Avaliação de automatização de comando de pedal de embreagem em desaceleração veicular para sistema de acionamento manual para pessoas com mobilidade reduzida
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19815 |
Resumo: | Adaptações veiculares de tecnologias assistivas visam fornecer autonomia às pessoas com dificuldades em acessar os comandos de dirigibilidade do veículo.Existem dispositivos no mercado que permitem a condução do veículo de maneiras automatizada, mas de maneira geral têm um custo elevado ou são pouco eficientes. Este estudo visa avaliar o ganho de um modelo de automatização de um sistemas existente de controle manual de pedal de embreagem que atualmente é feito através de um comando manual operado pelo condutor com mobilidade reduzida. O sistemas a ser desenvolvido visa obter dados de acionamento do pedal de embreagem quando os veículo está reduzindo a velocidade até parar ou ao iniciar o movimento. O sistemas em desenvolvimento deverá replicar estes comandos com base nos dados levantados previamente. Para que o desenvolvimento possa ser realizado, serão necessários os conhecimento sobre a Legislação veicular, Normas Técnicas, sistemas eletrônicos, aquisição de dados, protocolo de comunicação veicular CAN, análise de dados e modelização de sistemas. |
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2020-11-24T10:38:59Z2020-11-24T10:38:59Z2018-12-06KNAF, Ricardo Camargo. Avaliação de automatização de comando de pedal de embreagem em desaceleração veicular para sistema de acionamento manual para pessoas com mobilidade reduzida. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19815Adaptações veiculares de tecnologias assistivas visam fornecer autonomia às pessoas com dificuldades em acessar os comandos de dirigibilidade do veículo.Existem dispositivos no mercado que permitem a condução do veículo de maneiras automatizada, mas de maneira geral têm um custo elevado ou são pouco eficientes. Este estudo visa avaliar o ganho de um modelo de automatização de um sistemas existente de controle manual de pedal de embreagem que atualmente é feito através de um comando manual operado pelo condutor com mobilidade reduzida. O sistemas a ser desenvolvido visa obter dados de acionamento do pedal de embreagem quando os veículo está reduzindo a velocidade até parar ou ao iniciar o movimento. O sistemas em desenvolvimento deverá replicar estes comandos com base nos dados levantados previamente. Para que o desenvolvimento possa ser realizado, serão necessários os conhecimento sobre a Legislação veicular, Normas Técnicas, sistemas eletrônicos, aquisição de dados, protocolo de comunicação veicular CAN, análise de dados e modelização de sistemas.Vehicular adaptation of assistive technologies aims to provide autonomy for people with difficulties in accessing the vehicle’s drive controls. There are devices available in the market that allow the vehicle to be driven in an automated way, but they are generally expensive or inefficient. This study aims to evaluate the gain of an automation model of an existing manual clutch pedal control system that is currently done by a manual command by the driver with reduced mobility. The system to be developed is designed to obtain clutch pedal data when the vehicle is slowing to stop or starting a movement. The developing system should replicate these commands based on the data previously obtained. To keep the development ongoing, it will be necessary knowledge about vehicle legislation, technical standards, electronic systems, data acquisition, vehicular communication protocol, data analysis, and system modeling.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Sistemas Embarcados para Indústria AutomotivaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLEEmbreagens (Maquinário)Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidadeRede de Área de Controle (Rede de computador)Arduino (Controlador programável)Sistemas de controle inteligenteClutches (Machinery)People with disabilities - Orientation and mobilityController Area Network(Computer network)Arduino (Programmable controller)Intelligent control systemsAvaliação de automatização de comando de pedal de embreagem em desaceleração veicular para sistema de acionamento manual para pessoas com mobilidade reduzidaClutch pedal automation avaliation in vehicle deceleration for manual control system for people with reduced mobilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaNabas, Kleber Kendy HorikawaNabas, Kleber Kendy HorikawaSilva, Edenilson José daBertol, Omero FranciscoKnaf, Ricardo Camargoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CESEB_IV_2018_10.pdfapplication/pdf1666600http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19815/1/CT_CESEB_IV_2018_10.pdf10082837744c0e3c8ebe6f63abbc3867MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19815/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CESEB_IV_2018_10.pdf.txtExtracted texttext/plain73584http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19815/3/CT_CESEB_IV_2018_10.pdf.txt0e8cc2d2eabe1b0322ce11aec071bfedMD53THUMBNAILCT_CESEB_IV_2018_10.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1356http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19815/4/CT_CESEB_IV_2018_10.pdf.jpg3126db9afad700d0b6415162bd2606fdMD541/198152020-11-24 08:39:00.061oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T10:39Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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