Consumo de indumentárias de jovens alternativos na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Juliana Zemuner
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5965
Resumo: Embora “a moda não pertença a todas as civilizações e a todas as épocas” (LIPOVETSKY, 2009, p 24), desde os primórdios dos tempos a indumentária tem um significado importante nas relações humanas. Apesar de que para alguns ela não passe de uma mera futilidade, uma análise mais profunda deste tema revelará aquilo que a arte de vestir representa: o universo das roupas representa mais do que um simples ato de se vestir, mas sim, um dos modos mais importantes de comunicação e expressão daquilo que se é, ou o que se pensa, e para o indivíduo é como um monumento por ele esculpido e trabalhado. “O corpo e a vestimenta quando unidos constroem um grupo de gestos de intenção estética que não se resumem à beleza, mas que configuram uma prática expressiva de dimensão artística” (PORTELA, 2010, p 4). Neste sentido, a moda atende demandas das sociedades e grupos sociais e assim, com o objetivo de atender especificamente o subgrupo designado como alternativo presente na sociedade pós–moderna, intenta-se, através de métodos bibliográficos, fazer um breve estudo da história da indumentária e dos hábitos de se vestir, atrelados ao comportamento humano, aos costumes, simbologias e ideologia, com o intuito de criar uma coleção que respeite as diversidades condizentes ao subgrupo em questão. Desta forma, acredita-se que isto irá corroborar na preservação das tribos existentes dentro do universo da moda, oportunizando a manifestação do ser, como indivíduo ou como coletivo, sem massificação ou ditames dos produtos a serem consumidos.
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Apesar de que para alguns ela não passe de uma mera futilidade, uma análise mais profunda deste tema revelará aquilo que a arte de vestir representa: o universo das roupas representa mais do que um simples ato de se vestir, mas sim, um dos modos mais importantes de comunicação e expressão daquilo que se é, ou o que se pensa, e para o indivíduo é como um monumento por ele esculpido e trabalhado. “O corpo e a vestimenta quando unidos constroem um grupo de gestos de intenção estética que não se resumem à beleza, mas que configuram uma prática expressiva de dimensão artística” (PORTELA, 2010, p 4). Neste sentido, a moda atende demandas das sociedades e grupos sociais e assim, com o objetivo de atender especificamente o subgrupo designado como alternativo presente na sociedade pós–moderna, intenta-se, através de métodos bibliográficos, fazer um breve estudo da história da indumentária e dos hábitos de se vestir, atrelados ao comportamento humano, aos costumes, simbologias e ideologia, com o intuito de criar uma coleção que respeite as diversidades condizentes ao subgrupo em questão. Desta forma, acredita-se que isto irá corroborar na preservação das tribos existentes dentro do universo da moda, oportunizando a manifestação do ser, como indivíduo ou como coletivo, sem massificação ou ditames dos produtos a serem consumidos.While " fashion does not belong to all cultures and all ages " (Lipovetsky, 2009, p 24), since the dawn of time to dress is very significant in human relations. Although for some it does not pass a mere futility surface , a deeper analysis of this topic will reveal what the art of dressing is: the world of clothing is more than a simple act of dressing, but one of the ways most important to communicate and express what it is, or what you think, and the guy is like a monument carved and worked for him . " The body and clothing when building a united group of gestures aesthetic intention which is not restricted to the beauty, but a practice that form expressive artistic dimension " (PORTELA, 2010, p 4). In this sense, fashion meets demands of societies and social groups, and thus, in order to cater specifically to the subgroup designated as an alternative, in this postmodern society, intends to, through bibliographic methods, make a brief study of history of dress, habits of dress tied to human behavior, customs, symbols and ideology, in order to create a collection that respects diversity consistent with the subgroup in question. Thus, it is believed that this should support the preservation of existing tribes within the world of fashion, providing opportunities for the manifestation of being, as an individual or in a group, without mass or dictates of the products to be consumed.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáApucaranaTecnologia em Design de ModaUTFPRBrasilCNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODATecnologia em Design de ModaTrajesVestuário - Aspectos simbólicosEstilo de vida alternativoCostumeClothing and dress - Symbolic aspectsAlternative lifestylesConsumo de indumentárias de jovens alternativos na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisApucaranaOenning, JosianyGhizzo, Márcio RobertoOenning, JosianyPereira, Patricia Bedin AlvesMatté, Livia LauraCamargo, Juliana Zemunerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTHUMBNAILAP_CODEM_2013_2_7.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5965/1/AP_CODEM_2013_2_7.pdf.jpg2d84380310c742eb855c3aae998218a5MD51ORIGINALAP_CODEM_2013_2_7.pdfapplication/pdf13865447http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5965/2/AP_CODEM_2013_2_7.pdf61d1314122a04ab3803f630f016e6ec1MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5965/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTAP_CODEM_2013_2_7.pdf.txtExtracted texttext/plain108062http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5965/4/AP_CODEM_2013_2_7.pdf.txta979dce9a074ad89e4e7e3f7bab3448aMD541/59652020-11-09 16:52:58.453oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-09T18:52:58Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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