Modelo tridimensional de análise dinâmica com implementação numérica de um veículo automotor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Pedro Henrique Delmonaco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15173
Resumo: Em resumo, o presente estudo propôs um modelo tridimensional seguido de uma implementação numérica que objetivou analisar o comportamento dinâmico de um veículo automotor com 6 (seis) graus de liberdade. O modelo foi elaborado sob a perspectiva do fenômeno de ride, visando explicitar o comportamento dinâmico de um veículo automotor sob condições predeterminadas. Foram implementados 2 (dois) estudos de caso, um modelo automotor de passeio e um modelo automotor off road, para permitir a avaliação de propriedades geométricas, estruturais e construtivas destes. Por conseguinte, cada estudo de caso foi avaliado para duas respostas distintas, uma resposta referente à uma excitação constante e outra resposta referente à aplicação de um impulso de movimento somado à esta excitação constante. Sob o progresso e execução do presente trabalho, foi possível determinar os principais modos de vibrar correspondentes aos graus de liberdade governantes empregados, além de abordar pontos de interesse no âmbito das especificações técnicas dos modelos dos estudos de caso, uma vez que uma série de variáveis e suas respostas dinâmicas as solicitações ponderadas foram analisadas.
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spelling 2020-11-18T18:42:03Z2020-11-18T18:42:03Z2016-11-30ANTUNES, Pedro Henrique Delmonaco. Modelo tridimensional de análise dinâmica com implementação numérica de um veículo automotor. 2016. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15173Em resumo, o presente estudo propôs um modelo tridimensional seguido de uma implementação numérica que objetivou analisar o comportamento dinâmico de um veículo automotor com 6 (seis) graus de liberdade. O modelo foi elaborado sob a perspectiva do fenômeno de ride, visando explicitar o comportamento dinâmico de um veículo automotor sob condições predeterminadas. Foram implementados 2 (dois) estudos de caso, um modelo automotor de passeio e um modelo automotor off road, para permitir a avaliação de propriedades geométricas, estruturais e construtivas destes. Por conseguinte, cada estudo de caso foi avaliado para duas respostas distintas, uma resposta referente à uma excitação constante e outra resposta referente à aplicação de um impulso de movimento somado à esta excitação constante. Sob o progresso e execução do presente trabalho, foi possível determinar os principais modos de vibrar correspondentes aos graus de liberdade governantes empregados, além de abordar pontos de interesse no âmbito das especificações técnicas dos modelos dos estudos de caso, uma vez que uma série de variáveis e suas respostas dinâmicas as solicitações ponderadas foram analisadas.In summary, the present study proposed a three-dimensional model followed by a numerical implementation that aimed to analyze the dynamic behavior of a motor vehicle with 6 (six) degrees of freedom. The model was elaborated from the perspective of the ride phenomenon, aiming at explaining the dynamic behavior of a motor vehicle under predetermined conditions. Two case studies were carried out, a passenger automotive model and an off-road automotive model, to allow the evaluation of geometric, structural and constructive properties. Therefore, each case study was evaluated for two distinct responses, a response relating to a constant excitation and another response concerning the application of a motion pulse added to this constant excitation. Under the progress and execution of the present work, it was possible to determine the main modes of vibration corresponding to the governing degrees of freedom employed, as well as to address points of interest within the technical specifications of the case study models, since a series of variables And their dynamic responses the weighted requests were analyzed.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAAutomóveis - DinâmicaVeículos a motor - Molas e suspensãoVeículos off-roadAutomobiles - DynamicsMotor vehicles - Springs and suspensionOff-road vehiclesModelo tridimensional de análise dinâmica com implementação numérica de um veículo automotorThree dimensional model of dynamic analysis with numerical implementation of an automotor vehicleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoNovak, Paulo RogerioTrentin, Robson GonçalvesOliveira, Gilson AdamczukNovak, Paulo RogerioAntunes, Pedro Henrique Delmonacoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_DAMEC_2016_2_19.pdfapplication/pdf2503348http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15173/1/PB_DAMEC_2016_2_19.pdf3648c2b24a21f2e29fdd5dc4c0c9f56fMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15173/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_DAMEC_2016_2_19.pdf.txtExtracted texttext/plain120717http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15173/3/PB_DAMEC_2016_2_19.pdf.txta6ce87d2db18f3ee1ada474308dc7cc7MD53THUMBNAILPB_DAMEC_2016_2_19.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1383http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15173/4/PB_DAMEC_2016_2_19.pdf.jpga2f5c290b482cc81b66704e7d4900e23MD541/151732020-11-18 16:42:04.099oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T18:42:04Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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