Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5682 |
Resumo: | Observando a importância em se entender e estudar o quão relevante esta marca pode vir a ser, permitiu-se realizar uma análise do valor desta marca para o consumidor, baseando-se em quatro valores descritos pela teoria de Aaker (1992): fidelidade à marca, consciência da marca, qualidade percebida e associação da marca. Os dados foram coletados por meio de um questionário online de 18 questões aplicado a 49 indivíduos das classes A ou B. Pela análise dos dados obtidos, constatou-se que a marca DUDALINA é lembrada pelas pessoas, apesar de ter uma minoria que não a conhece. A maior parte dos questionados afirmou que compraria e gostaria de usar uma camisa da marca, mas que estaria disposta a pagar entre R$80,00 e R$150,00, o que normalmente é um valor abaixo do custo das camisas DUDALINA. Segundo os questionados, as camisas da marca DUDALINA trazem as qualidades técnicas e estéticas que as pessoas buscam ao comprar uma camisa que são: modelagem, acabamento, tecido, caimento, conforto e design. Desta forma, este estudo sugere que a marca DUDALINA possui tanto qualidade de produto quanto valor de mercado bem estabelecidos ao dos longo dos anos, desde sua criação. |
id |
UTFPR-12_c95bc0a1b042063acedf2fd738a41288 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5682 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-09T18:09:43Z2020-11-09T18:09:43Z2015-06-16ANDRADE, Ingrid Domingues Ferreira de. Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5682Observando a importância em se entender e estudar o quão relevante esta marca pode vir a ser, permitiu-se realizar uma análise do valor desta marca para o consumidor, baseando-se em quatro valores descritos pela teoria de Aaker (1992): fidelidade à marca, consciência da marca, qualidade percebida e associação da marca. Os dados foram coletados por meio de um questionário online de 18 questões aplicado a 49 indivíduos das classes A ou B. Pela análise dos dados obtidos, constatou-se que a marca DUDALINA é lembrada pelas pessoas, apesar de ter uma minoria que não a conhece. A maior parte dos questionados afirmou que compraria e gostaria de usar uma camisa da marca, mas que estaria disposta a pagar entre R$80,00 e R$150,00, o que normalmente é um valor abaixo do custo das camisas DUDALINA. Segundo os questionados, as camisas da marca DUDALINA trazem as qualidades técnicas e estéticas que as pessoas buscam ao comprar uma camisa que são: modelagem, acabamento, tecido, caimento, conforto e design. Desta forma, este estudo sugere que a marca DUDALINA possui tanto qualidade de produto quanto valor de mercado bem estabelecidos ao dos longo dos anos, desde sua criação.Noting the importance in understanding and studying how relevant this brand can be, an analysis of this brand value to the consumer was performed based on four values described by Aaker theory (1992): brand loyalty, brand awareness, perceived quality and brand association. Data were collected through an online questionnaire of 18 questions applied to 49 individuals of Class A or B. From the data analysis, it was found that the DUDALINA brand is remembered by the people, despite having a minority who do not know it. The majority of respondents said that would buy and would like to use a brand shirt, but be prepared to pay between R$80.00 and R$150.00, which is normally a value below the cost of shirts DUDALINA. According to respondents, the shirts of the brand DUDALINA bring the technical and aesthetic qualities that people look for when buying a shirt which are: shaping, finishing, fabric, fit, comfort and design. Thus, this study sugests that the DUDALINA brand has both product quality and market value well established over the years, since its inception.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáApucaranaEngenharia TêxtilUTFPRBrasilCNPQ::OUTROS::ENGENHARIA TEXTILMarca de produtosIndústria têxtilClientes - FidelizaçãoBrand name productsTextile industryCustomer loyaltyAvaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa DudalinaPerformance evaluation of a brand based on consumer: case study of the company Dudalinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisApucaranaMoretti, Isabel CristinaMoretti, Isabel CristinaOliveira, Karla Fabrícia deGalão, Fabiano PalharesAndrade, Ingrid Domingues Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALAP_COENT_2015_1_02.pdfapplication/pdf2403829http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5682/1/AP_COENT_2015_1_02.pdf5634d919c3a5f678d6064502640c097fMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5682/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTAP_COENT_2015_1_02.pdf.txtExtracted texttext/plain50691http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5682/3/AP_COENT_2015_1_02.pdf.txt3fdb63583bf2cfcb85b53c25ae9d598aMD53THUMBNAILAP_COENT_2015_1_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5682/4/AP_COENT_2015_1_02.pdf.jpgdb1ab1dd3a62f346a85585f37d4a63dbMD541/56822020-11-09 16:09:43.994oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-09T18:09:43Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Performance evaluation of a brand based on consumer: case study of the company Dudalina |
title |
Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina |
spellingShingle |
Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina Andrade, Ingrid Domingues Ferreira de CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA TEXTIL Marca de produtos Indústria têxtil Clientes - Fidelização Brand name products Textile industry Customer loyalty |
title_short |
Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina |
title_full |
Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina |
title_fullStr |
Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina |
title_sort |
Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina |
author |
Andrade, Ingrid Domingues Ferreira de |
author_facet |
Andrade, Ingrid Domingues Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moretti, Isabel Cristina |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Moretti, Isabel Cristina |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Karla Fabrícia de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Galão, Fabiano Palhares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Ingrid Domingues Ferreira de |
contributor_str_mv |
Moretti, Isabel Cristina Moretti, Isabel Cristina Oliveira, Karla Fabrícia de Galão, Fabiano Palhares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA TEXTIL |
topic |
CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA TEXTIL Marca de produtos Indústria têxtil Clientes - Fidelização Brand name products Textile industry Customer loyalty |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca de produtos Indústria têxtil Clientes - Fidelização Brand name products Textile industry Customer loyalty |
description |
Observando a importância em se entender e estudar o quão relevante esta marca pode vir a ser, permitiu-se realizar uma análise do valor desta marca para o consumidor, baseando-se em quatro valores descritos pela teoria de Aaker (1992): fidelidade à marca, consciência da marca, qualidade percebida e associação da marca. Os dados foram coletados por meio de um questionário online de 18 questões aplicado a 49 indivíduos das classes A ou B. Pela análise dos dados obtidos, constatou-se que a marca DUDALINA é lembrada pelas pessoas, apesar de ter uma minoria que não a conhece. A maior parte dos questionados afirmou que compraria e gostaria de usar uma camisa da marca, mas que estaria disposta a pagar entre R$80,00 e R$150,00, o que normalmente é um valor abaixo do custo das camisas DUDALINA. Segundo os questionados, as camisas da marca DUDALINA trazem as qualidades técnicas e estéticas que as pessoas buscam ao comprar uma camisa que são: modelagem, acabamento, tecido, caimento, conforto e design. Desta forma, este estudo sugere que a marca DUDALINA possui tanto qualidade de produto quanto valor de mercado bem estabelecidos ao dos longo dos anos, desde sua criação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-09T18:09:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-09T18:09:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Ingrid Domingues Ferreira de. Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5682 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Ingrid Domingues Ferreira de. Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Apucarana |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Têxtil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Apucarana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5682/1/AP_COENT_2015_1_02.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5682/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5682/3/AP_COENT_2015_1_02.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5682/4/AP_COENT_2015_1_02.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5634d919c3a5f678d6064502640c097f b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 3fdb63583bf2cfcb85b53c25ae9d598a db1ab1dd3a62f346a85585f37d4a63db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923051250909184 |