Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Elaine Cristina de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2767
Resumo: A inovação tem se tornado cada dia mais importante para mudar a realidade do posicionamento de mercado tanto de uma empresa, quanto de um país. Desse modo, gestores que estão à frente de organizações, independente do segmento ou porte, precisam manter o ritmo de competitividade da empresa, praticando e vivenciando a inovação como parte de sua rotina. Questões sobre metodologias de capacitação com empresários tem se tornado mais discutidas nas instituições que trabalham com esse público. Promover novos resultados e fazer com que mais pessoas estejam sensibilizadas para colocar a inovação em prática, é a intenção desta pesquisa. Com o objetivo de propor um método com elementos para sensibilização de empresários no tema Inovação, foi realizado o estudo de um referencial teórico para identificar os métodos e as técnicas diferenciadas de sensibilização. Foram examinadas formas inovadoras e conteúdos de cursos de capacitação em inovação para identificar os aspectos relevantes, com o intuito de compor um encontro presencial com empresários no tema inovação. Assim, utilizando a técnica de Grupo Focal, foi realizado um encontro presencial com empresários para vivenciar ações que levam ao tema inovação. Para chegar aos resultados da pesquisa foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, um instrumento para observação durante o encontro e outro que foi encaminhado via on-line. Após as respostas serem colhidas e trabalhadas, foi possível refletir e comparar com o referencial proposto. A pesquisa qualitativa apresentou e analisou os resultados destas informações. Com base nos resultados atingidos, chegou-se a uma proposta de método com elementos para sensibilização no tema inovação com empresários.
id UTFPR-12_c88f8ab2272c152b23e965cc7583d3ca
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2767
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2017-12-16T15:38:32Z2017-12-16T15:38:32Z2016-06-17ANDRADE, Elaine Cristina de. Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2767A inovação tem se tornado cada dia mais importante para mudar a realidade do posicionamento de mercado tanto de uma empresa, quanto de um país. Desse modo, gestores que estão à frente de organizações, independente do segmento ou porte, precisam manter o ritmo de competitividade da empresa, praticando e vivenciando a inovação como parte de sua rotina. Questões sobre metodologias de capacitação com empresários tem se tornado mais discutidas nas instituições que trabalham com esse público. Promover novos resultados e fazer com que mais pessoas estejam sensibilizadas para colocar a inovação em prática, é a intenção desta pesquisa. Com o objetivo de propor um método com elementos para sensibilização de empresários no tema Inovação, foi realizado o estudo de um referencial teórico para identificar os métodos e as técnicas diferenciadas de sensibilização. Foram examinadas formas inovadoras e conteúdos de cursos de capacitação em inovação para identificar os aspectos relevantes, com o intuito de compor um encontro presencial com empresários no tema inovação. Assim, utilizando a técnica de Grupo Focal, foi realizado um encontro presencial com empresários para vivenciar ações que levam ao tema inovação. Para chegar aos resultados da pesquisa foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, um instrumento para observação durante o encontro e outro que foi encaminhado via on-line. Após as respostas serem colhidas e trabalhadas, foi possível refletir e comparar com o referencial proposto. A pesquisa qualitativa apresentou e analisou os resultados destas informações. Com base nos resultados atingidos, chegou-se a uma proposta de método com elementos para sensibilização no tema inovação com empresários.Innovation has become increasingly important to change the reality of the market positioning of both a company, as a country. Thus, managers who are ahead of organizations, regardless of size or sector, need to keep pace with the company's competitiveness, practicing and experiencing innovation as part of their routine. Questions about training methodologies with business has become more discussed in the institutions that work with the public. In an attempt to promote new results and make more people are sensitized to put innovation into practice, it is the intention of this research. For this reason, the study of a theoretical framework was conducted to identify methods and different awareness techniques. Innovative forms and content of training courses in innovation were examined to identify the relevant aspects, in order to make an in-person meeting with entrepreneurs in the innovation theme. Thus, using the technique of focus group was held a face to face meeting with businessmen to experience actions that lead to innovation theme. To get the results of the research were used two data collection instruments, an instrument for observation during the meeting and another that was sent on-line. After the responses are collected and worked, it was possible to reflect and compare the proposed framework. Qualitative research presented and analyzed the results of this information. Based on the results achieved, we reached a proposed method with elements of awareness on the subject innovation with businessmen.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASSociais e HumanidadesInovações tecnológicas - AdministraçãoConcorrênciaEmpresáriosCapacitação de empregadosEducação para o trabalhoGrupos focais (Técnica de entrevista)Pesquisa qualitativaTecnologiaTechnological innovations - ManagementCompetitionBusinesspeopleEmployees - Coaching ofCareer educationFocused group interviewingQualitative researchTechnologyProposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovaçãoProposal for businessmen awareness a method for innovation themeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaCarvalho, Hélio Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/4184013516110438Strauhs, Faimara do RocioRasoto, Vanessa IshikawaMedeiros, Luciano Frontino deCarvalho, Hélio Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/3404785910083871Andrade, Elaine Cristina deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGTE_M_Andrade, Elaine Cristina de_2017.pdfCT_PPGTE_M_Andrade, Elaine Cristina