Avaliação de desempenho multicritério construtivista como apoio à gestão da relação universidade-empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrico, Giovana Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3255
Resumo: Uma universidade está alicerçada sobre três eixos: o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo a extensão o foco deste trabalho, onde por meio de trabalhos cooperativos com empresas são desenvolvidos uma grande gama de atividades como: cursos, consultorias, pesquisas, etc. Estas parcerias, apesar de benéficas envolvem interesses conflitantes entre as partes, como direitos de propriedade intelectual e resultados intangíveis, tornam a relação diversificada e complexa. Sendo assim, para a gestão da relação U-E é importante a construção de um sistema de avaliação de desempenho organizacional (ADO), que contemple em sua estruturação as particularidades do contexto, e possa auxiliar o gestor na tomada de decisões. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo construir um modelo de avaliação de desempenho da relação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco com as empresas da sua área de abrangência. Para alcançar o objetivo da pesquisa aplicou-se as seguintes metodologias: Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) para seleção e análise de um portfólios bibliográficos, com a finalidade de construir conhecimento sobre ADO da relação U-E; na sequência adotando-se como instrumento de intervenção para a construção do modelo de ADO da relação U-E a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), dado a sua capacidade de considerar as percepções do decisor sobre o contexto e integrá-las ao modelo de ADO. A pesquisa tem natureza exploratória e descritiva. Utiliza dados primários e secundários. O método de pesquisa é quali-quanti, sendo qualitativo na fase de estruturação do problema e quantitativo na fase de avaliação. Os principais resultados obtidos na análise realizada no portfólio de artigos selecionados, sobre a avaliação de desempenho da relação U-E, foram: a maioria dos estudos não explicita a participação do decisor na construção dos modelos de avaliação; não são realizadas integração dos indicadores; nem descritas ações de aperfeiçoamento para melhoria da avaliação de desempenho. Observou-se 275 indicadores diferentes, nos 14 artigos analisados, com destaque para número de patentes e número de publicações. Na construção do modelo de ADO os principais resultados foram: Construção de 58 indicadores para avaliação do desempenho da relação U-E, separados em 3 grandes áreas de preocupação (Gestão, Projetos Técnicos e Novos Negócios). Realizada a avaliação global da situação atual, obteve-se o resultado de 42 pontos, em uma escala em que 0 equivale ao nível neutro e 100 equivale ao nível bom; também identificou-se 14 indicadores com resultado comprometedor, para os quais foi possível sugerir ações para aperfeiçoamento, que se implementadas alterariam o resultado da avaliação para 78 pontos. Comparando os 58 indicadores propostos no modelo, com os 275 indicadores encontrados na literatura, observa-se que somente 15 apresentam similaridades, demonstrando que o modelo desenvolvido é único e válido apenas para o contexto para o qual foi desenvolvido, reforçando desta forma a necessidade de uma metodologia com estruturação de problema para o desenvolvimento do modelo de ADO. Desta forma o presente estudo demonstra a sua importância, pois preenche as lacunas encontradas na literatura para estudos que considerem as particularidades do contexto, bem como a visão e valores do decisor, pois desenvolveu um modelo de ADO com a participação do decisor, construindo conhecimento sobre o contexto por ele gerido e resultando em uma ferramenta que o apoia na tomada de decisão.
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spelling 2018-06-19T16:12:08Z2018-06-19T16:12:08Z2018-04-04TORRICO, Giovana Moreira. Avaliação de desempenho multicritério construtivista como apoio à gestão da relação universidade-empresa. 2018. 197 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3255Uma universidade está alicerçada sobre três eixos: o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo a extensão o foco deste trabalho, onde por meio de trabalhos cooperativos com empresas são desenvolvidos uma grande gama de atividades como: cursos, consultorias, pesquisas, etc. Estas parcerias, apesar de benéficas envolvem interesses conflitantes entre as partes, como direitos de propriedade intelectual e resultados intangíveis, tornam a relação diversificada e complexa. Sendo assim, para a gestão da relação U-E é importante a construção de um sistema de avaliação de desempenho organizacional (ADO), que contemple em sua estruturação as particularidades do contexto, e possa auxiliar o gestor na tomada de decisões. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo construir um modelo de avaliação de desempenho da relação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco com as empresas da sua área de abrangência. Para alcançar o objetivo da pesquisa aplicou-se as seguintes metodologias: Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) para seleção e análise de um portfólios bibliográficos, com a finalidade de construir conhecimento sobre ADO da relação U-E; na sequência adotando-se como instrumento de intervenção para a construção do modelo de ADO da relação U-E a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), dado a sua capacidade de considerar as percepções do decisor sobre o contexto e integrá-las ao modelo de ADO. A pesquisa tem natureza exploratória e descritiva. Utiliza dados primários e secundários. O método de pesquisa é quali-quanti, sendo qualitativo na fase de estruturação do problema e quantitativo na fase de avaliação. Os principais resultados obtidos na análise realizada no portfólio de artigos selecionados, sobre a avaliação de desempenho da relação U-E, foram: a maioria dos estudos não explicita a participação do decisor na construção dos modelos de avaliação; não são realizadas integração dos indicadores; nem descritas ações de aperfeiçoamento para melhoria da avaliação de desempenho. Observou-se 275 indicadores diferentes, nos 14 artigos analisados, com