O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lewandovski, Rosane da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25610
Resumo: Atualmente, todo consumidor busca um fornecedor que atenda sua necessidade com um produto ou serviço de qualidade, com isso, as empresas buscam cada vez mais melhorar seu processo produtivo, aumentar a qualidade de suas atividades e reduzir custos. Nesse sentido, o presente estudo foi realizado em uma empresa fabricante de elevadores do estado do Paraná, sendo o foco principal em um dos setores da Qualidade que tem coma atividade a análise e atendimento de reclamações recebidas do "campo", ou seja, das obras onde os elevadores estão sendo montados e instalados. O objetivo deste trabalho, através de um estudo de caso, está em entender coma funciona a atividade de atendimentos das não conformidades e observar qual papel a Qualidade assume diante a empresa toda. Par meio da análise de gráficos no qual estão representadas as quantidades de reclamações atendidas no ano de 2020, divididas entre os tipos de não conformidades encontradas e entre os setores causadores das raízes dos problemas. Como resultado final, observou-se os principais tipo de erros cometidos e suas causas, permitindo entender qual deve ser o foco principal do setor da Qualidade junta aos outros setores da empresa para prevenir erros futuros e garantir a entrega do elevador com qualidade e segurança.
id UTFPR-12_e682c0ac35d3de7feb533010ab6476ad
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25610
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-07-21T13:52:25Z2021-07-21T13:52:25Z2021-05-11LEWANDOVSKI, Rosane da Silva. O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25610Atualmente, todo consumidor busca um fornecedor que atenda sua necessidade com um produto ou serviço de qualidade, com isso, as empresas buscam cada vez mais melhorar seu processo produtivo, aumentar a qualidade de suas atividades e reduzir custos. Nesse sentido, o presente estudo foi realizado em uma empresa fabricante de elevadores do estado do Paraná, sendo o foco principal em um dos setores da Qualidade que tem coma atividade a análise e atendimento de reclamações recebidas do "campo", ou seja, das obras onde os elevadores estão sendo montados e instalados. O objetivo deste trabalho, através de um estudo de caso, está em entender coma funciona a atividade de atendimentos das não conformidades e observar qual papel a Qualidade assume diante a empresa toda. Par meio da análise de gráficos no qual estão representadas as quantidades de reclamações atendidas no ano de 2020, divididas entre os tipos de não conformidades encontradas e entre os setores causadores das raízes dos problemas. Como resultado final, observou-se os principais tipo de erros cometidos e suas causas, permitindo entender qual deve ser o foco principal do setor da Qualidade junta aos outros setores da empresa para prevenir erros futuros e garantir a entrega do elevador com qualidade e segurança.Nowadays, every consumer is looking for a supplier that attend their needs with a quality product or service, with this, companies increasingly seek to improve their production process, increase the quality of their activities and reduce costs. In this sense, the present study was accomplished in an elevator manufacturing company in the state of Parana, being the main focus in one of the Quality sectors which has the activity to analysis and handling of complaints received from the "field", that is, of the place where the elevators are being assembled and installed. The objective of this work, through a case study, is to understand how the service of non-conformities works and to observe what role Quality assumes before the whole company. Through the analysis of graphs in which the number of complaints handled in the year of 2020 is represented, divided between the types of non-conformities found and between the sectors causing the root causes of the problems. As a final result, the main types of errors made and their causes were observed, allowing to understand what the main focus of the Quality sector should be with the other sectors of the company to prevent future errors and ensure the delivery of the elevator with quality and safety.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOControle de qualidadeServiços ao cliente - QualidadeConsumidores - ReclamaçõesElevadoresQuality controlCustomer services - QualityConsumer complaintsElevatorsO papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de casoThe role of quality in attending with non-conformities found during the assembly of elevators, a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLondrinaTondato, RogérioTondato, Silvana Rodrigues QuintilhanoFerreira, José AngeloTondato, RogérioLewandovski, Rosane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALnaoconformidadesmontagemelevadores.pdfnaoconformidadesmontagemelevadores.pdfapplication/pdf7948229http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25610/1/naoconformidadesmontagemelevadores.pdf8af549a4411e03c89f68cc5a768fcc8aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25610/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTnaoconformidadesmontagemelevadores.pdf.txtnaoconformidadesmontagemelevadores.pdf.txtExtracted texttext/plain2530http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25610/3/naoconformidadesmontagemelevadores.pdf.txt76c06740fa0edd2c2073fd2262c417f5MD53THUMBNAILnaoconformidadesmontagemelevadores.pdf.jpgnaoconformidadesmontagemelevadores.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25610/4/naoconformidadesmontagemelevadores.pdf.jpg34b27eadafd159fb320e4b0f1c3a485bMD541/256102021-07-22 03:04:00.309oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-07-22T06:04Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The role of quality in attending with non-conformities found during the assembly of elevators, a case study
title O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso
spellingShingle O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso
Lewandovski, Rosane da Silva
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Controle de qualidade
Serviços ao cliente - Qualidade
Consumidores - Reclamações
Elevadores
Quality control
Customer services - Quality
Consumer complaints
Elevators
title_short O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso
title_full O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso
title_fullStr O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso
title_full_unstemmed O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso
title_sort O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso
author Lewandovski, Rosane da Silva
author_facet Lewandovski, Rosane da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tondato, Rogério
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferreira, José Angelo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tondato, Rogério
dc.contributor.author.fl_str_mv Lewandovski, Rosane da Silva
contributor_str_mv Tondato, Rogério
Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Ferreira, José Angelo
Tondato, Rogério
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Controle de qualidade
Serviços ao cliente - Qualidade
Consumidores - Reclamações
Elevadores
Quality control
Customer services - Quality
Consumer complaints
Elevators
dc.subject.por.fl_str_mv Controle de qualidade
Serviços ao cliente - Qualidade
Consumidores - Reclamações
Elevadores
Quality control
Customer services - Quality
Consumer complaints
Elevators
description Atualmente, todo consumidor busca um fornecedor que atenda sua necessidade com um produto ou serviço de qualidade, com isso, as empresas buscam cada vez mais melhorar seu processo produtivo, aumentar a qualidade de suas atividades e reduzir custos. Nesse sentido, o presente estudo foi realizado em uma empresa fabricante de elevadores do estado do Paraná, sendo o foco principal em um dos setores da Qualidade que tem coma atividade a análise e atendimento de reclamações recebidas do "campo", ou seja, das obras onde os elevadores estão sendo montados e instalados. O objetivo deste trabalho, através de um estudo de caso, está em entender coma funciona a atividade de atendimentos das não conformidades e observar qual papel a Qualidade assume diante a empresa toda. Par meio da análise de gráficos no qual estão representadas as quantidades de reclamações atendidas no ano de 2020, divididas entre os tipos de não conformidades encontradas e entre os setores causadores das raízes dos problemas. Como resultado final, observou-se os principais tipo de erros cometidos e suas causas, permitindo entender qual deve ser o foco principal do setor da Qualidade junta aos outros setores da empresa para prevenir erros futuros e garantir a entrega do elevador com qualidade e segurança.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T13:52:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-21T13:52:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEWANDOVSKI, Rosane da Silva. O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25610
identifier_str_mv LEWANDOVSKI, Rosane da Silva. O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25610/1/naoconformidadesmontagemelevadores.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25610/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25610/3/naoconformidadesmontagemelevadores.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25610/4/naoconformidadesmontagemelevadores.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8af549a4411e03c89f68cc5a768fcc8a
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
76c06740fa0edd2c2073fd2262c417f5
34b27eadafd159fb320e4b0f1c3a485b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923117823950848