Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Legramanti, Gabriela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14553
Resumo: Os acidentes de trânsito são uma constante preocupação da sociedade devido aos elevados custos econômicos e sociais envolvidos. A busca pela redução dos índices de acidentalidade, a partir do planejamento do sistema viário, passa pela identificação e priorização de segmentos críticos para estudos de intervenção. Neste estudo, através de pesquisas de tráfego, consultas em bancos de dados e investigação de fatores contribuintes para a ocorrência de acidentes de trânsito, buscam-se alternativas para a redução da frequência e gravidade dos acidentes localizados em pontos críticos do perímetro urbano de Pato Branco – PR. No município, atualmente, são coletadas diversas informações relacionadas aos acidentes de trânsito. No entanto, a análise e tratamento dos dados coletados ainda não é realizada de forma eficiente por parte dos órgãos competentes. Esta análise, aliada à avaliação do local de ocorrência, fornece indícios sobre as causas dos acidentes, o que possibilita a sugestão de modificações na infraestrutura e operação dos locais críticos para a melhoria da segurança viária. Indica-se, ainda, a necessidade investimentos em atividades de coleta, manipulação e aplicação de dados de acidentes de trânsito no município de Pato Branco – PR, especialmente em uma plataforma de Sistema de Informações Geográficas (SIG), o que proporcionaria maior eficiência no processamento dos dados e, consequentemente, melhor direcionamento dos recursos públicos municipais voltados para o aumento da segurança viária.
id UTFPR-12_dd8b2420e6433f213ee3edd66a03339c
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14553
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-18T12:10:44Z2020-11-18T12:10:44Z2018-06-20LEGRAMANTI, Gabriela. Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14553Os acidentes de trânsito são uma constante preocupação da sociedade devido aos elevados custos econômicos e sociais envolvidos. A busca pela redução dos índices de acidentalidade, a partir do planejamento do sistema viário, passa pela identificação e priorização de segmentos críticos para estudos de intervenção. Neste estudo, através de pesquisas de tráfego, consultas em bancos de dados e investigação de fatores contribuintes para a ocorrência de acidentes de trânsito, buscam-se alternativas para a redução da frequência e gravidade dos acidentes localizados em pontos críticos do perímetro urbano de Pato Branco – PR. No município, atualmente, são coletadas diversas informações relacionadas aos acidentes de trânsito. No entanto, a análise e tratamento dos dados coletados ainda não é realizada de forma eficiente por parte dos órgãos competentes. Esta análise, aliada à avaliação do local de ocorrência, fornece indícios sobre as causas dos acidentes, o que possibilita a sugestão de modificações na infraestrutura e operação dos locais críticos para a melhoria da segurança viária. Indica-se, ainda, a necessidade investimentos em atividades de coleta, manipulação e aplicação de dados de acidentes de trânsito no município de Pato Branco – PR, especialmente em uma plataforma de Sistema de Informações Geográficas (SIG), o que proporcionaria maior eficiência no processamento dos dados e, consequentemente, melhor direcionamento dos recursos públicos municipais voltados para o aumento da segurança viária.Traffic accidents are constantly concerning society due to the high economic and social costs involved to it. The aim for the reduction of the accidentality indexes, starting from the planning of the road system, involves the identification and prioritization of critical segments for intervention studies. This study, through traffic surveys, database queries and investigation of contributing factors for the occurrence of traffic accidents, seeks for alternatives to reduce the frequency and severity of accidents located at critical points in the urban perimeter of Pato Branco - PR. In the city, currently, several information related to traffic accidents are collected. However, the analysis and treatment of the data base is still not performed efficiently by the competent agencies. This analysis, together with the assessment of the place of occurrence, provides indications of the causes of the accidents, which makes it possible to suggest modifications in the infrastructure and operation of the critical sites for the improvement of road safety. It is also pointed out the need for investments in the collection, manipulation and application of traffic accident data in the city of Pato Branco - PR, especially in a Geographic Information System (GIS) platform, which would provide greater efficiency in the data processing and, consequently, better targeting of municipal public resources aimed at increasing road safety.