Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17160 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a execução de um retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos, realizado em uma montadora de veículos. Este equipamento é utilizado para verificar possíveis entradas de água no interior dos veículos após serem montados. Tal sistema de testes contempla: um reservatório de água; bombas d’água; cortina de ar; bicos injetores d’água; cilindros pneumáticos; eletroválvulas e um painel de controle do sistema. Todo o controle destes equipamentos e periféricos era realizado com comandos eletromagnéticos, relés temporizadores, sensores de nível e relés auxiliares. Devido a alterações nos veículos e no processo, todo o controle foi modificado e modernizado mediante o uso da tecnologia do Controlador Lógico Programável (CLP) e sensores modernos, como por exemplo, sensor ultrassônico para controle de nível. Para esta modificação foi especificado um novo CLP que atendesse a demanda do projeto, foi realizado um novo projeto elétrico, foi desenvolvida a lógica de funcionamento do sistema utilizando a linguagem Grafcet, foi realizada a implementação da lógica no CLP utilizando a linguagem de programação Ladder e desenvolvidas as telas da Interface Homem Máquina (IHM). Por fim, neste estudo, serão apresentados os resultados com os ganhos e perdas do sistema de controle novo comparado ao sistema antigo, também será apresentado os objetivos atingidos, não atingidos e possíveis futuros trabalhos. |
id |
UTFPR-12_e258fb4f7272c3997e70ff7f5f36d37d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/17160 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-20T17:56:05Z2020-11-20T17:56:05Z2014-10-23BANDT NETO, Martim. Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos. 2014. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17160Este trabalho apresenta a execução de um retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos, realizado em uma montadora de veículos. Este equipamento é utilizado para verificar possíveis entradas de água no interior dos veículos após serem montados. Tal sistema de testes contempla: um reservatório de água; bombas d’água; cortina de ar; bicos injetores d’água; cilindros pneumáticos; eletroválvulas e um painel de controle do sistema. Todo o controle destes equipamentos e periféricos era realizado com comandos eletromagnéticos, relés temporizadores, sensores de nível e relés auxiliares. Devido a alterações nos veículos e no processo, todo o controle foi modificado e modernizado mediante o uso da tecnologia do Controlador Lógico Programável (CLP) e sensores modernos, como por exemplo, sensor ultrassônico para controle de nível. Para esta modificação foi especificado um novo CLP que atendesse a demanda do projeto, foi realizado um novo projeto elétrico, foi desenvolvida a lógica de funcionamento do sistema utilizando a linguagem Grafcet, foi realizada a implementação da lógica no CLP utilizando a linguagem de programação Ladder e desenvolvidas as telas da Interface Homem Máquina (IHM). Por fim, neste estudo, serão apresentados os resultados com os ganhos e perdas do sistema de controle novo comparado ao sistema antigo, também será apresentado os objetivos atingidos, não atingidos e possíveis futuros trabalhos.This work presents the execution of a retrofitting on a system of water infiltration test in vehicles at carmaker. This equipment is used to check for possible entry of water inside the vehicles after they are assembled. This testing system includes: A water tank; Water pumps; Air curtain; Water injector nozzles; pneumatic cylinders; Electric valves and system control panel. All the control of this equipments and peripherals was by electromagnetic commands, timers relay, level sensors and auxiliary relays. Due the modifications in vehicles and process this control was need changed by technology Programing Logic Controller (PLC) and modern sensors, for example ultrasonic sensor for level control. To this modification was specified a new PLC compatible with the project necessity, was updated the electric diagram, developed the system work logic using the Grafcet language, implemented the logic in PLC using the Ladder programing language and made the screens to Interface between man and machine. After is showed the comparison between the old and the new control, too will show the objectives achieved, not achieved and possible future jobs.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de EletrotécnicaAutomação IndustrialAutomaçãoControladores programáveisVeículosInfiltraçãoAutomationProgrammable controllersVehiclesSeepageRetrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaOliveira, Valmir deBandt Neto, Martimreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_CEAUT_V_2014_03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17160/1/CT_CEAUT_V_2014_03.pdf.jpgc9a19957d539682ccef17dd9c731976eMD51ORIGINALCT_CEAUT_V_2014_03.pdfapplication/pdf5528291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17160/2/CT_CEAUT_V_2014_03.pdf9789ab997e7540386abc0f6ca0c07731MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17160/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_CEAUT_V_2014_03.pdf.txtExtracted texttext/plain139160http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17160/4/CT_CEAUT_V_2014_03.pdf.txt049726fc5adb1e336f8e81cc5a14e42cMD541/171602020-11-20 15:56:05.282oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-20T17:56:05Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos |
title |
Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos |
spellingShingle |
Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos Bandt Neto, Martim Automação Industrial Automação Controladores programáveis Veículos Infiltração Automation Programmable controllers Vehicles Seepage |
title_short |
Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos |
title_full |
Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos |
title_fullStr |
Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos |
title_full_unstemmed |
Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos |
title_sort |
Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos |
author |
Bandt Neto, Martim |
author_facet |
Bandt Neto, Martim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Valmir de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandt Neto, Martim |
contributor_str_mv |
Oliveira, Valmir de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Automação Industrial |
topic |
Automação Industrial Automação Controladores programáveis Veículos Infiltração Automation Programmable controllers Vehicles Seepage |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automação Controladores programáveis Veículos Infiltração Automation Programmable controllers Vehicles Seepage |
description |
Este trabalho apresenta a execução de um retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos, realizado em uma montadora de veículos. Este equipamento é utilizado para verificar possíveis entradas de água no interior dos veículos após serem montados. Tal sistema de testes contempla: um reservatório de água; bombas d’água; cortina de ar; bicos injetores d’água; cilindros pneumáticos; eletroválvulas e um painel de controle do sistema. Todo o controle destes equipamentos e periféricos era realizado com comandos eletromagnéticos, relés temporizadores, sensores de nível e relés auxiliares. Devido a alterações nos veículos e no processo, todo o controle foi modificado e modernizado mediante o uso da tecnologia do Controlador Lógico Programável (CLP) e sensores modernos, como por exemplo, sensor ultrassônico para controle de nível. Para esta modificação foi especificado um novo CLP que atendesse a demanda do projeto, foi realizado um novo projeto elétrico, foi desenvolvida a lógica de funcionamento do sistema utilizando a linguagem Grafcet, foi realizada a implementação da lógica no CLP utilizando a linguagem de programação Ladder e desenvolvidas as telas da Interface Homem Máquina (IHM). Por fim, neste estudo, serão apresentados os resultados com os ganhos e perdas do sistema de controle novo comparado ao sistema antigo, também será apresentado os objetivos atingidos, não atingidos e possíveis futuros trabalhos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-10-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-20T17:56:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-20T17:56:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BANDT NETO, Martim. Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos. 2014. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17160 |
identifier_str_mv |
BANDT NETO, Martim. Retrofitting em um sistema de teste de infiltração de água em veículos. 2014. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Eletrotécnica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17160/1/CT_CEAUT_V_2014_03.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17160/2/CT_CEAUT_V_2014_03.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17160/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17160/4/CT_CEAUT_V_2014_03.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9a19957d539682ccef17dd9c731976e 9789ab997e7540386abc0f6ca0c07731 dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 049726fc5adb1e336f8e81cc5a14e42c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923051096768512 |