destaque para número de patentes e número de publicações. Na construção do modelo de ADO os principais resultados foram: Construção de 58 indicadores para avaliação do desempenho da relação U-E, separados em 3 grandes áreas de preocupação (Gestão, Projetos Técnicos e Novos Negócios). Realizada a avaliação global da situação atual, obteve-se o resultado de 42 pontos, em uma escala em que 0 equivale ao nível neutro e 100 equivale ao nível bom; também identificou-se 14 indicadores com resultado comprometedor, para os quais foi possível sugerir ações para aperfeiçoamento, que se implementadas alterariam o resultado da avaliação para 78 pontos. Comparando os 58 indicadores propostos no modelo, com os 275 indicadores encontrados na literatura, observa-se que somente 15 apresentam similaridades, demonstrando que o modelo desenvolvido é único e válido apenas para o contexto para o qual foi desenvolvido, reforçando desta forma a necessidade de uma metodologia com estruturação de problema para o desenvolvimento do modelo de ADO. Desta forma o presente estudo demonstra a sua importância, pois preenche as lacunas encontradas na literatura para estudos que considerem as particularidades do contexto, bem como a visão e valores do decisor, pois desenvolveu um modelo de ADO com a participação do decisor, construindo conhecimento sobre o contexto por ele gerido e resultando em uma ferramenta que o apoia na tomada de decisão.A university is based on three axes: teaching, research and extension, being the extension the focus of this work, where through collaborative work with industries a wide range of activities are developed, such as courses, consultancies, research, etc. These partnerships, while beneficial, involve conflicting interests between the parties, such as intellectual property rights and intangible results, make the relationship diverse and complex. Therefore, for the management of the U-I relationship, it is important to build an organizational performance evaluation model (OPE), which includes in its structuring the particularities of the context, and can assist the manager in making decisions. In this sense, the present research aims to build a model for the performance evaluation of the University Technological Federal of Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco with the industries in its area of coverage. In order to achieve the objective of the research, the following methodologies were applied: Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) for selection and analysis of a bibliographic portfolio, in order to build knowledge about OPE of the U-I relationship; following the adoption of the Multi-criteria Methodology for Decision Aiding - Constructivist (MCDA-C) as an intervention tool for the construction of the OPE model of the E-I relationship, given its capacity to consider the perceptions of the context and integrate them into the OPE model. The research has an exploratory and descriptive nature. Uses primary and secondary data. The research method is quali-quanti, being qualitative in the structuring phase of the problem and quantitative in the evaluation phase. The main results obtained in the analysis carried out in the portfolio of selected articles on the performance evaluation of the U-I relationship were: most of the studies did not explain the participation of the decision maker in the construction of the evaluation models; indicators are not integrated; nor described improvement actions to improve performance evaluation. There were 275 different indicators, in the 14 articles analyzed, with emphasis on number of patents and number of publications. In the construction of the OPE model the main results were: Construction of 58 indicators to evaluate the performance of the U-I relationship, separated into 3 major areas of concern (Management, Technical Projects e New Businesses). Once the overall assessment of the current situation was obtained, the result was 42 points on a scale where 0 equals the neutral level and 100 equals the good level; it was also identified 14 indicators with compromising results, for which it was possible to suggest actions for improvement, which if implemented would change the result of the evaluation to 78 points. Comparing the 58 indicators proposed in the model, with the 275 indicators found in the literature, it is observed that only 15 have similarities, demonstrating that the developed model is unique and valid only for the context for which it was developed, thus reinforcing the need for a problem structuring methodology for the development of the OPE model. Thus, the present study demonstrates its importance because: it fills the gaps found in the literature for studies that consider the particularities of the context, as well as the vision and values of the decision maker, since it developed an OPE model with the participation of the decision maker, building knowledge about the context it manages and resulting in a tool that supports it in decision making.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e SistemasUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia de ProduçãoProcesso decisório por critério múltiploUniversidades e faculdades públicasDesempenho - AvaliaçãoMultiple criteria decision makingPublic universities and collegesPerformance - Rating ofAvaliação de desempenho multicritério construtivista como apoio à gestão da relação universidade-empresaPerformance evaluation constructivist multi-criteria as support for the management of the university-industry relationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoBortoluzzi, Sandro Césarhttp://lattes.cnpq.br/4807551795065727Bortoluzzi, Sandro CésarPiana, JanainaLacerda, Rogerio Tadeu de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1746180491874143Torrico, Giovana Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_PPGEPS_M_Torrico, Giovana Moreira_2018.pdfPB_PPGEPS_M_Torrico, Giovana Moreira_2018.pdfapplication/pdf4168729http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3255/1/PB_PPGEPS_M_Torrico%2c%20Giovana%20Moreira_2018.pdf618b5197ffc353df26f2aa42ddf0d0e6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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