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILAcidentes de trânsitoLevantamentos de trânsitoSegurança no trânsitoSistemas de informação geográficaTraffic accidentsTraffic surveysTraffic safetyGeographic information systemsProposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsitoProposal of a method for the implementation of interventions in the Pato Branco - PR road system based on traffic accidentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoBisconsini, Danilo RinaldiBisconsini, Danilo RinaldiTabalipa, Ney LyzandroIrrigaray, Mario Arlindo PazLegramanti, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_COECI_2018_1_17.pdfapplication/pdf6315343http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14553/1/PB_COECI_2018_1_17.pdf2e7268027081d3dfd2f5a13d180ab373MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14553/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_COECI_2018_1_17.pdf.txtExtracted texttext/plain102766http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14553/3/PB_COECI_2018_1_17.pdf.txt5968ba7b6bb579b4cb3070096806d71fMD53THUMBNAILPB_COECI_2018_1_17.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14553/4/PB_COECI_2018_1_17.pdf.jpg7675a2e8f9349147be4e8ca6e7d5c35bMD541/145532020-11-18 10:10:44.618oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14553TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T12:10:44Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Proposal of a method for the implementation of interventions in the Pato Branco - PR road system based on traffic accident
title Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito
spellingShingle Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito
Legramanti, Gabriela
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Acidentes de trânsito
Levantamentos de trânsito
Segurança no trânsito
Sistemas de informação geográfica
Traffic accidents
Traffic surveys
Traffic safety
Geographic information systems
title_short Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito
title_full Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito
title_fullStr Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito
title_full_unstemmed Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito
title_sort Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito
author Legramanti, Gabriela
author_facet Legramanti, Gabriela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tabalipa, Ney Lyzandro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Irrigaray, Mario Arlindo Paz
dc.contributor.author.fl_str_mv Legramanti, Gabriela
contributor_str_mv Bisconsini, Danilo Rinaldi
Bisconsini, Danilo Rinaldi
Tabalipa, Ney Lyzandro
Irrigaray, Mario Arlindo Paz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Acidentes de trânsito
Levantamentos de trânsito
Segurança no trânsito
Sistemas de informação geográfica
Traffic accidents
Traffic surveys
Traffic safety
Geographic information systems
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes de trânsito
Levantamentos de trânsito
Segurança no trânsito
Sistemas de informação geográfica
Traffic accidents
Traffic surveys
Traffic safety
Geographic information systems
description Os acidentes de trânsito são uma constante preocupação da sociedade devido aos elevados custos econômicos e sociais envolvidos. A busca pela redução dos índices de acidentalidade, a partir do planejamento do sistema viário, passa pela identificação e priorização de segmentos críticos para estudos de intervenção. Neste estudo, através de pesquisas de tráfego, consultas em bancos de dados e investigação de fatores contribuintes para a ocorrência de acidentes de trânsito, buscam-se alternativas para a redução da frequência e gravidade dos acidentes localizados em pontos críticos do perímetro urbano de Pato Branco – PR. No município, atualmente, são coletadas diversas informações relacionadas aos acidentes de trânsito. No entanto, a análise e tratamento dos dados coletados ainda não é realizada de forma eficiente por parte dos órgãos competentes. Esta análise, aliada à avaliação do local de ocorrência, fornece indícios sobre as causas dos acidentes, o que possibilita a sugestão de modificações na infraestrutura e operação dos locais críticos para a melhoria da segurança viária. Indica-se, ainda, a necessidade investimentos em atividades de coleta, manipulação e aplicação de dados de acidentes de trânsito no município de Pato Branco – PR, especialmente em uma plataforma de Sistema de Informações Geográficas (SIG), o que proporcionaria maior eficiência no processamento dos dados e, consequentemente, melhor direcionamento dos recursos públicos municipais voltados para o aumento da segurança viária.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-18T12:10:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-18T12:10:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEGRAMANTI, Gabriela. Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14553
identifier_str_mv LEGRAMANTI, Gabriela. Proposta de um método para a realização de intervenções no sistema viário de Pato Branco - PR com base em dados de acidentes de trânsito. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Construção Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14553/1/PB_COECI_2018_1_17.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14553/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14553/3/PB_COECI_2018_1_17.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14553/4/PB_COECI_2018_1_17.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e7268027081d3dfd2f5a13d180ab373
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
5968ba7b6bb579b4cb3070096806d71f
7675a2e8f9349147be4e8ca6e7d5c35b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923004189769728