesso, circulação de passageiros e circulação e espera de veículos, observou-se que o fator crítico é a sobrecarga dos berços de ônibus na atual configuração horária das linhas em operação. Recomenda-se, como medida mitigatória, um estudo aprofundado do compartilhamento de berços entre as linhas, considerando o tipo de veículo utilizado e horário, atentando-se às limitações impostas pelas características geométricas do projeto.
id UTFPR-12_c3b968ea769e5fef410feb436708ad94
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28547
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-05-17T13:32:24Z2022-05-17T13:32:24Z2021-08-18COSTA, Taislaine Lucas. Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28547O êxodo rural, fenômeno de migração das zonais rurais para as zonas urbanas, acelerou-se na década de 1950 e resultou na concentração populacional nos grandes centros urbanos. Apesar de vir se estabilizando, esse processo levou ao crescimento desordenado das cidades e à supervalorização imobiliária das regiões centrais, fazendo com que grande parte da forca de trabalho ocupasse lugares periféricos e, consequentemente, mais distantes das zonas de maior oferta de empregos. O aumento do número e distância dos deslocamentos leva a grandes desafios no planejamento do sistema viário urbano. Nesse contexto, os Sistemas de Transporte Público Coletivos (STPC) surgem como uma alternativa para a mobilidade urbana. Para que funcionem de forma eficiente os STPC necessitam de um terminal eficiente, de modo que a operação de embarque e desembarque de passageiros ocorra de forma segura e com a menor perda de tempo possíveis. Neste trabalho, realizou-se a análise do Projeto do Terminal Urbano de Passageiros do Município de Pato Branco - PR, identificando sua conformidade em relação aos parâmetros exigidos em manuais técnicos da literatura nacional e internacional. Em relação aos aspectos avaliados, como controles de acesso, circulação de passageiros e circulação e espera de veículos, observou-se que o fator crítico é a sobrecarga dos berços de ônibus na atual configuração horária das linhas em operação. Recomenda-se, como medida mitigatória, um estudo aprofundado do compartilhamento de berços entre as linhas, considerando o tipo de veículo utilizado e horário, atentando-se às limitações impostas pelas características geométricas do projeto.The rural exodus, a migration phenomenon from rural to urban areas, accelerated in the 1950s and resulted in population concentration in large urban centers. Despite being stabilizing, this process led to the disorderly growth of cities and the overvaluation of real estate in the central regions, causing a large part of the workforce to occupy peripheral places and, consequently, more distant from the areas with the higher amount of job offers. The number and distance increase of displacements leads to major challenges in the urban road planning system. In this context, the Collective Public Transport Systems (in Portuguese, STPC) emerge as an alternative for urban mobility. In order for them to function efficiently, STPCs need an efficient terminal, so that the operation of embarking and disembarking passengers takes place safely and with the least possible loss of time. In this work, it was carried out an analysis of the Municipality of Pato Branco (PR) Urban Passenger Terminal Project , identifying its conformity in relation to the parameters required in technical manuals in national and international literature. Regarding the aspects evaluated, such as access controls, passenger circulation, vehicle circulation and waiting, it was observed that the critical factor is the overload of bus berths in the current hourly configuration of the lines in operation. As a mitigation measure, an in-depth study of the berths shared between the lines is recommended, considering the type of vehicle used and timetable, paying attention to the limitations imposed by the geometric characteristics of the project.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILTransporte urbanoTerminais rodoviáriosMobilidade socialUrban transportationBus terminalsSocial mobilityAnálise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PRUrban passenger bus terminal project analysis for city of Pato Branco - PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoBisconsini, Danilo RinaldiSabbi, VolmirTrombetta, JairoBisconsini, Danilo RinaldiCosta, Taislaine Lucasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28547/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52ORIGINALPB_COECI_2021_1_14.pdfPB_COECI_2021_1_14.pdfapplication/pdf30108626http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28547/1/PB_COECI_2021_1_14.pdf5d9825edcd068d35871a653a00e9045cMD51TEXTPB_COECI_2021_1_14.pdf.txtPB_COECI_2021_1_14.pdf.txtExtracted texttext/plain65397http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28547/3/PB_COECI_2021_1_14.pdf.txtc06cc2da0710f981767200c70309c557MD53THUMBNAILPB_COECI_2021_1_14.pdf.jpgPB_COECI_2021_1_14.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1340http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28547/4/PB_COECI_2021_1_14.pdf.jpg13ed0a5bf276ba2b5ece2293514868f9MD541/285472022-05-18 03:08:43.855oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-05-18T06:08:43Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Urban passenger bus terminal project analysis for city of Pato Branco - PR
title Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR
spellingShingle Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR
Costa, Taislaine Lucas
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Transporte urbano
Terminais rodoviários
Mobilidade social
Urban transportation
Bus terminals
Social mobility
title_short Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR
title_full Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR
title_fullStr Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR
title_full_unstemmed Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR
title_sort Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR
author Costa, Taislaine Lucas
author_facet Costa, Taislaine Lucas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sabbi, Volmir
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Taislaine Lucas
contributor_str_mv Bisconsini, Danilo Rinaldi
Sabbi, Volmir
Trombetta, Jairo
Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Transporte urbano
Terminais rodoviários
Mobilidade social
Urban transportation
Bus terminals
Social mobility
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte urbano
Terminais rodoviários
Mobilidade social
Urban transportation
Bus terminals
Social mobility
description O êxodo rural, fenômeno de migração das zonais rurais para as zonas urbanas, acelerou-se na década de 1950 e resultou na concentração populacional nos grandes centros urbanos. Apesar de vir se estabilizando, esse processo levou ao crescimento desordenado das cidades e à supervalorização imobiliária das regiões centrais, fazendo com que grande parte da forca de trabalho ocupasse lugares periféricos e, consequentemente, mais distantes das zonas de maior oferta de empregos. O aumento do número e distância dos deslocamentos leva a grandes desafios no planejamento do sistema viário urbano. Nesse contexto, os Sistemas de Transporte Público Coletivos (STPC) surgem como uma alternativa para a mobilidade urbana. Para que funcionem de forma eficiente os STPC necessitam de um terminal eficiente, de modo que a operação de embarque e desembarque de passageiros ocorra de forma segura e com a menor perda de tempo possíveis. Neste trabalho, realizou-se a análise do Projeto do Terminal Urbano de Passageiros do Município de Pato Branco - PR, identificando sua conformidade em relação aos parâmetros exigidos em manuais técnicos da literatura nacional e internacional. Em relação aos aspectos avaliados, como controles de acesso, circulação de passageiros e circulação e espera de veículos, observou-se que o fator crítico é a sobrecarga dos berços de ônibus na atual configuração horária das linhas em operação. Recomenda-se, como medida mitigatória, um estudo aprofundado do compartilhamento de berços entre as linhas, considerando o tipo de veículo utilizado e horário, atentando-se às limitações impostas pelas características geométricas do projeto.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-17T13:32:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-17T13:32:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Taislaine Lucas. Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28547
identifier_str_mv COSTA, Taislaine Lucas. Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Construção Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28547/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28547/1/PB_COECI_2021_1_14.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28547/3/PB_COECI_2021_1_14.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28547/4/PB_COECI_2021_1_14.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
5d9825edcd068d35871a653a00e9045c
c06cc2da0710f981767200c70309c557
13ed0a5bf276ba2b5ece2293514868f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043895039688704