Palpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4930 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma leitura do texto dramático brasileiro Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues (1943), enfocando no diálogo entre as personagens e alguns elementos teatrais que podem despertar em leitores e em espectadores sensações como ambiguidade, hesitação e indecibilidade, as quais servem de gatilho para que surja o insólito na narrativa. Por deter-se apenas no estudo do texto teatral escrito, não contemplando nenhuma montagem e encenação específica, esta análise é de cunho bibliográfico. Ao longo dos capítulos defende-se que este texto dramático apresenta características da literatura fantástica, comprovadas ao estabelecer relação entre componentes do texto teatral – como os diálogos dos personagens, as rubricas do autor, entre outros – e teorias do fantástico. O primeiro capítulo apresenta o contexto de produção teatral brasileira em que Vestido de Noiva foi concebido e diferencia o texto dramático dos demais textos literários no intuito de demonstrar como é possível perceber alguns elementos do insólito no texto idealizado pelo autor. Em seguida é aprofundada a análise do texto no segundo capítulo levando-se em consideração que as discussões acerca das figuras femininas que a habitam foram idealizadas por um homem fruto de seu tempo e, portanto, são marcadas por alguns estereótipos. Além disso, destaca-se o diferencial deste estudo através de um breve levantamento da fortuna crítica da peça, posto que a leitura de Vestido de Noiva sob esta perspectiva mostra-se novidade no rol de pesquisas acadêmicas. Por fim, o terceiro capítulo explora alguns elementos fundamentais para a constituição da literatura fantástica procurando elucidar de que modo ele é apresentado no texto dramático. No conjunto teórico que fundamenta as discussões acerca do teatro destacam-se Peter Szondi (2001), Anne Ubersfeld (2005), Patrice Pavis (2008) e Décio de Almeida Prado (1999 [2008]); enquanto as considerações sobre o insólito fundamentam-se especialmente em Tzvetan Todorov (1970 [2017]), Remo Ceserani (2006) e David Roas (2014). Conclui-se que de fato há a inserção do clima insólito nesse texto partindo principalmente de elementos atrelados ao estranho e à psicanálise. Por essa razão, Sigmund Freud (1919, 1933 [2010]; 1923 [2011]) e Jacques Lacan (1998) também fazem parte da fundamentação teórica deste estudo. |
id |
UTFPR-12_e712a630e604b62859545e8c812a33f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4930 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-05-12T13:01:22Z2020-05-12T13:01:22Z2020-02-04VEIGA, Aline da. Palpitação de sombras e luzes : o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4930O presente trabalho propõe uma leitura do texto dramático brasileiro Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues (1943), enfocando no diálogo entre as personagens e alguns elementos teatrais que podem despertar em leitores e em espectadores sensações como ambiguidade, hesitação e indecibilidade, as quais servem de gatilho para que surja o insólito na narrativa. Por deter-se apenas no estudo do texto teatral escrito, não contemplando nenhuma montagem e encenação específica, esta análise é de cunho bibliográfico. Ao longo dos capítulos defende-se que este texto dramático apresenta características da literatura fantástica, comprovadas ao estabelecer relação entre componentes do texto teatral – como os diálogos dos personagens, as rubricas do autor, entre outros – e teorias do fantástico. O primeiro capítulo apresenta o contexto de produção teatral brasileira em que Vestido de Noiva foi concebido e diferencia o texto dramático dos demais textos literários no intuito de demonstrar como é possível perceber alguns elementos do insólito no texto idealizado pelo autor. Em seguida é aprofundada a análise do texto no segundo capítulo levando-se em consideração que as discussões acerca das figuras femininas que a habitam foram idealizadas por um homem fruto de seu tempo e, portanto, são marcadas por alguns estereótipos. Além disso, destaca-se o diferencial deste estudo através de um breve levantamento da fortuna crítica da peça, posto que a leitura de Vestido de Noiva sob esta perspectiva mostra-se novidade no rol de pesquisas acadêmicas. Por fim, o terceiro capítulo explora alguns elementos fundamentais para a constituição da literatura fantástica procurando elucidar de que modo ele é apresentado no texto dramático. No conjunto teórico que fundamenta as discussões acerca do teatro destacam-se Peter Szondi (2001), Anne Ubersfeld (2005), Patrice Pavis (2008) e Décio de Almeida Prado (1999 [2008]); enquanto as considerações sobre o insólito fundamentam-se especialmente em Tzvetan Todorov (1970 [2017]), Remo Ceserani (2006) e David Roas (2014). Conclui-se que de fato há a inserção do clima insólito nesse texto partindo principalmente de elementos atrelados ao estranho e à psicanálise. Por essa razão, Sigmund Freud (1919, 1933 [2010]; 1923 [2011]) e Jacques Lacan (1998) também fazem parte da fundamentação teórica deste estudo.The present work proposes a reading of the Brazilian dramatic text Vestido de Noiva, by Nelson Rodrigues (1943), focusing on the dialogue between the characters and some theatrical elements that can arouse in readers and spectators sensations such as ambiguity, hesitation and undecidability, which serve as triggers for the uncanny to emerge in the narrative. Because it only focuses on the study of the written theatrical text, not contemplating any specific assembly and staging, this analysis is bibliographic in nature. Throughout the chapters it is argued that this dramatic text presents characteristics of fantastic literature, proven by establishing relationship between components of theatrical text – such as the dialogues of the characters, the rubrics of the author, among others – and theories of the fantastic. The first chapter presents the context of Brazilian theatrical production in which Vestido de Noiva was conceived and differentiates the dramatic text from other literary texts in order to demonstrate how it is possible to perceive some elements of the uncanny in the text designed by the author. Afterwards, the analysis of the text in the second chapter is deepened, taking into consideration that the discussions about the female figures that inhabit it were idealized by a man born of his time and, therefore, are marked by some stereotypes. In addition, we highlight the differential of this study through a brief survey of the critical fortune of the play, since the reading of Vestido de Noiva from this perspective is new in the list of academic research. Finally, the third chapter explores some fundamental elements for the constitution of fantastic literature, trying to clarify how it is presented in the dramatic text. In the theoretical set that underlies the discussions about the theater stand out Peter Szondi (2001), Anne Ubersfeld (2005), Patrice Pavis (2008), and Décio de Almeida Prado (1999 [2008]); whereas considerations about the uncanny are based in particular on Tzvetan Todorov (1970 [2017]), Remo Ceserani (2006) and David Roas (2014). It is concluded that in fact there is the insertion of the uncanny climate in this text starting mainly from elements linked to the unheimlich and psychoanalysis. For this reason, Sigmund Freud (1919, 1933 [2010]; 1923 [2011]) and Jacques Lacan (1998) are also part of the theoretical background of this study.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em LetrasUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEngenharia/Tecnologia/GestãoRodrigues, Nelson, 1912-1980Teatro brasileiroLiteratura brasileiraLiteratura fantásticaBrazilian dramaBrazilian literatureFantasy literaturePalpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson RodriguesPalpitation of shadows and lights: the uncanny in Vestido de noiva, by Nelson Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoStankiewicz, Mariese Ribashttp://lattes.cnpq.br/1838228057601113Camilotti, Camila Paulahttp://lattes.cnpq.br/5635193603045624Stankiewicz, Mariese Ribashttp://lattes.cnpq.br/1838228057601113Rodrigues, Raquel Terezinhahttp://lattes.cnpq.br/2468134516070432Fioruci, Wellington Ricardohttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605http://lattes.cnpq.br/3483707973392230Veiga, Aline dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALvestidonoivanelsonrodrigues.pdfvestidonoivanelsonrodrigues.pdfapplication/pdf1549703http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4930/1/vestidonoivanelsonrodrigues.pdf2b0f6e8bc3039102c4778b87f2dc86baMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4930/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTvestidonoivanelsonrodrigues.pdf.txtvestidonoivanelsonrodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain225290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4930/3/vestidonoivanelsonrodrigues.pdf.txt6425f67be5d21b91a870903141f01f81MD53THUMBNAILvestidonoivanelsonrodrigues.pdf.jpgvestidonoivanelsonrodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4930/4/vestidonoivanelsonrodrigues.pdf.jpg2a77157c430c01bfec6647cf8b9f0e9aMD541/49302020-05-13 03:01:16.796oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-05-13T06:01:16Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Palpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Palpitation of shadows and lights: the uncanny in Vestido de noiva, by Nelson Rodrigues |
title |
Palpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues |
spellingShingle |
Palpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues Veiga, Aline da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Rodrigues, Nelson, 1912-1980 Teatro brasileiro Literatura brasileira Literatura fantástica Brazilian drama Brazilian literature Fantasy literature Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
Palpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues |
title_full |
Palpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues |
title_fullStr |
Palpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues |
title_full_unstemmed |
Palpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues |
title_sort |
Palpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues |
author |
Veiga, Aline da |
author_facet |
Veiga, Aline da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stankiewicz, Mariese Ribas |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1838228057601113 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Camilotti, Camila Paula |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5635193603045624 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Stankiewicz, Mariese Ribas |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1838228057601113 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rodrigues, Raquel Terezinha |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2468134516070432 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Fioruci, Wellington Ricardo |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9190152138893605 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3483707973392230 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Aline da |
contributor_str_mv |
Stankiewicz, Mariese Ribas Camilotti, Camila Paula Stankiewicz, Mariese Ribas Rodrigues, Raquel Terezinha Fioruci, Wellington Ricardo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Rodrigues, Nelson, 1912-1980 Teatro brasileiro Literatura brasileira Literatura fantástica Brazilian drama Brazilian literature Fantasy literature Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rodrigues, Nelson, 1912-1980 Teatro brasileiro Literatura brasileira Literatura fantástica Brazilian drama Brazilian literature Fantasy literature |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
O presente trabalho propõe uma leitura do texto dramático brasileiro Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues (1943), enfocando no diálogo entre as personagens e alguns elementos teatrais que podem despertar em leitores e em espectadores sensações como ambiguidade, hesitação e indecibilidade, as quais servem de gatilho para que surja o insólito na narrativa. Por deter-se apenas no estudo do texto teatral escrito, não contemplando nenhuma montagem e encenação específica, esta análise é de cunho bibliográfico. Ao longo dos capítulos defende-se que este texto dramático apresenta características da literatura fantástica, comprovadas ao estabelecer relação entre componentes do texto teatral – como os diálogos dos personagens, as rubricas do autor, entre outros – e teorias do fantástico. O primeiro capítulo apresenta o contexto de produção teatral brasileira em que Vestido de Noiva foi concebido e diferencia o texto dramático dos demais textos literários no intuito de demonstrar como é possível perceber alguns elementos do insólito no texto idealizado pelo autor. Em seguida é aprofundada a análise do texto no segundo capítulo levando-se em consideração que as discussões acerca das figuras femininas que a habitam foram idealizadas por um homem fruto de seu tempo e, portanto, são marcadas por alguns estereótipos. Além disso, destaca-se o diferencial deste estudo através de um breve levantamento da fortuna crítica da peça, posto que a leitura de Vestido de Noiva sob esta perspectiva mostra-se novidade no rol de pesquisas acadêmicas. Por fim, o terceiro capítulo explora alguns elementos fundamentais para a constituição da literatura fantástica procurando elucidar de que modo ele é apresentado no texto dramático. No conjunto teórico que fundamenta as discussões acerca do teatro destacam-se Peter Szondi (2001), Anne Ubersfeld (2005), Patrice Pavis (2008) e Décio de Almeida Prado (1999 [2008]); enquanto as considerações sobre o insólito fundamentam-se especialmente em Tzvetan Todorov (1970 [2017]), Remo Ceserani (2006) e David Roas (2014). Conclui-se que de fato há a inserção do clima insólito nesse texto partindo principalmente de elementos atrelados ao estranho e à psicanálise. Por essa razão, Sigmund Freud (1919, 1933 [2010]; 1923 [2011]) e Jacques Lacan (1998) também fazem parte da fundamentação teórica deste estudo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-12T13:01:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-12T13:01:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VEIGA, Aline da. Palpitação de sombras e luzes : o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4930 |
identifier_str_mv |
VEIGA, Aline da. Palpitação de sombras e luzes : o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4930/1/vestidonoivanelsonrodrigues.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4930/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4930/3/vestidonoivanelsonrodrigues.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4930/4/vestidonoivanelsonrodrigues.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b0f6e8bc3039102c4778b87f2dc86ba b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 6425f67be5d21b91a870903141f01f81 2a77157c430c01bfec6647cf8b9f0e9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923244089278464 |