Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26468 |
Resumo: | O transtorno do desenvolvimento intelectual afeta diversas áreas na vida de alunos com deficiência intelectual, dentre elas, o baixo rendimento escolar. Além disso, os indivíduos com deficiência intelectual possuem dificuldades em realizar tarefas básicas, quando se trata de atividades que exigem o uso das habilidades motoras. No contexto educacional, é notório a necessidade de criação de ferramentas tecnológicas voltadas para a avaliação desse público no uso de periféricos. O jogo sério é um exemplo de ferramenta que permite o maior engajamento dos alunos e pode ser construído com elementos de gamificação tais como avatar e pontuação. Este trabalho desenvolveu um jogo sério com elementos de gamificação que permite avaliar a evolução do aluno com deficiência intelectual no uso dos periféricos mouse e teclado. Os desafios propostos estimulam a coordenação motora fina que é avaliada usando técnicas de avaliação motora propostas na literatura. O jogo, denominado de AliCharlie, tem formato de um livro com três capítulos e consiste em vários desafios relacionados ao conteúdo sobre o tema de Segurança Alimentar, em especial, os alimentos convencionais, orgânicos e transgênicos. A avaliação do jogo foi realizada por educadores de uma escola de modalidade de Ensino de Jovens e Adultos com deficiência intelectual na faixa etária de 18 a 60 anos e o resultado foi satisfatório considerando os desafios, imagens, objetivo do jogo, entre outras características. |
id |
UTFPR-12_d276f5992413cdcd2ec06a09f39c82fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26468 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-11-22T14:24:52Z2021-11-22T14:24:52Z2021-08-31LEAL, Alline da Silva. Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26468O transtorno do desenvolvimento intelectual afeta diversas áreas na vida de alunos com deficiência intelectual, dentre elas, o baixo rendimento escolar. Além disso, os indivíduos com deficiência intelectual possuem dificuldades em realizar tarefas básicas, quando se trata de atividades que exigem o uso das habilidades motoras. No contexto educacional, é notório a necessidade de criação de ferramentas tecnológicas voltadas para a avaliação desse público no uso de periféricos. O jogo sério é um exemplo de ferramenta que permite o maior engajamento dos alunos e pode ser construído com elementos de gamificação tais como avatar e pontuação. Este trabalho desenvolveu um jogo sério com elementos de gamificação que permite avaliar a evolução do aluno com deficiência intelectual no uso dos periféricos mouse e teclado. Os desafios propostos estimulam a coordenação motora fina que é avaliada usando técnicas de avaliação motora propostas na literatura. O jogo, denominado de AliCharlie, tem formato de um livro com três capítulos e consiste em vários desafios relacionados ao conteúdo sobre o tema de Segurança Alimentar, em especial, os alimentos convencionais, orgânicos e transgênicos. A avaliação do jogo foi realizada por educadores de uma escola de modalidade de Ensino de Jovens e Adultos com deficiência intelectual na faixa etária de 18 a 60 anos e o resultado foi satisfatório considerando os desafios, imagens, objetivo do jogo, entre outras características.Intellectual development disorder affects several areas in the lives of students with intellectual disabilities, including poor school performance. In addition, individuals with intellectual disabilities have difficulties in performing basic tasks, when it comes to activities that require the use of motor skills. In the educational context, the need to create technological tools aimed at evaluating this audience in the use of peripherals is notorious. Serious gaming is an example of a tool that allows for greater student engagement and can be built with gamification elements such as avatar and scoring. This work developed a serious game with gamification elements that allows evaluating the evolution of the student with intellectual disabilities in the use of mouse and keyboard peripherals. The proposed challenges stimulate fine motor coordination, which is assessed using motor assessment techniques proposed in the literature. The game, called AliCharlie, is in the form of a book with three chapters and consists of several challenges related to the content on the theme of Food Safety, in particular, conventional, organic and transgenic foods. The evaluation of the game was carried out by educators from a school of teaching modality for young people and adults with intellectual disabilities aged between 18 and 60 years old and the result was satisfactory considering the challenges, images, objective of the game, among other characteristics.