Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11426 |
Resumo: | A contaminação de ambientes por derivados do petróleo, como o óleo diesel é uma preocupação mundial. A principal forma de propagação desse tipo de poluente ocorre por pequenos vazamentos, que acumulados causam grandes prejuízos ao ecossistema. A matéria orgânica é um dos principais componentes responsáveis pela estrutura do solo afetando diretamente a percolação das águas. Nesse aspecto o presente trabalho teve por objetivos caracterizar dois substratos distintos contaminados com óleo diesel e relacionar este fator com a quantidade de matéria orgânica presente neles e com o teor de óleos e graxas de águas que percolaram por estes substratos. Despois de caracterizar os substratos, através de um teste de lixiviação, foi possível evidenciar que, além da influência no pH e na demanda química de oxigênio, o aumento da quantidade de matéria orgânica contribuiu para a diminuição da dispersão do óleo diesel no ambiente. |
id |
UTFPR-12_e837726896a1dbf15e196b0de68479ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/11426 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-13T17:34:53Z2020-11-13T17:34:53Z2018-11-26CARDOSO, Fernanda Joice. Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11426A contaminação de ambientes por derivados do petróleo, como o óleo diesel é uma preocupação mundial. A principal forma de propagação desse tipo de poluente ocorre por pequenos vazamentos, que acumulados causam grandes prejuízos ao ecossistema. A matéria orgânica é um dos principais componentes responsáveis pela estrutura do solo afetando diretamente a percolação das águas. Nesse aspecto o presente trabalho teve por objetivos caracterizar dois substratos distintos contaminados com óleo diesel e relacionar este fator com a quantidade de matéria orgânica presente neles e com o teor de óleos e graxas de águas que percolaram por estes substratos. Despois de caracterizar os substratos, através de um teste de lixiviação, foi possível evidenciar que, além da influência no pH e na demanda química de oxigênio, o aumento da quantidade de matéria orgânica contribuiu para a diminuição da dispersão do óleo diesel no ambiente.Contamination of environments by petroleum derivatives such as diesel oil is a worldwide concern. The main form of propagation of this type of pollutant occurs by small leaks, which accumulate cause great damages to the ecosystem. The organic matter is one of the main components responsible for the structure of the soil, directly affecting the percolation of the waters. In this aspect, the objective of this work was to characterize two different substrates contaminated with diesel oil and to relate this factor to the amount of organic matter present in them and to the oil and grease content of waters that percolate through these substrates. After characterizing the substrates, through a leaching test, it was possible to show that, in addition to the influence on the pH and the chemical oxygen demand, the increase in the amount of organic matter contributed to the reduction of dispersion of the diesel oil in the environment.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáFrancisco BeltraoEngenharia AmbientalUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIASSolos - Poluição por óleoPetróleo - DerivadosHumusPercolaçãoOil polluition of soilsPetroleum productsHumusPercolationCapacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificadoEvaluation of the diesel retention capacity by organic matter presente in soil substrates using the simplified leaching methodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFrancisco BeltrãoRauen, Thalita GrandoBravo, Claudia Eugênia CastroRauen, Thalita GrandoBravo, Claudia Eugênia CastroFrança, Michelle MilanezCardoso, Fernanda Joiceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALFB_COEAM_2018_2_08.pdfapplication/pdf963955http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11426/1/FB_COEAM_2018_2_08.pdff34ff86b7bef015c237efa8c8c2c1a6fMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11426/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTFB_COEAM_2018_2_08.pdf.txtExtracted texttext/plain49860http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11426/3/FB_COEAM_2018_2_08.pdf.txtf4e7b89fb50ef5bb434eac7f39cbf6a2MD53THUMBNAILFB_COEAM_2018_2_08.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11426/4/FB_COEAM_2018_2_08.pdf.jpgd9c7b314ce54c3ba7157117e3ebfd241MD541/114262020-11-13 15:34:53.342oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-13T17:34:53Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Evaluation of the diesel retention capacity by organic matter presente in soil substrates using the simplified leaching method |
title |
Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado |
spellingShingle |
Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado Cardoso, Fernanda Joice CNPQ::ENGENHARIAS Solos - Poluição por óleo Petróleo - Derivados Humus Percolação Oil polluition of soils Petroleum products Humus Percolation |
title_short |
Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado |
title_full |
Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado |
title_fullStr |
Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado |
title_full_unstemmed |
Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado |
title_sort |
Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado |
author |
Cardoso, Fernanda Joice |
author_facet |
Cardoso, Fernanda Joice |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rauen, Thalita Grando |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Bravo, Claudia Eugênia Castro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rauen, Thalita Grando |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bravo, Claudia Eugênia Castro |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
França, Michelle Milanez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Fernanda Joice |
contributor_str_mv |
Rauen, Thalita Grando Bravo, Claudia Eugênia Castro Rauen, Thalita Grando Bravo, Claudia Eugênia Castro França, Michelle Milanez |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Solos - Poluição por óleo Petróleo - Derivados Humus Percolação Oil polluition of soils Petroleum products Humus Percolation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Solos - Poluição por óleo Petróleo - Derivados Humus Percolação Oil polluition of soils Petroleum products Humus Percolation |
description |
A contaminação de ambientes por derivados do petróleo, como o óleo diesel é uma preocupação mundial. A principal forma de propagação desse tipo de poluente ocorre por pequenos vazamentos, que acumulados causam grandes prejuízos ao ecossistema. A matéria orgânica é um dos principais componentes responsáveis pela estrutura do solo afetando diretamente a percolação das águas. Nesse aspecto o presente trabalho teve por objetivos caracterizar dois substratos distintos contaminados com óleo diesel e relacionar este fator com a quantidade de matéria orgânica presente neles e com o teor de óleos e graxas de águas que percolaram por estes substratos. Despois de caracterizar os substratos, através de um teste de lixiviação, foi possível evidenciar que, além da influência no pH e na demanda química de oxigênio, o aumento da quantidade de matéria orgânica contribuiu para a diminuição da dispersão do óleo diesel no ambiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-13T17:34:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-13T17:34:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARDOSO, Fernanda Joice. Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11426 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Fernanda Joice. Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Francisco Beltrao |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Ambiental |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Francisco Beltrao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11426/1/FB_COEAM_2018_2_08.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11426/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11426/3/FB_COEAM_2018_2_08.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11426/4/FB_COEAM_2018_2_08.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f34ff86b7bef015c237efa8c8c2c1a6f b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b f4e7b89fb50ef5bb434eac7f39cbf6a2 d9c7b314ce54c3ba7157117e3ebfd241 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923179958370304 |