de_2017.pdfapplication/pdf4496457http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2767/1/CT_PPGTE_M_Andrade%2c%20Elaine%20Cristina%20de_2017.pdf8193d0f1ed9b9143317a2e8831e53d93MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2767/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCT_PPGTE_M_Andrade, Elaine Cristina de_2017.pdf.txtCT_PPGTE_M_Andrade, Elaine Cristina de_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain233541http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2767/3/CT_PPGTE_M_Andrade%2c%20Elaine%20Cristina%20de_2017.pdf.txtdf513a7cc7bec9417e6bda4702996f38MD53THUMBNAILCT_PPGTE_M_Andrade, Elaine Cristina de_2017.pdf.jpgCT_PPGTE_M_Andrade, Elaine Cristina de_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2767/4/CT_PPGTE_M_Andrade%2c%20Elaine%20Cristina%20de_2017.pdf.jpgd5ddeba2e4980959a984da503ee836ceMD541/27672017-12-16 13:38:32.975oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2017-12-16T15:38:32Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Proposal for businessmen awareness a method for innovation theme
title Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação
spellingShingle Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação
Andrade, Elaine Cristina de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Inovações tecnológicas - Administração
Concorrência
Empresários
Capacitação de empregados
Educação para o trabalho
Grupos focais (Técnica de entrevista)
Pesquisa qualitativa
Tecnologia
Technological innovations - Management
Competition
Businesspeople
Employees - Coaching of
Career education
Focused group interviewing
Qualitative research
Technology
Sociais e Humanidades
title_short Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação
title_full Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação
title_fullStr Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação
title_full_unstemmed Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação
title_sort Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação
author Andrade, Elaine Cristina de
author_facet Andrade, Elaine Cristina de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Hélio Gomes de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4184013516110438
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Strauhs, Faimara do Rocio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rasoto, Vanessa Ishikawa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Medeiros, Luciano Frontino de
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Carvalho, Hélio Gomes de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3404785910083871
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Elaine Cristina de
contributor_str_mv Carvalho, Hélio Gomes de
Strauhs, Faimara do Rocio
Rasoto, Vanessa Ishikawa
Medeiros, Luciano Frontino de
Carvalho, Hélio Gomes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Inovações tecnológicas - Administração
Concorrência
Empresários
Capacitação de empregados
Educação para o trabalho
Grupos focais (Técnica de entrevista)
Pesquisa qualitativa
Tecnologia
Technological innovations - Management
Competition
Businesspeople
Employees - Coaching of
Career education
Focused group interviewing
Qualitative research
Technology
Sociais e Humanidades
dc.subject.por.fl_str_mv Inovações tecnológicas - Administração
Concorrência
Empresários
Capacitação de empregados
Educação para o trabalho
Grupos focais (Técnica de entrevista)
Pesquisa qualitativa
Tecnologia
Technological innovations - Management
Competition
Businesspeople
Employees - Coaching of
Career education
Focused group interviewing
Qualitative research
Technology
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Sociais e Humanidades
description A inovação tem se tornado cada dia mais importante para mudar a realidade do posicionamento de mercado tanto de uma empresa, quanto de um país. Desse modo, gestores que estão à frente de organizações, independente do segmento ou porte, precisam manter o ritmo de competitividade da empresa, praticando e vivenciando a inovação como parte de sua rotina. Questões sobre metodologias de capacitação com empresários tem se tornado mais discutidas nas instituições que trabalham com esse público. Promover novos resultados e fazer com que mais pessoas estejam sensibilizadas para colocar a inovação em prática, é a intenção desta pesquisa. Com o objetivo de propor um método com elementos para sensibilização de empresários no tema Inovação, foi realizado o estudo de um referencial teórico para identificar os métodos e as técnicas diferenciadas de sensibilização. Foram examinadas formas inovadoras e conteúdos de cursos de capacitação em inovação para identificar os aspectos relevantes, com o intuito de compor um encontro presencial com empresários no tema inovação. Assim, utilizando a técnica de Grupo Focal, foi realizado um encontro presencial com empresários para vivenciar ações que levam ao tema inovação. Para chegar aos resultados da pesquisa foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, um instrumento para observação durante o encontro e outro que foi encaminhado via on-line. Após as respostas serem colhidas e trabalhadas, foi possível refletir e comparar com o referencial proposto. A pesquisa qualitativa apresentou e analisou os resultados destas informações. Com base nos resultados atingidos, chegou-se a uma proposta de método com elementos para sensibilização no tema inovação com empresários.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-16T15:38:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-16T15:38:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Elaine Cristina de. Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2767
identifier_str_mv ANDRADE, Elaine Cristina de. Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2767/1/CT_PPGTE_M_Andrade%2c%20Elaine%20Cristina%20de_2017.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2767/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2767/3/CT_PPGTE_M_Andrade%2c%20Elaine%20Cristina%20de_2017.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2767/4/CT_PPGTE_M_Andrade%2c%20Elaine%20Cristina%20de_2017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8193d0f1ed9b9143317a2e8831e53d93
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
df513a7cc7bec9417e6bda4702996f38
d5ddeba2e4980959a984da503ee836ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044106150543360