Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30505 |
Resumo: | O mercado da moda é influenciado por diversos fatores e está sempre em constante modificação. No cenário atual de ampla concorrência do mercado de moda, a capacidade de adaptação e a inovação são fatores de sucesso para diferenciação e ganho de vantagem competitiva, porém o empreendedor precisa estar preparado para fazer uma boa gestão e assumir os riscos de iniciar um novo empreendimento que se destaque no mercado. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo de desenvolver um plano de negócios e investigar a viabilidade da criação de uma marca de roupas que ofereça por meio de um e-commerce, o serviço de personalização de seus produtos. No plano de negócios foram destacadas as principais características da empresa proposta, do mercado e concorrentes, riscos e vantagens competitivas. A pesquisa tem o perfil quantitativa, que realizou a exploração dos dados por meio de pesquisa de campo e documental. Após realizadas as estimativas de custos, despesas e receitas para um cenário de cinco anos, é possível afirmar que o investimento é viável, apresentando uma taxa interna de retorno (TIR) de 56,76%, valor superior a taxa mínima de atratividade (TMA) de 12,35%. |
id |
UTFPR-12_cf4e0802f292df5f1ee6b07c40258cad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30505 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-02-02T20:18:17Z2024-07-012023-02-02T20:18:17Z2022-11-24RIBEIRO, Gabriel Martins. Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30505O mercado da moda é influenciado por diversos fatores e está sempre em constante modificação. No cenário atual de ampla concorrência do mercado de moda, a capacidade de adaptação e a inovação são fatores de sucesso para diferenciação e ganho de vantagem competitiva, porém o empreendedor precisa estar preparado para fazer uma boa gestão e assumir os riscos de iniciar um novo empreendimento que se destaque no mercado. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo de desenvolver um plano de negócios e investigar a viabilidade da criação de uma marca de roupas que ofereça por meio de um e-commerce, o serviço de personalização de seus produtos. No plano de negócios foram destacadas as principais características da empresa proposta, do mercado e concorrentes, riscos e vantagens competitivas. A pesquisa tem o perfil quantitativa, que realizou a exploração dos dados por meio de pesquisa de campo e documental. Após realizadas as estimativas de custos, despesas e receitas para um cenário de cinco anos, é possível afirmar que o investimento é viável, apresentando uma taxa interna de retorno (TIR) de 56,76%, valor superior a taxa mínima de atratividade (TMA) de 12,35%.The fashion market is influenced by several factors and is always changing. In the current scenario of wide competition in the fashion market, adaptability and innovation are success factors for differentiation and gain of competitive advantage, however, the entrepreneur needs to be prepared to carry out good management and assume the risks of starting a new venture that stands out in the market. In this way, this work aims to develop a business plan and investigate the feasibility of creating a clothing brand that offers, through an e-commerce, the customization service of its products. In the business plan, the main characteristics of the proposed company, the market and competitors, risks and competitive advantages were highlighted. The research has a quantitative profile, which carried out the exploration of data through field and documentary research. After carrying out the estimates of costs, expenses and revenues for a five-year scenario, it is possible to state that the investment is viable, presenting an internal rate of return (IRR) of 56.76%, a value higher than the minimum rate of attractiveness (TMA) of 12.35%.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAONegócios - PlanejamentoEmpreendedorismoAnálise econômico-financeiraComércio eletrônicoModaBusiness - PlanningEntrepreneurshipRatio analysisElectronic commerceFashionAnálise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalizaçãoAnalysis of the economic and financial feasibility of a fashion e-commerce focuzed on costumizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLondrinaRibas, Carlos AlbertoRibas, Carlos AlbertoFerreira, José AngeloRambalducci, Marcos Jeronimo GoroskiRibeiro, Gabriel Martinsreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALanaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdfanaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdfapplication/pdf2021786http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/1/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdfec06899818c385bdde0fef2632c02504MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81025http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/2/license_rdf84a900c9dd4b2a10095a94649e1ce116MD52TEXTanaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.txtanaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.txtExtracted texttext/plain160044http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/4/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.txteebcbeaa72bda823b400e7097c4bf1d4MD54THUMBNAILanaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.jpganaliseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/5/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.jpgb343847d5e6b76e47d6f86c4dd17956eMD551/305052023-02-04 04:06:54.322oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-02-04T06:06:54Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Analysis of the economic and financial feasibility of a fashion e-commerce focuzed on costumization |
title |
Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização |
spellingShingle |
Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização Ribeiro, Gabriel Martins CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Negócios - Planejamento Empreendedorismo Análise econômico-financeira Comércio eletrônico Moda Business - Planning Entrepreneurship Ratio analysis Electronic commerce Fashion |
title_short |
Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização |
title_full |
Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização |
title_fullStr |
Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização |
title_full_unstemmed |
Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização |
title_sort |
Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização |
author |
Ribeiro, Gabriel Martins |
author_facet |
Ribeiro, Gabriel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribas, Carlos Alberto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ribas, Carlos Alberto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ferreira, José Angelo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Gabriel Martins |
contributor_str_mv |
Ribas, Carlos Alberto Ribas, Carlos Alberto Ferreira, José Angelo Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Negócios - Planejamento Empreendedorismo Análise econômico-financeira Comércio eletrônico Moda Business - Planning Entrepreneurship Ratio analysis Electronic commerce Fashion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negócios - Planejamento Empreendedorismo Análise econômico-financeira Comércio eletrônico Moda Business - Planning Entrepreneurship Ratio analysis Electronic commerce Fashion |
description |
O mercado da moda é influenciado por diversos fatores e está sempre em constante modificação. No cenário atual de ampla concorrência do mercado de moda, a capacidade de adaptação e a inovação são fatores de sucesso para diferenciação e ganho de vantagem competitiva, porém o empreendedor precisa estar preparado para fazer uma boa gestão e assumir os riscos de iniciar um novo empreendimento que se destaque no mercado. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo de desenvolver um plano de negócios e investigar a viabilidade da criação de uma marca de roupas que ofereça por meio de um e-commerce, o serviço de personalização de seus produtos. No plano de negócios foram destacadas as principais características da empresa proposta, do mercado e concorrentes, riscos e vantagens competitivas. A pesquisa tem o perfil quantitativa, que realizou a exploração dos dados por meio de pesquisa de campo e documental. Após realizadas as estimativas de custos, despesas e receitas para um cenário de cinco anos, é possível afirmar que o investimento é viável, apresentando uma taxa interna de retorno (TIR) de 56,76%, valor superior a taxa mínima de atratividade (TMA) de 12,35%. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-02T20:18:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-02T20:18:17Z 2024-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Gabriel Martins. Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30505 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Gabriel Martins. Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/1/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/4/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30505/5/analiseviabilidadeecommercepersonalizacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b ec06899818c385bdde0fef2632c02504 84a900c9dd4b2a10095a94649e1ce116 eebcbeaa72bda823b400e7097c4bf1d4 b343847d5e6b76e47d6f86c4dd17956e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923042528854016 |