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOIncapacidade intelectualJogos educativosAprendizagem motoraStupidityEducational gamesMotor learningUm jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricosA serious game to evaluate the learning of students with intellectual disabilities in the use of peripheralsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaMatos, Simone NasserMatos, Simone NasserIshikawa, Eliana Cláudia MayumiBorges, Helyane BronoskiLeal, Alline da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALjogoseriodeficienciaperifericos.pdfjogoseriodeficienciaperifericos.pdfapplication/pdf1479923http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26468/1/jogoseriodeficienciaperifericos.pdf05bd1344095d5ab0332ac839f2659052MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26468/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTjogoseriodeficienciaperifericos.pdf.txtjogoseriodeficienciaperifericos.pdf.txtExtracted texttext/plain141282http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26468/3/jogoseriodeficienciaperifericos.pdf.txt75e8cda6f25365de67f0cf5e614403deMD53THUMBNAILjogoseriodeficienciaperifericos.pdf.jpgjogoseriodeficienciaperifericos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26468/4/jogoseriodeficienciaperifericos.pdf.jpg9e5b7c0b8630d676cd52d85350a6084dMD541/264682021-11-23 04:06:07.51oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-11-23T06:06:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A serious game to evaluate the learning of students with intellectual disabilities in the use of peripherals |
title |
Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos |
spellingShingle |
Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos Leal, Alline da Silva CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Incapacidade intelectual Jogos educativos Aprendizagem motora Stupidity Educational games Motor learning |
title_short |
Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos |
title_full |
Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos |
title_fullStr |
Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos |
title_full_unstemmed |
Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos |
title_sort |
Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos |
author |
Leal, Alline da Silva |
author_facet |
Leal, Alline da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Simone Nasser |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Matos, Simone Nasser |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Borges, Helyane Bronoski |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Alline da Silva |
contributor_str_mv |
Matos, Simone Nasser Matos, Simone Nasser Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi Borges, Helyane Bronoski |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Incapacidade intelectual Jogos educativos Aprendizagem motora Stupidity Educational games Motor learning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Incapacidade intelectual Jogos educativos Aprendizagem motora Stupidity Educational games Motor learning |
description |
O transtorno do desenvolvimento intelectual afeta diversas áreas na vida de alunos com deficiência intelectual, dentre elas, o baixo rendimento escolar. Além disso, os indivíduos com deficiência intelectual possuem dificuldades em realizar tarefas básicas, quando se trata de atividades que exigem o uso das habilidades motoras. No contexto educacional, é notório a necessidade de criação de ferramentas tecnológicas voltadas para a avaliação desse público no uso de periféricos. O jogo sério é um exemplo de ferramenta que permite o maior engajamento dos alunos e pode ser construído com elementos de gamificação tais como avatar e pontuação. Este trabalho desenvolveu um jogo sério com elementos de gamificação que permite avaliar a evolução do aluno com deficiência intelectual no uso dos periféricos mouse e teclado. Os desafios propostos estimulam a coordenação motora fina que é avaliada usando técnicas de avaliação motora propostas na literatura. O jogo, denominado de AliCharlie, tem formato de um livro com três capítulos e consiste em vários desafios relacionados ao conteúdo sobre o tema de Segurança Alimentar, em especial, os alimentos convencionais, orgânicos e transgênicos. A avaliação do jogo foi realizada por educadores de uma escola de modalidade de Ensino de Jovens e Adultos com deficiência intelectual na faixa etária de 18 a 60 anos e o resultado foi satisfatório considerando os desafios, imagens, objetivo do jogo, entre outras características. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-22T14:24:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-22T14:24:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEAL, Alline da Silva. Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26468 |
identifier_str_mv |
LEAL, Alline da Silva. Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Ciência da Computação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26468/1/jogoseriodeficienciaperifericos.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26468/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26468/3/jogoseriodeficienciaperifericos.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26468/4/jogoseriodeficienciaperifericos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05bd1344095d5ab0332ac839f2659052 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 75e8cda6f25365de67f0cf5e614403de 9e5b7c0b8630d676cd52d85350a6084d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922960760897536 |