Aplicação da metodologia de análise de falhas com base na manutenção centrada em confiabilidade: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martim, Flávio Luiz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28577
Resumo: A logística intermodal contemporânea, principalmente na etapa ferroviária, é obrigada a operar dentro de limites, parâmetros e metas pré-estabelecidas, a fim de manter baixos custos para viabilizar o negócio e, ainda, garantir a disponibilidade e confiabilidade dos ativos da companhia para que consiga atingir a alta agilidade e complexidade que é demandada nessa operação. A Análise de Falhas com Base na Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) é uma técnica que pode auxiliar as organizações a desenvolverem um programa de melhorias sistemáticas, atingindo os objetivos em relação ao custo-benefício de forma eficaz. No presente estudo de caso tem-se como principal premissa utilizar conceitos e ferramentas de implementação da MCC, especialmente das etapas de Análises de Falhas, para iniciar a implementação deste tipo de metodologia em uma empresa do ramo supracitado, mais especificamente em um equipamento conhecido como Pórtico Sobre Trilhos (RMG), utilizado na movimentação e empilhamento de contêineres, localizado em uma planta de terminal ferroviário. Dentre as etapas do estudo, tem-se: i) a formação do grupo de projeto; ii) a seleção do sistema em que será aplicado o método e a definição de seus subsistemas; iii) a análise das funções do sistema e de suas falhas funcionais; iv) a definição dos itens críticos e; v) a análise dos modos de falha e efeitos (aplicação de FMEA). Com estas análises, objetiva-se ter um mapeamento com alto nível de detalhamento que possa ser utilizado futuramente para desenvolver avaliações de risco do equipamento, além da elaboração de planos de manutenção mais robustos e eficientes e estudos da confiabilidade bem embasados (até então não existentes na companhia retratada no estudo de caso).
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A Análise de Falhas com Base na Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) é uma técnica que pode auxiliar as organizações a desenvolverem um programa de melhorias sistemáticas, atingindo os objetivos em relação ao custo-benefício de forma eficaz. No presente estudo de caso tem-se como principal premissa utilizar conceitos e ferramentas de implementação da MCC, especialmente das etapas de Análises de Falhas, para iniciar a implementação deste tipo de metodologia em uma empresa do ramo supracitado, mais especificamente em um equipamento conhecido como Pórtico Sobre Trilhos (RMG), utilizado na movimentação e empilhamento de contêineres, localizado em uma planta de terminal ferroviário. Dentre as etapas do estudo, tem-se: i) a formação do grupo de projeto; ii) a seleção do sistema em que será aplicado o método e a definição de seus subsistemas; iii) a análise das funções do sistema e de suas falhas funcionais; iv) a definição dos itens críticos e; v) a análise dos modos de falha e efeitos (aplicação de FMEA). Com estas análises, objetiva-se ter um mapeamento com alto nível de detalhamento que possa ser utilizado futuramente para desenvolver avaliações de risco do equipamento, além da elaboração de planos de manutenção mais robustos e eficientes e estudos da confiabilidade bem embasados (até então não existentes na companhia retratada no estudo de caso).The contemporary intermodal logistics, especially at the railway phase, needs to operate within pre-established limits, parameters and targets, in order to maintain low costs to make the business viable, and also to ensure the availability and reliability of the company’s assets to achieve the high agility and complexity that is demanded for this operation. The Failure Analisys, based on the Reliability-Centered Maintenance (RCM), is a technique that can help organizations to develop a systematic improvement program, effectively achieving cost-effectiveness goals. The main purpose of the present case study is to use RCM implementation concepts and tools, particularly from the Failure Analysis steps, to initiate the implementation of this type of methodology in a company of the aforementioned branch, more specifically in an equipment known as Rail Mounted Gantry (RMG), used to move and stack containers, which is located in a rail terminal plant. Among the stages of the study, is had: i) the formation of the project group; ii) the selection of the system in which the method and its subsystems will be applied; iii) the analysis of the functions of the system and its functional failures; iv) the definition of critical items and; v) the analysis of failure modes and effects (FMEA application). With these analyzes, is aimed a high level of detail mapping that can be used in the future to develop equipment risk assessments, in addition to developing more robust and efficient maintenance plans, and well-funded realiability studies (not available until then in the company portrayed in the case study).porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização MBA em Gestão de AtivosUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOManutençãoConfiabilidadeLocalização de falhas (Engenharia)PórticosMaintenanceReliability (Engineering)Fault location (Engineering)PorticoesAplicação da metodologia de análise de falhas com base na manutenção centrada em confiabilidade: um estudo de casoApplication of failure analysis methodology based on reliability centered maintenance: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaParis, Wanderson StaelParis, Wanderson StaelRigoni, EmersonRodrigues, MarceloMartim, Flávio Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_MBAGA_I_2018_04.pdfCT_MBAGA_I_2018_04.pdfapplication/pdf1490836http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28577/1/CT_MBAGA_I_2018_04.pdfe69af37f20f72c32cc5c8b5739521a3eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28577/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_MBAGA_I_2018_04.pdf.txtCT_MBAGA_I_2018_04.pdf.txtExtracted texttext/plain192973http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28577/3/CT_MBAGA_I_2018_04.pdf.txtb9636f9c134b9c8470e894de0013cc47MD53THUMBNAILCT_MBAGA_I_2018_04.pdf.jpgCT_MBAGA_I_2018_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1319http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28577/4/CT_MBAGA_I_2018_04.pdf.jpg00eddf36945b85e771759b905a5cd4d8MD541/285772022-05-19 03:08:07.163oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-05-19T06:08:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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