Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16279 |
Resumo: | A utilização de veículos no cotidiano tem ampliado a cada dia que passa, gerando cada vez maiores dificuldades logísticas no quesito de tempo. Este estudo se relaciona especificamente com a logística interna das cidades na otimização dos tempos de semáforos, pelo uso de câmeras e processamento de imagens por deep learning, junto à utilização de um algoritmo de aprimoramento, onde pode ser verificado aumento na fluidez do tráfego decorrente de uma melhor distribuição dos tempos de semáforo. |
id |
UTFPR-12_dbc5948ac4ba5266f8c8d0ccfa2f9d56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16279 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-19T19:51:20Z2020-11-19T19:51:20Z2018-12-11BARONI, Rafael Becker. Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros. 2018. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16279A utilização de veículos no cotidiano tem ampliado a cada dia que passa, gerando cada vez maiores dificuldades logísticas no quesito de tempo. Este estudo se relaciona especificamente com a logística interna das cidades na otimização dos tempos de semáforos, pelo uso de câmeras e processamento de imagens por deep learning, junto à utilização de um algoritmo de aprimoramento, onde pode ser verificado aumento na fluidez do tráfego decorrente de uma melhor distribuição dos tempos de semáforo.The use of vehicles day by day has been increased every day that passes causing more logistics difficulties in the mean of time. This study relates especially with the internal logistics of the cities in the traffic light time optimization by applying cameras and image processing by deep learning, with the use of an enhancement algorithm, where can be verified the increase of the flows due the better distribution of the traffic light times.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICATrânsito - Sinais e sinalizaçãoProcessamento de imagensTrânsito - CongestionamentoTrânsito - FluxoTraffic signs and signalsImage processingTraffic congestionTraffic flowMetodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaSantos, Max Mauro DiasSantos, Max Mauro DiasCarvalho, Marcelo Vasconcelos deMartins, Marcella Scoczynski RibeiroBaroni, Rafael Beckerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_DAMEC_2018_2_23.pdfapplication/pdf2172394http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16279/1/PG_DAMEC_2018_2_23.pdfd61e9d72e58001054702127d50a09243MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16279/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_DAMEC_2018_2_23.pdf.txtExtracted texttext/plain93774http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16279/3/PG_DAMEC_2018_2_23.pdf.txt4826f9c9410927191fad05e8b8858ddfMD53THUMBNAILPG_DAMEC_2018_2_23.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1374http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16279/4/PG_DAMEC_2018_2_23.pdf.jpgb9aac60b9d2b59a22b472c277c2c1a41MD541/162792020-11-19 17:51:20.275oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T19:51:20Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros |
title |
Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros |
spellingShingle |
Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros Baroni, Rafael Becker CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Trânsito - Sinais e sinalização Processamento de imagens Trânsito - Congestionamento Trânsito - Fluxo Traffic signs and signals Image processing Traffic congestion Traffic flow |
title_short |
Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros |
title_full |
Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros |
title_fullStr |
Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros |
title_full_unstemmed |
Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros |
title_sort |
Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros |
author |
Baroni, Rafael Becker |
author_facet |
Baroni, Rafael Becker |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Max Mauro Dias |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Max Mauro Dias |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Carvalho, Marcelo Vasconcelos de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baroni, Rafael Becker |
contributor_str_mv |
Santos, Max Mauro Dias Santos, Max Mauro Dias Carvalho, Marcelo Vasconcelos de Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Trânsito - Sinais e sinalização Processamento de imagens Trânsito - Congestionamento Trânsito - Fluxo Traffic signs and signals Image processing Traffic congestion Traffic flow |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trânsito - Sinais e sinalização Processamento de imagens Trânsito - Congestionamento Trânsito - Fluxo Traffic signs and signals Image processing Traffic congestion Traffic flow |
description |
A utilização de veículos no cotidiano tem ampliado a cada dia que passa, gerando cada vez maiores dificuldades logísticas no quesito de tempo. Este estudo se relaciona especificamente com a logística interna das cidades na otimização dos tempos de semáforos, pelo uso de câmeras e processamento de imagens por deep learning, junto à utilização de um algoritmo de aprimoramento, onde pode ser verificado aumento na fluidez do tráfego decorrente de uma melhor distribuição dos tempos de semáforo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-19T19:51:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-19T19:51:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARONI, Rafael Becker. Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros. 2018. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16279 |
identifier_str_mv |
BARONI, Rafael Becker. Metodologia para controle de semáforos utilizando processamento de imagens para reconhecimento da quantidade de carros. 2018. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Mecânica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Mecânica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16279/1/PG_DAMEC_2018_2_23.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16279/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16279/3/PG_DAMEC_2018_2_23.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16279/4/PG_DAMEC_2018_2_23.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d61e9d72e58001054702127d50a09243 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 4826f9c9410927191fad05e8b8858ddf b9aac60b9d2b59a22b472c277c2c1a41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923024848814080 |