Ações de educação ambiental pela comunidade indígena Tape Jere Guarani, município de Santa Helena, oeste do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Pamela Maceno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27781
Resumo: O cuidado com o meio ambiente é um tema muito debatido em setores que envolvem o contexto econômico, social, cultural, educacional, ambiental visto que a produção e o consumo de produtos industrializados ocorrem de forma mais acelerada pela humanidade, provocando o acúmulo de resíduos, além das grandes construções tomando o lugar de florestas, animais e até pessoas. Par e passo ao progresso, problemas ambientais, culturais, sociais, econômicos afetam as sociedades demaneira diversa. A comunidade Tape Jere Guarani é uma das comunidades atingidas pelo alagamento após a construção da usina Hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu/Paraná, a qual prometia grandes avanços econômicos com aumento na geração de energia. Este evento fez com que muitas famílias perdessem suas moradias, animais e tudo o que haviam conquistado incluindo nesse contingente muitos indígenas que ficaram desabrigados, tendo suas casas queimadas, perdendo suas terras, casas e bens que possuíam, cuja indenização até hoje não ocorreu. A comunidade Tape Jere Guarani localiza-se na Curva do Ogregon, município de Santa Helena, oeste do Paraná, em meio a mata de reserva cuja propriedade é da Itaipu Binacional. Habitam esse local a quatro anos, onde o cacique relata as dificuldades vivenciadas para a construção de suas casas (feitas de lonas e tábuas) e a trajetória da vinda de sua família. Vivem de recursos advindos de auxílios da prefeitura e órgãos governamentais, que fornecem cestas básicas para a alimentação da comunidade que é constituída basicamente de alimentos não perecíveis, tais como arroz, feijão, açúcar, macarrão, óleo de soja e leite, todos de origem industrializada. Com isso, a produção de lixo na comunidade se tornou ainda maior, cujos resíduos eram queimados. Objetivamos analisar a concepção de Educação Ambiental apresentado pela comunidade Tape Jere Guarani. Busca-se saber quais são os fatores que interferem na construção desses conceitos, identificando concordâncias e discordâncias entre os conceitos formados pela comunidade e pelos autores não indígenas. Para isso, utilizamos a estratégia metodológica denominada pesquisa-ação, com a realização de 13 encontros formativos, com temas sobre meio ambiente e Educação Ambiental, levantamento de dados sobre a comunidade e por fim sobre a questão do lixo, que foi um dos aspectos que emergiu nos encontros formativos. A técnica utilizada é grupo focal. Ao final dos encontros formativos foi possível a compreensão do conceito de Meio Ambiente e também de Educação Ambiental (EA) destacado pela comunidade, onde os mesmos conceituam que a EA é o estudo do meio ambiente, sendo o “meio ambiente tudo”, ou seja, plantas, animais, os astros, englobando as suas casas e eles mesmos. Conclui-se que os mesmos entendem o meio ambiente e a EA regido pelo princípio da interdependência, em que todos os membros estão interligados numa vasta e intrincada teia de relações, “a teia da vida”. Sobre o direcionamento do lixo todos continuaram a realização do trabalho iniciado, evidenciando a diminuição de resíduos sólidos jogados no solo da comunidade, e da quantidade de fogueiras.
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A comunidade Tape Jere Guarani é uma das comunidades atingidas pelo alagamento após a construção da usina Hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu/Paraná, a qual prometia grandes avanços econômicos com aumento na geração de energia. Este evento fez com que muitas famílias perdessem suas moradias, animais e tudo o que haviam conquistado incluindo nesse contingente muitos indígenas que ficaram desabrigados, tendo suas casas queimadas, perdendo suas terras, casas e bens que possuíam, cuja indenização até hoje não ocorreu. A comunidade Tape Jere Guarani localiza-se na Curva do Ogregon, município de Santa Helena, oeste do Paraná, em meio a mata de reserva cuja propriedade é da Itaipu Binacional. Habitam esse local a quatro anos, onde o cacique relata as dificuldades vivenciadas para a construção de suas casas (feitas de lonas e tábuas) e a trajetória da vinda de sua família. Vivem de recursos advindos de auxílios da prefeitura e órgãos governamentais, que fornecem cestas básicas para a alimentação da comunidade que é constituída basicamente de alimentos não perecíveis, tais como arroz, feijão, açúcar, macarrão, óleo de soja e leite, todos de origem industrializada. Com isso, a produção de lixo na comunidade se tornou ainda maior, cujos resíduos eram queimados. Objetivamos analisar a concepção de Educação Ambiental apresentado pela comunidade Tape Jere Guarani. Busca-se saber quais são os fatores que interferem na construção desses conceitos, identificando concordâncias e discordâncias entre os conceitos formados pela comunidade e pelos autores não indígenas. Para isso, utilizamos a estratégia metodológica denominada pesquisa-ação, com a realização de 13 encontros formativos, com temas sobre meio ambiente e Educação Ambiental, levantamento de dados sobre a comunidade e por fim sobre a questão do lixo, que foi um dos aspectos que emergiu nos encontros formativos. A técnica utilizada é grupo focal. Ao final dos encontros formativos foi possível a compreensão do conceito de Meio Ambiente e também de Educação Ambiental (EA) destacado pela comunidade, onde os mesmos conceituam que a EA é o estudo do meio ambiente, sendo o “meio ambiente tudo”, ou seja, plantas, animais, os astros, englobando as suas casas e eles mesmos. Conclui-se que os mesmos entendem o meio ambiente e a EA regido pelo princípio da interdependência, em que