Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gabriel Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30505
Resumo: O mercado da moda é influenciado por diversos fatores e está sempre em constante modificação. No cenário atual de ampla concorrência do mercado de moda, a capacidade de adaptação e a inovação são fatores de sucesso para diferenciação e ganho de vantagem competitiva, porém o empreendedor precisa estar preparado para fazer uma boa gestão e assumir os riscos de iniciar um novo empreendimento que se destaque no mercado. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo de desenvolver um plano de negócios e investigar a viabilidade da criação de uma marca de roupas que ofereça por meio de um e-commerce, o serviço de personalização de seus produtos. No plano de negócios foram destacadas as principais características da empresa proposta, do mercado e concorrentes, riscos e vantagens competitivas. A pesquisa tem o perfil quantitativa, que realizou a exploração dos dados por meio de pesquisa de campo e documental. Após realizadas as estimativas de custos, despesas e receitas para um cenário de cinco anos, é possível afirmar que o investimento é viável, apresentando uma taxa interna de retorno (TIR) de 56,76%, valor superior a taxa mínima de atratividade (TMA) de 12,35%.
id UTFPR-12_cf4e0802f292df5f1ee6b07c40258cad
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30505
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-02-02T20:18:17Z2024-07-012023-02-02T20:18:17Z2022-11-24RIBEIRO, Gabriel Martins. Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30505O mercado da moda é influenciado por diversos fatores e está sempre em constante modificação. No cenário atual de ampla concorrência do mercado de moda, a capacidade de adaptação e a inovação são fatores de sucesso para diferenciação e ganho de vantagem competitiva, porém o empreendedor precisa estar preparado para fazer uma boa gestão e assumir os riscos de iniciar um novo empreendimento que se destaque no mercado. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo de desenvolver um plano de negócios e investigar a viabilidade da criação de uma marca de roupas que ofereça por meio de um e-commerce, o serviço de personalização de seus produtos. No plano de negócios foram destacadas as principais características da empresa proposta, do mercado e concorrentes, riscos e vantagens competitivas. A pesquisa tem o perfil quantitativa, que realizou a exploração dos dados por meio de pesquisa de campo e documental. Após realizadas as estimativas de custos, despesas e receitas para um cenário de cinco anos, é possível afirmar que o investimento é viável, apresentando uma taxa interna de retorno (TIR) de 56,76%, valor superior a taxa mínima de atratividade (TMA) de 12,35%.The fashion market is influenced by several factors and is always changing. In the current scenario of wide competition in the fashion market, adaptability and innovation are success factors for differentiation and gain of competitive advantage, however, the entrepreneur needs to be prepared to carry out good management and assume the risks of starting a new venture that stands out in the market. In this way, this work aims to develop a business plan and investigate the feasibility of creating a clothing brand that offers, through an e-commerce, the customization service of its products. In the business plan, the main characteristics of the proposed company, the market and competitors, risks and competitive advantages were highlighted. The research has a quantitative profile, which carried out the exploration of data through field and documentary research. After carrying out the estimates of costs, expenses and revenues for a five-year scenario, it is possible to state that the investment is viable, presenting an internal rate of return (IRR) of 56.76%, a value higher than the minimum rate of attractiveness (TMA) of 12.35%.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAONegócios - PlanejamentoEmpreendedorismoAnálise econômico-financeiraComércio eletrônicoModaBusiness - PlanningEntrepreneurshipRatio analysisElectronic commerceFashionAnálise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalizaçãoAnalysis of the economic and financial feasibility of a fashion e-commerce focuzed on costumizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLondrinaRibas, Carlos AlbertoRibas, Carlos AlbertoFerreira, José AngeloRambalducci, Marcos Jeronimo GoroskiRibeiro, Gabriel Martinsreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALanaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdfanaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdfapplication/pdf2021786http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/1/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdfec06899818c385bdde0fef2632c02504MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81025http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/2/license_rdf84a900c9dd4b2a10095a94649e1ce116MD52TEXTanaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.txtanaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.txtExtracted texttext/plain160044http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/4/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.txteebcbeaa72bda823b400e7097c4bf1d4MD54THUMBNAILanaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.jpganaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/5/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.jpgb343847d5e6b76e47d6f86c4dd17956eMD551/305052023-02-04 04:06:54.322oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-02-04T06:06:54Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of the economic and financial feasibility of a fashion e-commerce focuzed on costumization
title Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização
spellingShingle Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização
Ribeiro, Gabriel Martins
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Negócios - Planejamento
Empreendedorismo
Análise econômico-financeira
Comércio eletrônico
Moda
Business - Planning
Entrepreneurship
Ratio analysis
Electronic commerce
Fashion
title_short Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização
title_full Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização
title_fullStr Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização
title_full_unstemmed Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização
title_sort Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização
author Ribeiro, Gabriel Martins
author_facet Ribeiro, Gabriel Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribas, Carlos Alberto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribas, Carlos Alberto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferreira, José Angelo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gabriel Martins
contributor_str_mv Ribas, Carlos Alberto
Ribas, Carlos Alberto
Ferreira, José Angelo
Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Negócios - Planejamento
Empreendedorismo
Análise econômico-financeira
Comércio eletrônico
Moda
Business - Planning
Entrepreneurship
Ratio analysis
Electronic commerce
Fashion
dc.subject.por.fl_str_mv Negócios - Planejamento
Empreendedorismo
Análise econômico-financeira
Comércio eletrônico
Moda
Business - Planning
Entrepreneurship
Ratio analysis
Electronic commerce
Fashion
description O mercado da moda é influenciado por diversos fatores e está sempre em constante modificação. No cenário atual de ampla concorrência do mercado de moda, a capacidade de adaptação e a inovação são fatores de sucesso para diferenciação e ganho de vantagem competitiva, porém o empreendedor precisa estar preparado para fazer uma boa gestão e assumir os riscos de iniciar um novo empreendimento que se destaque no mercado. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo de desenvolver um plano de negócios e investigar a viabilidade da criação de uma marca de roupas que ofereça por meio de um e-commerce, o serviço de personalização de seus produtos. No plano de negócios foram destacadas as principais características da empresa proposta, do mercado e concorrentes, riscos e vantagens competitivas. A pesquisa tem o perfil quantitativa, que realizou a exploração dos dados por meio de pesquisa de campo e documental. Após realizadas as estimativas de custos, despesas e receitas para um cenário de cinco anos, é possível afirmar que o investimento é viável, apresentando uma taxa interna de retorno (TIR) de 56,76%, valor superior a taxa mínima de atratividade (TMA) de 12,35%.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-02T20:18:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-02T20:18:17Z
2024-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Gabriel Martins. Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30505
identifier_str_mv RIBEIRO, Gabriel Martins. Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/1/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/4/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/5/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
ec06899818c385bdde0fef2632c02504
84a900c9dd4b2a10095a94649e1ce116
eebcbeaa72bda823b400e7097c4bf1d4
b343847d5e6b76e47d6f86c4dd17956e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923042528854016