Otimização das atividades de uma unidade de terapia intensiva em um hospital da região Oeste do Paraná utilizando a gestão por processos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luíza Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13097
Resumo: A procura pelo aprimoramento de atividades, bem como o entendimento das ações entre colaboradores em diferentes setores presentes nas empresas, tem sido considerada de grande importância para o funcionamento das mesmas. As melhorias de seus processos mostram–se evidentes, com forma condensada e aperfeiçoada para suas práticas de mercado. No presente estudo, utilizou–se a Gestão Por Processos como ferramenta principal para análise de atividades desenvolvidas na Unidade de Terapia Intensiva em um hospital da região Oeste do Paraná. Isto quer dizer, que as organizações por si só, tendem a aprofundar-se em estudos de desenvolvimento de seus produtos, para entrega de qualidade aos seus clientes visando ter estratégia. Para que esta qualidade se torne real, as atividades passam a ser feitas de modo coordenado e planejado através de um número de elementos funcionais, que são os processos. Assim, estes processos são aprimorados e a satisfação do cliente é evidenciada. Tal gestão permite que as empresas concentrem suas atividades em procedimentos criando uma diferenciação no mercado de trabalho. O interessante para tal aperfeiçoamento das ações realizadas por colaboradores nesta área é a visualização macro de tudo quanto é efetuado. Em tal estudo, realizou-se o mapeamento de processos, como forma prioritária dos métodos utilizados para entendimento das atividades executadas pelos colaboradores dentro da Unidade de Terapia Intensiva. Este mapeamento foi desenvolvido a partir da Gestão Por Processos e analisado por meio de visitas in loco e também com a convivência diária junto aos colaboradores. Isto permitiu desenvolver entrevistas voltadas às principais e reais necessidades dentro do setor de acordo com a visão interna adquirida e segundo a visão de trabalho do pessoal responsável. Como exemplo, foi possível aprimorar atividades neste setor levando em consideração a eficácia das ações e também a minimização de recursos utilizados a partir do entendimento dos processos junto ao programa computacional Microsoft Visio®.
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Isto quer dizer, que as organizações por si só, tendem a aprofundar-se em estudos de desenvolvimento de seus produtos, para entrega de qualidade aos seus clientes visando ter estratégia. Para que esta qualidade se torne real, as atividades passam a ser feitas de modo coordenado e planejado através de um número de elementos funcionais, que são os processos. Assim, estes processos são aprimorados e a satisfação do cliente é evidenciada. Tal gestão permite que as empresas concentrem suas atividades em procedimentos criando uma diferenciação no mercado de trabalho. O interessante para tal aperfeiçoamento das ações realizadas por colaboradores nesta área é a visualização macro de tudo quanto é efetuado. Em tal estudo, realizou-se o mapeamento de processos, como forma prioritária dos métodos utilizados para entendimento das atividades executadas pelos colaboradores dentro da Unidade de Terapia Intensiva. Este mapeamento foi desenvolvido a partir da Gestão Por Processos e analisado por meio de visitas in loco e também com a convivência diária junto aos colaboradores. Isto permitiu desenvolver entrevistas voltadas às principais e reais necessidades dentro do setor de acordo com a visão interna adquirida e segundo a visão de trabalho do pessoal responsável. Como exemplo, foi possível aprimorar atividades neste setor levando em consideração a eficácia das ações e também a minimização de recursos utilizados a partir do entendimento dos processos junto ao programa computacional Microsoft Visio®.The search for the improvement of activities, as well as the understanding of the actions among employees in different sectors present in the companies, has been considered of great importance for the functioning of its roots. As improvements in their processes are evident, they are condensed and improved for their market practices. In the present study, Process Management is used as the main tool for analyzing activities developed in the Intensive Care Unit at a hospital in the western region of Paraná. That is to say, that as organizations per se, they tend to deepen in studies of development of their products, to deliver quality to their clients aiming to have strategy. What is the measure is a real process, how activities are done in a coordinated and planned way through a number of functional elements, which are the processes. Thus, these processes are enhanced and customer satisfaction is evidenced. Such management allows companies to cover their in-process activities by creating a difference in any labor market. The interesting thing for such improvement of the actions carried out by collaborators in this area is a macro publication of everything that is done. In this study, the mapping of processes was performed as a priority form of the methods used to understand the activities performed by the collaborators within the Intensive Care Unit. This mapping was developed from Process Management and analyzed through on-site visits and also with a daily co-existence with employees. This allowed the development of interviews focused on the main and real needs within the sector according to an internal vision acquired and according to a work vision of the responsible personnel. For example, it was possible to improve the activities in the sector taking into account the effectiveness of the actions and also the minimization of resources used from the understanding of the processes with the computer program Microsoft Visio®.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOUnidade de tratamento intensivoGarantia de qualidadeServiços ao clienteIntensive care unitsQuality assuranceCustomer servicesOtimização das atividades de uma unidade de terapia intensiva em um hospital da região Oeste do Paraná utilizando a gestão por processosOptimization of the Activities of a Specific Sector in a Hospital of the Western Region of Paraná Using Process Managementinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraPereira Junior, Edson HermenegildoPereira Junior, Edson HermenegildoKunh, Peterson DiegoLionço, VâniaAlves, Luíza Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALotimizacaohospitalgestaoprocessos.pdfapplication/pdf1447719http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13097/1/otimizacaohospitalgestaoprocessos.pdfee4585516c24bcf6276c887c8ff88330MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13097/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTotimizacaohospitalgestaoprocessos.pdf.txtExtracted texttext/plain91028http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13097/3/otimizacaohospitalgestaoprocessos.pdf.txtae6e6ade57dc5654041dc58fc8bfcbcdMD53THUMBNAILotimizacaohospitalgestaoprocessos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13097/4/otimizacaohospitalgestaoprocessos.pdf.jpg0b4905dfcb7262f7c938ff26af35d7a5MD541/130972020-11-16 12:06:21.199oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13097TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T14:06:21Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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