É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4602 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar as manifestações de estereótipos de gênero, baseados na cultura patriarcal, nas relações entre meninas e meninos no cotidiano das aulas de ciências do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Pinhais – PR. Tal objetivo foi delimitado a partir de um problema: o número inferior de mulheres em profissões científicas e tecnológicas. Das diferentes abordagens possíveis para explicar tal diferença numérica, optei pela educação básica, momento em que as crianças não estão definindo seu futuro profissional, porém são os primeiros passos do processo de aprendizagem que culminarão em tal definição. A metodologia escolhida para a pesquisa foi a de abordagem qualitativa, adotando métodos de estudos etnográficos. Uma vez elegida a escola para a pesquisa foi realizada a aplicação de um questionário com as crianças para conhecer a realidade profissional de suas famílias, seus sonhos profissionais e identificar o imaginário delas sobre uma pessoa que trabalha como cientista. Após um ano de presença em sala de aula, observando o que acontecia naquele espaço, elegi quatro categorias para análise: a primeira é uma análise de como as representações de gênero são manifestadas pelas crianças; a segunda é a análise da interação dessas representações com o saber científico sob o ministério e orientação da professora; a terceira analisa a relação de gênero durante os trabalhos em grupo proposto pelas professoras de ciências, nos quais as crianças têm maior liberdade e autogestão do conhecimento; a quarta e última categoria analisou os enfrentamentos e resistências expressos pelas meninas. A tese obtida após a realização da pesquisa é de que o patriarcado interfere no processo de ensino-aprendizagem das meninas, embotando padrões e estereótipos não condizentes com o desenvolvimento do conhecimento científico. |
id |
UTFPR-12_c776aa6a8ab9fd1be084a23a1d5074bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4602 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-12-11T21:43:51Z2019-12-11T21:43:51Z2019-10-04FREITAS, Lucas Bueno de. É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4602O objetivo deste trabalho é analisar as manifestações de estereótipos de gênero, baseados na cultura patriarcal, nas relações entre meninas e meninos no cotidiano das aulas de ciências do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Pinhais – PR. Tal objetivo foi delimitado a partir de um problema: o número inferior de mulheres em profissões científicas e tecnológicas. Das diferentes abordagens possíveis para explicar tal diferença numérica, optei pela educação básica, momento em que as crianças não estão definindo seu futuro profissional, porém são os primeiros passos do processo de aprendizagem que culminarão em tal definição. A metodologia escolhida para a pesquisa foi a de abordagem qualitativa, adotando métodos de estudos etnográficos. Uma vez elegida a escola para a pesquisa foi realizada a aplicação de um questionário com as crianças para conhecer a realidade profissional de suas famílias, seus sonhos profissionais e identificar o imaginário delas sobre uma pessoa que trabalha como cientista. Após um ano de presença em sala de aula, observando o que acontecia naquele espaço, elegi quatro categorias para análise: a primeira é uma análise de como as representações de gênero são manifestadas pelas crianças; a segunda é a análise da interação dessas representações com o saber científico sob o ministério e orientação da professora; a terceira analisa a relação de gênero durante os trabalhos em grupo proposto pelas professoras de ciências, nos quais as crianças têm maior liberdade e autogestão do conhecimento; a quarta e última categoria analisou os enfrentamentos e resistências expressos pelas meninas. A tese obtida após a realização da pesquisa é de que o patriarcado interfere no processo de ensino-aprendizagem das meninas, embotando padrões e estereótipos não condizentes com o desenvolvimento do conhecimento científico.The aim of this paper is to analyze the manifestations of gender stereotypes, based on patriarchal culture, on the relationship between girls and boys in the daily science classes of the 4th and 5th grade of elementary school in a municipal school in Pinhais - PR. This objective was delimited from one problem: the lower number of women in scientific and technological professions. Of the different possible approaches to explaining this numerical difference, I opted for elementary school, when children are not yet defining their professional future, but are in the early stages of the learning process that will culminate in such a definition. The methodology chosen for the research was the qualitative approach, adopting methods of ethnographic studies. After choosing the school for the research, a questionnaire was conducted with the children, to know the professional reality of their families, their professional dreams and identify the children's imaginary about a person who works as a scientist. After a year of ethnography I chose four categories for analysis: the first is an analysis of how gender representations are manifested by children; the second is the analysis of the interaction of these representations with scientific knowledge under the teacher's ministry and guidance; the third analyzes this gender relationship during the group work proposed by science teachers, in which children have greater freedom and self-management of knowledge; the fourth and final category will analyze the confrontations and resistances expressed by girls. The thesis obtained after the research is that patriarchy interferes with the teaching-learning process of girls, with patterns and stereotypes that are not consistent with the development of scientific knowledge.