todos os membros estão interligados numa vasta e intrincada teia de relações, “a teia da vida”. Sobre o direcionamento do lixo todos continuaram a realização do trabalho iniciado, evidenciando a diminuição de resíduos sólidos jogados no solo da comunidade, e da quantidade de fogueiras.Caring for the environment is a hotly debated topic in sectors that involve the economic, social, cultural, educational, environmental context, as the production and consumption of industrialized products occur more rapidly by humanity, causing the accumulation of waste, besides the great constructions taking the place of forests, animals and even people. Alongside progress, environmental, cultural, social and economic problems affect societies in different ways. The Tape Jere Guarani community is one of the communities affected by the flooding after the construction of the Itaipu hydroelectric plant in Foz do Iguaçu/Paraná, which promised great economic advances with an increase in energy generation. This event caused many families to lose their homes, animals and everything they had conquered, including in this contingent many indigenous people who were left homeless, having their houses burned, losing their land, houses and goods they owned, whose compensation has not yet occurred. The Tape Jere Guarani community is located in Curva do Ogregon, municipality of Santa Helena, west of Paraná, in the middle of a reserve forest owned by Itaipu Binacional. They have lived in this place for four years, where the chief recounts the difficulties experienced in the construction of their houses (made of canvas and boards) and the trajectory of his family's arrival. They live on resources from city hall and government agencies, which provide basic food baskets for the community, which is basically made up of non-perishable foods, such as rice, beans, sugar, pasta, soy oil and milk, all of industrialized origin. With this, the production of garbage in the community became even greater, whose residues were burned. We aim to analyze the conception of Environmental Education presented by the Tape Jere Guarani community. The aim is to find out which factors interfere in the construction of these concepts, identifying agreements and disagreements between the concepts formed by the community and by the non-indigenous authors. For this, we used the methodological strategy called action research, with 13 training meetings, with themes on the environment and Environmental Education, data collection on the community and finally on the issue of garbage, which was one of the aspects that emerged in the formative meetings. The technique used is focus group. At the end of the training meetings, it was possible to understand the concept of Environment and also Environmental Education (EE) highlighted by the community, where they conceptualize that EE is the study of the environment, being the "environment everything", that is plants, animals, the stars, encompassing their homes and themselves. It is concluded that they understand the environment and EE governed by the principle of interdependence, in which all members are interconnected in a vast and intricate web of relationships, "the web of life". Regarding the disposal of waste, everyone continued to carry out the work that had been started, showing the decrease in solid waste dumped on the community's soil, and in the number of bonfires.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáSanta HelenaPrograma de Pós-Graduação em Recursos Naturais e SustentabilidadeUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASCiências AmbientaisEducação ambientalPesquisa-açãoLixo rural - EliminaçãoEnvironmental educationAction researchRefuse and refuse disposal, RuralAções de educação ambiental pela comunidade indígena Tape Jere Guarani, município de Santa Helena, oeste do ParanáEnvironmental education actions by the Tape Jere Guarani indigenous community, Santa Helena city, west of Paranainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSanta HelenaWalker, Maristela Rossohttps://orcid.org/0000-0001-7245-1968http://lattes.cnpq.br/0575598592447642Mucelin, Carlos Albertohttps://orcid.org/ 0000-0002-4839-1210http://lattes.cnpq.br/7385930362429768Moraes, Denise Rosana da Silvahttps://orcid.org/ 0000-0002-2991-0214http://lattes.cnpq.br/6545283027670184Walker, Maristela Rossohttps://orcid.org/ 0000-0001-7245-1968http://lattes.cnpq.br/0575598592447642Oliveira, Rejane Barbosa dehttps://orcid.org/0000-0002-1415-5068http://lattes.cnpq.br/6564044516133000Fujii, Rosangela Araujo Xavierhttp://lattes.cnpq.br/3295825457060769https://orcid.org/0000-0002-6475-0594http://lattes.cnpq.br/9027510450638291Marques, Pamela Macenoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALDISSERTA__OFINAL_PAMELA_MACENO_MARQUES_16_09_21.pdfapplication/pdf6384087http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27781/1/DISSERTA__OFINAL_PAMELA_MACENO_MARQUES_16_09_21.pdf78ae55891a436cd741b0cc512b35c6aaMD51TEXTDISSERTA__OFINAL_PAMELA_MACENO_MARQUES_16_09_21.pdf.txtDISSERTA__OFINAL_PAMELA_MACENO_MARQUES_16_09_21.pdf.txtExtracted texttext/plain279845http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27781/2/DISSERTA__OFINAL_PAMELA_MACENO_MARQUES_16_09_21.pdf.txt21eea8a5c721fddd338baf7a51f54dd2MD52THUMBNAILDISSERTA__OFINAL_PAMELA_MACENO_MARQUES_16_09_21.pdf.jpgDISSERTA__OFINAL_PAMELA_MACENO_MARQUES_16_09_21.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27781/3/DISSERTA__OFINAL_PAMELA_MACENO_MARQUES_16_09_21.pdf.jpg383d25dffdfecbea02428f921607d25fMD531/277812022-04-02 03:07:25.725oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27781Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-04-02T06:07:25Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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