A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Gina Mara Age do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186
Resumo: O propósito deste artigo é compreender a apropriação feita por Gerald Thomas, diretor brasileiro de teatro, das obras de arte de Marcel Duchamp, com enfoque na Roda de Bicicleta (1913). Thomas utiliza-se desta obra na criação do espetáculo Carmem Com Filtro 2 (1986), por meio do procedimento de fragmentação artística, com grande atenção aos detalhes e à plasticidade de seu trabalho, deixando também em voga o estilo de apropriação por ele adotado. Desse modo, será estudado como foi feito tal espetáculo, em relação aos objetos apropriados. Foram utilizados a abstração de espectadores que assistiram à peça, relatos de críticos, vídeo e livros opinativos acerca da Arte para fazer esta pesquisa.
id UTFPR-12_fb03554d9604fe8be32edff38329cc97
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/17186
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-20T18:31:09Z2020-11-20T18:31:09Z2014-12-15AMARAL, Gina Mara Age do. A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186O propósito deste artigo é compreender a apropriação feita por Gerald Thomas, diretor brasileiro de teatro, das obras de arte de Marcel Duchamp, com enfoque na Roda de Bicicleta (1913). Thomas utiliza-se desta obra na criação do espetáculo Carmem Com Filtro 2 (1986), por meio do procedimento de fragmentação artística, com grande atenção aos detalhes e à plasticidade de seu trabalho, deixando também em voga o estilo de apropriação por ele adotado. Desse modo, será estudado como foi feito tal espetáculo, em relação aos objetos apropriados. Foram utilizados a abstração de espectadores que assistiram à peça, relatos de críticos, vídeo e livros opinativos acerca da Arte para fazer esta pesquisa.The purpose of the present article is to understand the appropriation made by Gerald Thomas, a Brazilian theater director, of the works of Marcel Duchamp, focusing The Bicycle Wheel (1913). Thomas uses it on the creation of the play Carmem Com Filtro 2.5 (1986), by the procedures of artistic fragmentation, with great attention to details and plasticity of his work, also leaving highlighted the style (of appropriation) adopted by him. Thus, it will be studied how the play was made and as it relates to the proper objects.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em CenografiaUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESApropriação (Arte)Thomas, Gerald, 1954-Duchamp, Marcel, 1887-1968Críticos de teatroAppropriation (Art)Theater criticsA apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel DuchampThe appropriation by Gerald Thomas of the works of Marcel Duchampinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaTorres Neto, Walter LimaTorres Neto, Walter LimaScheffler, IsmaelLandal, SimoneAmaral, Gina Mara Age doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CENOG_II_2015_05.pdfapplication/pdf398136http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/1/CT_CENOG_II_2015_05.pdf46cb657b43d62433e54f58e6d5e1386fMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CENOG_II_2015_05.pdf.txtExtracted texttext/plain34733http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/3/CT_CENOG_II_2015_05.pdf.txtd531fa5240e5147da47cb3d1752167bfMD53THUMBNAILCT_CENOG_II_2015_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/4/CT_CENOG_II_2015_05.pdf.jpgf5fe9b74d03c906867c802bb0fa54f74MD541/171862020-11-20 16:31:09.768oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-20T18:31:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The appropriation by Gerald Thomas of the works of Marcel Duchamp
title A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp
spellingShingle A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp
Amaral, Gina Mara Age do
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Apropriação (Arte)
Thomas, Gerald, 1954-
Duchamp, Marcel, 1887-1968
Críticos de teatro
Appropriation (Art)
Theater critics
title_short A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp
title_full A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp
title_fullStr A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp
title_full_unstemmed A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp
title_sort A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp
author Amaral, Gina Mara Age do
author_facet Amaral, Gina Mara Age do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres Neto, Walter Lima
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Torres Neto, Walter Lima
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Scheffler, Ismael
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Landal, Simone
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Gina Mara Age do
contributor_str_mv Torres Neto, Walter Lima
Torres Neto, Walter Lima
Scheffler, Ismael
Landal, Simone
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Apropriação (Arte)
Thomas, Gerald, 1954-
Duchamp, Marcel, 1887-1968
Críticos de teatro
Appropriation (Art)
Theater critics
dc.subject.por.fl_str_mv Apropriação (Arte)
Thomas, Gerald, 1954-
Duchamp, Marcel, 1887-1968
Críticos de teatro
Appropriation (Art)
Theater critics
description O propósito deste artigo é compreender a apropriação feita por Gerald Thomas, diretor brasileiro de teatro, das obras de arte de Marcel Duchamp, com enfoque na Roda de Bicicleta (1913). Thomas utiliza-se desta obra na criação do espetáculo Carmem Com Filtro 2 (1986), por meio do procedimento de fragmentação artística, com grande atenção aos detalhes e à plasticidade de seu trabalho, deixando também em voga o estilo de apropriação por ele adotado. Desse modo, será estudado como foi feito tal espetáculo, em relação aos objetos apropriados. Foram utilizados a abstração de espectadores que assistiram à peça, relatos de críticos, vídeo e livros opinativos acerca da Arte para fazer esta pesquisa.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-20T18:31:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-20T18:31:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL, Gina Mara Age do. A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186
identifier_str_mv AMARAL, Gina Mara Age do. A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Cenografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/1/CT_CENOG_II_2015_05.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/3/CT_CENOG_II_2015_05.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17186/4/CT_CENOG_II_2015_05.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46cb657b43d62433e54f58e6d5e1386f
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
d531fa5240e5147da47cb3d1752167bf
f5fe9b74d03c906867c802bb0fa54f74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923141036277760