A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186 |
Resumo: | O propósito deste artigo é compreender a apropriação feita por Gerald Thomas, diretor brasileiro de teatro, das obras de arte de Marcel Duchamp, com enfoque na Roda de Bicicleta (1913). Thomas utiliza-se desta obra na criação do espetáculo Carmem Com Filtro 2 (1986), por meio do procedimento de fragmentação artística, com grande atenção aos detalhes e à plasticidade de seu trabalho, deixando também em voga o estilo de apropriação por ele adotado. Desse modo, será estudado como foi feito tal espetáculo, em relação aos objetos apropriados. Foram utilizados a abstração de espectadores que assistiram à peça, relatos de críticos, vídeo e livros opinativos acerca da Arte para fazer esta pesquisa. |
id |
UTFPR-12_fb03554d9604fe8be32edff38329cc97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/17186 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-20T18:31:09Z2020-11-20T18:31:09Z2014-12-15AMARAL, Gina Mara Age do. A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186O propósito deste artigo é compreender a apropriação feita por Gerald Thomas, diretor brasileiro de teatro, das obras de arte de Marcel Duchamp, com enfoque na Roda de Bicicleta (1913). Thomas utiliza-se desta obra na criação do espetáculo Carmem Com Filtro 2 (1986), por meio do procedimento de fragmentação artística, com grande atenção aos detalhes e à plasticidade de seu trabalho, deixando também em voga o estilo de apropriação por ele adotado. Desse modo, será estudado como foi feito tal espetáculo, em relação aos objetos apropriados. Foram utilizados a abstração de espectadores que assistiram à peça, relatos de críticos, vídeo e livros opinativos acerca da Arte para fazer esta pesquisa.The purpose of the present article is to understand the appropriation made by Gerald Thomas, a Brazilian theater director, of the works of Marcel Duchamp, focusing The Bicycle Wheel (1913). Thomas uses it on the creation of the play Carmem Com Filtro 2.5 (1986), by the procedures of artistic fragmentation, with great attention to details and plasticity of his work, also leaving highlighted the style (of appropriation) adopted by him. Thus, it will be studied how the play was made and as it relates to the proper objects.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em CenografiaUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESApropriação (Arte)Thomas, Gerald, 1954-Duchamp, Marcel, 1887-1968Críticos de teatroAppropriation (Art)Theater criticsA apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel DuchampThe appropriation by Gerald Thomas of the works of Marcel Duchampinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaTorres Neto, Walter LimaTorres Neto, Walter LimaScheffler, IsmaelLandal, SimoneAmaral, Gina Mara Age doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CENOG_II_2015_05.pdfapplication/pdf398136http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/1/CT_CENOG_II_2015_05.pdf46cb657b43d62433e54f58e6d5e1386fMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CENOG_II_2015_05.pdf.txtExtracted texttext/plain34733http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/3/CT_CENOG_II_2015_05.pdf.txtd531fa5240e5147da47cb3d1752167bfMD53THUMBNAILCT_CENOG_II_2015_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/4/CT_CENOG_II_2015_05.pdf.jpgf5fe9b74d03c906867c802bb0fa54f74MD541/171862020-11-20 16:31:09.768oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-20T18:31:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The appropriation by Gerald Thomas of the works of Marcel Duchamp |
title |
A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp |
spellingShingle |
A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp Amaral, Gina Mara Age do CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Apropriação (Arte) Thomas, Gerald, 1954- Duchamp, Marcel, 1887-1968 Críticos de teatro Appropriation (Art) Theater critics |
title_short |
A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp |
title_full |
A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp |
title_fullStr |
A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp |
title_full_unstemmed |
A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp |
title_sort |
A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp |
author |
Amaral, Gina Mara Age do |
author_facet |
Amaral, Gina Mara Age do |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torres Neto, Walter Lima |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Torres Neto, Walter Lima |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Scheffler, Ismael |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Landal, Simone |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Gina Mara Age do |
contributor_str_mv |
Torres Neto, Walter Lima Torres Neto, Walter Lima Scheffler, Ismael Landal, Simone |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Apropriação (Arte) Thomas, Gerald, 1954- Duchamp, Marcel, 1887-1968 Críticos de teatro Appropriation (Art) Theater critics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apropriação (Arte) Thomas, Gerald, 1954- Duchamp, Marcel, 1887-1968 Críticos de teatro Appropriation (Art) Theater critics |
description |
O propósito deste artigo é compreender a apropriação feita por Gerald Thomas, diretor brasileiro de teatro, das obras de arte de Marcel Duchamp, com enfoque na Roda de Bicicleta (1913). Thomas utiliza-se desta obra na criação do espetáculo Carmem Com Filtro 2 (1986), por meio do procedimento de fragmentação artística, com grande atenção aos detalhes e à plasticidade de seu trabalho, deixando também em voga o estilo de apropriação por ele adotado. Desse modo, será estudado como foi feito tal espetáculo, em relação aos objetos apropriados. Foram utilizados a abstração de espectadores que assistiram à peça, relatos de críticos, vídeo e livros opinativos acerca da Arte para fazer esta pesquisa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-20T18:31:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-20T18:31:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AMARAL, Gina Mara Age do. A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Gina Mara Age do. A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Cenografia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/1/CT_CENOG_II_2015_05.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/3/CT_CENOG_II_2015_05.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/4/CT_CENOG_II_2015_05.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46cb657b43d62433e54f58e6d5e1386f b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b d531fa5240e5147da47cb3d1752167bf f5fe9b74d03c906867c802bb0fa54f74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923141036277760 |