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSociais e HumanidadesCiência - Estudo e ensinoDiscriminação de sexo contra as mulheresAntropologia educacionalIdentidade de gênero na educaçãoEstudos feministasTecnologiaScience - Study and teachingSex discrimination against womenEducational anthropologyGender identity in educationWomen's studiesTechnologyÉ que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamentalFor me you are invisible: gender relations in elementary school's science classinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCuritibaCasagrande, Lindamir Saletehttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192Souza, Ângela Maria Freire de Lima ehttp://lattes.cnpq.br/3131920317976457Tortato, Cintia de Souza Batistahttp://lattes.cnpq.br/0225705256573236Casagrande, Lindamir Saletehttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192Carvalho, Marília Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/5881969503611262Kovaleski, Nadia Veronique Jourdahttp://lattes.cnpq.br/7344004573418682http://lattes.cnpq.br/9264675673476606Freitas, Lucas Bueno deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdfapplication/pdf1697196http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/1/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf7e2d76609be5a7485522a54434699c49MD51TEXTCT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdf.txtCT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain386977http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/2/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf.txtd9b96833a2942a4323e50eeb390d2b22MD52THUMBNAILCT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdf.jpgCT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/3/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf.jpg916553692bbf3d8b7702338ee5ccd1cdMD531/46022019-12-12 04:00:47.391oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4602Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2019-12-12T06:00:47Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
For me you are invisible: gender relations in elementary school's science class |
title |
É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental |
spellingShingle |
É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental Freitas, Lucas Bueno de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ciência - Estudo e ensino Discriminação de sexo contra as mulheres Antropologia educacional Identidade de gênero na educação Estudos feministas Tecnologia Science - Study and teaching Sex discrimination against women Educational anthropology Gender identity in education Women's studies Technology Sociais e Humanidades |
title_short |
É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental |
title_full |
É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental |
title_fullStr |
É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental |
title_sort |
É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental |
author |
Freitas, Lucas Bueno de |
author_facet |
Freitas, Lucas Bueno de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Casagrande, Lindamir Salete |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0187104361289192 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Ângela Maria Freire de Lima e |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3131920317976457 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Tortato, Cintia de Souza Batista |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0225705256573236 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Casagrande, Lindamir Salete |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0187104361289192 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Carvalho, Marília Gomes de |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5881969503611262 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Kovaleski, Nadia Veronique Jourda |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7344004573418682 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9264675673476606 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Lucas Bueno de |
contributor_str_mv |
Casagrande, Lindamir Salete Souza, Ângela Maria Freire de Lima e Tortato, Cintia de Souza Batista Casagrande, Lindamir Salete Carvalho, Marília Gomes de Kovaleski, Nadia Veronique Jourda |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ciência - Estudo e ensino Discriminação de sexo contra as mulheres Antropologia educacional Identidade de gênero na educação Estudos feministas Tecnologia Science - Study and teaching Sex discrimination against women Educational anthropology Gender identity in education Women's studies Technology Sociais e Humanidades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - Estudo e ensino Discriminação de sexo contra as mulheres Antropologia educacional Identidade de gênero na educação Estudos feministas Tecnologia Science - Study and teaching Sex discrimination against women Educational anthropology Gender identity in education Women's studies Technology |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Sociais e Humanidades |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar as manifestações de estereótipos de gênero, baseados na cultura patriarcal, nas relações entre meninas e meninos no cotidiano das aulas de ciências do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Pinhais – PR. Tal objetivo foi delimitado a partir de um problema: o número inferior de mulheres em profissões científicas e tecnológicas. Das diferentes abordagens possíveis para explicar tal diferença numérica, optei pela educação básica, momento em que as crianças não estão definindo seu futuro profissional, porém são os primeiros passos do processo de aprendizagem que culminarão em tal definição. A metodologia escolhida para a pesquisa foi a de abordagem qualitativa, adotando métodos de estudos etnográficos. Uma vez elegida a escola para a pesquisa foi realizada a aplicação de um questionário com as crianças para conhecer a realidade profissional de suas famílias, seus sonhos profissionais e identificar o imaginário delas sobre uma pessoa que trabalha como cientista. Após um ano de presença em sala de aula, observando o que acontecia naquele espaço, elegi quatro categorias para análise: a primeira é uma análise de como as representações de gênero são manifestadas pelas crianças; a segunda é a análise da interação dessas representações com o saber científico sob o ministério e orientação da professora; a terceira analisa a relação de gênero durante os trabalhos em grupo proposto pelas professoras de ciências, nos quais as crianças têm maior liberdade e autogestão do conhecimento; a quarta e última categoria analisou os enfrentamentos e resistências expressos pelas meninas. A tese obtida após a realização da pesquisa é de que o patriarcado interfere no processo de ensino-aprendizagem das meninas, embotando padrões e estereótipos não condizentes com o desenvolvimento do conhecimento científico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-11T21:43:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-11T21:43:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREITAS, Lucas Bueno de. É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4602 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Lucas Bueno de. É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/1/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/2/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4602/3/CT_PPGTE_D_Freitas%2cLucas_Bueno_de_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e2d76609be5a7485522a54434699c49 d9b96833a2942a4323e50eeb390d2b22 916553692bbf3d8b7702338ee5ccd1cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923012735664128 |