Análise da aplicação do modelo lean construction em canteiros de obras rodoviárias: estudo de campo em trecho da BR 158

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oroski, Taíme da Cruz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14554
Resumo: A construção civil é um setor fundamental no dia-a-dia da sociedade, uma vez que que produz, entre outros, moradias e infraestrutura. No entanto, seu desenvolvimento técnico e tecnológico acontece com uma intensidade muito menor do que aquela que é vista em outros setores do mercado. Resultado disso é uma baixa na produtividade de seus serviços e o comprometimento da qualidade de seus produtos. Uma das áreas de atuação da engenharia civil que se destaca é aquela relacionada ao modal rodoviário. Uma vez que tanto a movimentação de pessoas quanto o transporte de cargas ainda é feito, em sua maioria, por meio das rodovias, é importante que as obras rodoviárias sejam desenvolvidas com qualidade, segurança e eficiência. Para tanto, a organização e a logística nos canteiros desse tipo de obras são fundamentais. Mas existem pelo menos dois fatores de dificuldade para isso: as obras rodoviárias apresentam longa duração e seus canteiros possuem traçados que tornam complicada a realização dos serviços. Nesse sentido, a adoção de modelos de gestão pode ser bastante benéfica, visto que trazem práticas e comportamentos mais organizados. Assim, este trabalho tem como foco o emprego do modelo de gestão denominado Lean Construction que busca uma produção com menores desperdícios, seja de material, seja de tempo ou quaisquer outras formas de perda. Por meio do estudo de campo na obra da BR 158, trecho entre Palmital (PR) e Laranjeiras do Sul (PR), foram observadas atividades e identificados princípios enxutos já adotados no canteiro. Posteriormente, foram sugeridas melhorias enxutas para essas atividades, sempre visando a adoção de mais conceitos Lean. E, por fim, foi avaliada a viabilidade do emprego da mentalidade enxuta de maneira formal nesse tipo de obra. Foi detectado um grande potencial, visto que muitos dos princípios enxutos foram identificados nas atividades mesmo que de maneira não intencional. No entanto, para a adoção plena do modelo de gestão, uma difusão dos conhecimentos relativos ao tema é necessária, pois assim todos os envolvidos podem pensar em aplicar os conceitos propriamente ditos e potencializar as melhorias no processo produtivo.
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spelling 2020-11-18T12:10:50Z2020-11-18T12:10:50Z2017-11-21OROSKI, Taíme da Cruz. Análise da aplicação do modelo lean construction em canteiros de obras rodoviárias: estudo de campo em trecho da BR 158. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14554A construção civil é um setor fundamental no dia-a-dia da sociedade, uma vez que que produz, entre outros, moradias e infraestrutura. No entanto, seu desenvolvimento técnico e tecnológico acontece com uma intensidade muito menor do que aquela que é vista em outros setores do mercado. Resultado disso é uma baixa na produtividade de seus serviços e o comprometimento da qualidade de seus produtos. Uma das áreas de atuação da engenharia civil que se destaca é aquela relacionada ao modal rodoviário. Uma vez que tanto a movimentação de pessoas quanto o transporte de cargas ainda é feito, em sua maioria, por meio das rodovias, é importante que as obras rodoviárias sejam desenvolvidas com qualidade, segurança e eficiência. Para tanto, a organização e a logística nos canteiros desse tipo de obras são fundamentais. Mas existem pelo menos dois fatores de dificuldade para isso: as obras rodoviárias apresentam longa duração e seus canteiros possuem traçados que tornam complicada a realização dos serviços. Nesse sentido, a adoção de modelos de gestão pode ser bastante benéfica, visto que trazem práticas e comportamentos mais organizados. Assim, este trabalho tem como foco o emprego do modelo de gestão denominado Lean Construction que busca uma produção com menores desperdícios, seja de material, seja de tempo ou quaisquer outras formas de perda. Por meio do estudo de campo na obra da BR 158, trecho entre Palmital (PR) e Laranjeiras do Sul (PR), foram observadas atividades e identificados princípios enxutos já adotados no canteiro. Posteriormente, foram sugeridas melhorias enxutas para essas atividades, sempre visando a adoção de mais conceitos Lean. E, por fim, foi avaliada a viabilidade do emprego da mentalidade enxuta de maneira formal nesse tipo de obra. Foi detectado um grande potencial, visto que muitos dos princípios enxutos foram identificados nas atividades mesmo que de maneira não intencional. No entanto, para a adoção plena do modelo de gestão, uma difusão dos conhecimentos relativos ao tema é necessária, pois assim todos os envolvidos podem pensar em aplicar os conceitos propriamente ditos e potencializar as melhorias no processo produtivo.Civil construction is a fundamental sector in society’s daily life, once it produces, among other things, housing and infrastructure. However, its technical and technological development happens at a much lower intensity than that seen in other sectors of the market. The result of this is a decrease in the productivity of its services and the compromise of its products quality. One of the civil engineering areas that stands out is that related to the modal road. Since both the movement of people and the transportation of cargoes are still done mostly through highways, it is important to develop road works with quality, safety and efficiency. For that, the organization and the logistics in the sites of this type of works are fundamental. But there are at least two factors of difficulty for this: the road works have a long duration and their sites have layouts that make services accomplishment complicated. In this sense, the adoption of management models can be very beneficial, since they bring more organized practices and behaviors. Thus, this work focuses on the use of the management model called Lean Construction that seeks a production with less waste, be it material, of time or any other form of loss. By the field study in the BR 158 works, part between Palmital (PR) and Laranjeiras do Sul (PR), activities were observed and lean principles already adopted at the site were identified. Posteriorly, lean improvements were suggested for these activities, always aiming to adopt more ideas from the management model. And, finally, the viability of the lean mentality use in a formal way in this type of work was evaluated. A great potential was detected, since many of the lean principles were identified in the activities even if in an unintentional way. However, for the full adoption of the management model, a diffusion of the knowledge related to the topic is necessary, because in this case all those involved can think in apply the concepts themselves and potentiate the improvements in the productive process.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILProdução enxutaRodovias - Projetos e construçãoConstrução civilLean manufacturingRoads - Design and constructionBuildingAnálise da aplicação do modelo lean construction em canteiros de obras rodoviárias: estudo de campo em trecho da BR 158Analysis of lean construction model application in sites of road works: field study in a part of BR 158info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoPereira Filho, José IloPereira Filho, José IloBisconsini, Danilo RinaldiTrombetta, JairoOroski, Taíme da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14554/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPB_COECI_2017_2_32.pdfapplication/pdf1830125http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14554/2/PB_COECI_2017_2_32.pdf9a2b07c4f1147e59aa91650666d36a20MD52TEXTPB_COECI_2017_2_32.pdf.txtExtracted texttext/plain99230http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14554/3/PB_COECI_2017_2_32.pdf.txt48426cb6b679cf1eeeccaf036a695a1bMD53THUMBNAILPB_COECI_2017_2_32.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1364http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14554/4/PB_COECI_2017_2_32.pdf.jpg76d6de0356e863e5081c25d3f4f8a533MD541/145542020-11-18 10:10:50.889oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T12:10:50Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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