Estudo da confiabilidade operacional da malha ferroviária na região dos convertedores da ArcelorMittal Tubarão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18613 |
Resumo: | O desempenho econômico de uma ferrovia é reflexo, da qualidade da via onde circulam os trens e da frequência de manutenções necessárias. A manutenção da via permanente tem um custo significativo, principalmente quando se faz necessária a reposição de trilhos. Além disso, uma linha férrea interditada impacta diretamente nas condições de segurança e nos custos operacionais de uma empresa. Conseguir uma via permanente satisfatória é um dos mais complexos assuntos discutidos na literatura ferroviária. Esse trabalho analisa as falhas na malha ferroviária da ArcelorMittal Tubarão ocorridas nas linhas internas, sendo utilizado para este estudo, anomalias ocorridas nas áreas dos Convertedores no ano de 2018. Para este estudo foi utilizada a metodologia de MCC, Diagrama de Blocos, FMEA para identificação, avaliação e resposta das ocorrências, e aplicação da ferramenta de confiabilidade LDA para análise de vida útil dos dormentes. Por ser a principal forma de interligação entre os setores no processo de produção de aço, a malha ferroviária torna-se um elemento-chave para o atendimento do plano de produção diário, possuindo criticidade elevada, e demandando especial cuidado na execução dos planos de inspeção sensitiva e preditiva. Por possuir alguns trechos críticos e com alto potencial de deformação, a malha da ArcelorMittal tubarão possui alguns elementos para garantir a disponibilidade das linhas em perfeito funcionamento. Nas linhas sob os convertedores, na Aciaria são utilizados placões para garantir maior resistência na fixação dos trilhos evitando deformação das linhas. Outro dispositivo para ganho de disponibilidade é a utilização de um modelo de dormente especial, com reforço longitudinal, transversal, e curvatura nas extremidades; desta forma o dormente tem maior vida útil evitando empenos e quebras. A utilização de solda alumino-térmica para emendar dois trilhos, de forma permanente, sem a necessidade de talas de junção, permitindo maior confiabilidade e resistência das partes emendadas. |
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2020-11-23T11:57:26Z2020-11-23T11:57:26Z2019-10-30OLIVEIRA, Luiz Carlos de. Estudo da confiabilidade operacional da malha ferroviária na região dos convertedores da ArcelorMittal Tubarão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18613O desempenho econômico de uma ferrovia é reflexo, da qualidade da via onde circulam os trens e da frequência de manutenções necessárias. A manutenção da via permanente tem um custo significativo, principalmente quando se faz necessária a reposição de trilhos. Além disso, uma linha férrea interditada impacta diretamente nas condições de segurança e nos custos operacionais de uma empresa. Conseguir uma via permanente satisfatória é um dos mais complexos assuntos discutidos na literatura ferroviária. Esse trabalho analisa as falhas na malha ferroviária da ArcelorMittal Tubarão ocorridas nas linhas internas, sendo utilizado para este estudo, anomalias ocorridas nas áreas dos Convertedores no ano de 2018. Para este estudo foi utilizada a metodologia de MCC, Diagrama de Blocos, FMEA para identificação, avaliação e resposta das ocorrências, e aplicação da ferramenta de confiabilidade LDA para análise de vida útil dos dormentes. Por ser a principal forma de interligação entre os setores no processo de produção de aço, a malha ferroviária torna-se um elemento-chave para o atendimento do plano de produção diário, possuindo criticidade elevada, e demandando especial cuidado na execução dos planos de inspeção sensitiva e preditiva. Por possuir alguns trechos críticos e com alto potencial de deformação, a malha da ArcelorMittal tubarão possui alguns elementos para garantir a disponibilidade das linhas em perfeito funcionamento. Nas linhas sob os convertedores, na Aciaria são utilizados placões para garantir maior resistência na fixação dos trilhos evitando deformação das linhas. Outro dispositivo para ganho de disponibilidade é a utilização de um modelo de dormente especial, com reforço longitudinal, transversal, e curvatura nas extremidades; desta forma o dormente tem maior vida útil evitando empenos e quebras. A utilização de solda alumino-térmica para emendar dois trilhos, de forma permanente, sem a necessidade de talas de junção, permitindo maior confiabilidade e resistência das partes emendadas.The economic performance of a railroad is a reflection of the quality of the railway track and the frequency of maintenance required. Maintenance of the permanent road has a significant cost, especially when rail replacement is required. In addition, a banned rail line directly impacts a company's safety conditions and operating costs. Achieving a satisfactory permanent route is one of the most complex issues discussed in the railway literature. This work analyzes the faults in the ArcelorMittal Tubarão rail network that occurred on the internal lines. Anomalies occurred in the Converters areas in 2018 were used for this study. For this study we used the MCC methodology, Block Diagram, FMEA, assessment and response of occurrences, and application of the LDA reliability tool for analysis of the sleepers' life. As the main form of interconnection between the sectors in the steel production process, the rail network becomes a key element for meeting the daily production plan, having high criticality and requiring special care in the execution of inspection plans sensitive and predictive. By having some critical sections and high deformation potential, ArcelorMittal shark mesh has some elements to ensure the availability of lines in perfect operation. In the lines under the converters, in Steelmaking are used placons to ensure greater resistance in fixing the rails avoiding deformation of the lines. Another device for gaining availability is the use of a special sleeper model with longitudinal, transverse reinforcement and curvature at the ends. In this way the sleeper has a longer service life avoiding warping and breaking. The use of aluminothermic welding to permanently mend two rails without the need for splice joints, allowing for greater reliability and strength of the spliced parts.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Engenharia da ConfiabilidadeUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOFerrovias - Custo operacionalManutençãoConfiabilidade (Engenharia)SoldagemFerrovias - DormentesRailroads - Cost of operationMaintenanceReliability (Engineering)WeldingRailroads - TiesEstudo da confiabilidade operacional da malha ferroviária na região dos convertedores da ArcelorMittal TubarãoStudy of the operational reliability of the rail mesh in the ArcelorMittal Tubarão converters regioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVitóriaRigoni, EmersonRigoni, EmersonRodrigues, MarceloParis, Wanderson StaelOliveira, Luiz Carlos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CEECVIT_II_2019_21.pdfapplication/pdf3704487http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18613/1/CT_CEECVIT_II_2019_21.pdf6f35e49cedca8016bb9d1ef356964213MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18613/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CEECVIT_II_2019_21.pdf.txtExtracted texttext/plain100944http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18613/3/CT_CEECVIT_II_2019_21.pdf.txtf5a455b92588b5f496b8cc88eb2fa69aMD53THUMBNAILCT_CEECVIT_II_2019_21.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1342http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18613/4/CT_CEECVIT_II_2019_21.pdf.jpg0639934d00b61cd200fe77ad847c38e7MD541/186132020-11-23 09:57:26.538oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T11:57:26Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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