Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7999 |
Resumo: | Em 2014 o Brasil possuía cerca de 1,7 milhões de quilômetros de extensão de malha rodoviária, das quais apenas 12,1% era pavimentada. Um dos motivos para esse baixo número é o alto custo no processo de pavimentação, causado por diversos fatores, incluído nestes a necessidade de estabilizar o solo para a sub-base da rodovia. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o aumento da pavimentação Rodoviária no Brasil, por meio da redução do custo da estabilização de solos com baixa capacidade de suporte; Diversos ensaios foram realizados para a caracterização do solo e da fração vermelha oriunda do Resíduo da Construção Civil, sendo eles Ensaio Granulométrico, Densidade Real dos Grãos, Limites de Atterberg, Teor de Hidróxido de Cálcio Fixado, Difratometria de Raios X (DRX), Espectrometria de Fluorescência de Raios X (FRX) e Compactação. Também foi executada a moldagem e cura de corpos de prova, ensaios de resistência a compressão simples (RCS) e índice de Suporte Califórnia (ISC-CBR). Demonstrando então a necessidade do solo ser substituído por outro com maior ISC ou ser submetido a um processo de estabilização. Classificou-se também o solo como de granulometria silto-argilosa grupo A-5 típico de solos siltosos moderadamente plástico e com presença de mica. Quanto ao SUCS, o solo é classificado como argila de baixa plasticidade arenosa. Nos resultados do ensaio de Compressão Simples, foi alcançada uma resistência de 1,09 MPa que é inferior ao valor estipulado pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR). Por fim o Software Statistica mostrou que, teoricamente, com adição de 10% de cal e 26% de fração vermelha, atenderia o critério de resistência à compressão simples do DER/PR. |
id |
UTFPR-12_fbe7a074003ddc1c6b7ab785c0e3876a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7999 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T13:20:00Z2020-11-11T13:20:00Z2018-12-17COSTA, Evay Vilella Lisboa; RÊGO, Miguel Cláudio Queiroz; SILVA, Evelyn Castanho Gonçalves da. Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação. 2018. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7999Em 2014 o Brasil possuía cerca de 1,7 milhões de quilômetros de extensão de malha rodoviária, das quais apenas 12,1% era pavimentada. Um dos motivos para esse baixo número é o alto custo no processo de pavimentação, causado por diversos fatores, incluído nestes a necessidade de estabilizar o solo para a sub-base da rodovia. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o aumento da pavimentação Rodoviária no Brasil, por meio da redução do custo da estabilização de solos com baixa capacidade de suporte; Diversos ensaios foram realizados para a caracterização do solo e da fração vermelha oriunda do Resíduo da Construção Civil, sendo eles Ensaio Granulométrico, Densidade Real dos Grãos, Limites de Atterberg, Teor de Hidróxido de Cálcio Fixado, Difratometria de Raios X (DRX), Espectrometria de Fluorescência de Raios X (FRX) e Compactação. Também foi executada a moldagem e cura de corpos de prova, ensaios de resistência a compressão simples (RCS) e índice de Suporte Califórnia (ISC-CBR). Demonstrando então a necessidade do solo ser substituído por outro com maior ISC ou ser submetido a um processo de estabilização. Classificou-se também o solo como de granulometria silto-argilosa grupo A-5 típico de solos siltosos moderadamente plástico e com presença de mica. Quanto ao SUCS, o solo é classificado como argila de baixa plasticidade arenosa. Nos resultados do ensaio de Compressão Simples, foi alcançada uma resistência de 1,09 MPa que é inferior ao valor estipulado pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR). Por fim o Software Statistica mostrou que, teoricamente, com adição de 10% de cal e 26% de fração vermelha, atenderia o critério de resistência à compressão simples do DER/PR.In 2014 Brazil had about 1.7 million kilometers of road mesh network extension, of which only 12.1% was paved. One of the reasons for this low number is the high cost in the paving process caused by several factors, including the need to stabilize the soil for the sub-base of the highway. This research aims to contribute to the increase of road paving in Brazil, by reducing the cost of stabilizing soils with low support capacity. Several tests were carried out to characterize the soil and the red fraction from the Residue of the Civil Construction, such as Granulometric Test, Grain Actual Density, Atterberg Limits, Fixed Calcium Hydroxide Content, X-ray Diffractometry (XRD), Spectrometry of X-ray Fluorescence (FRX) and Compaction. Also, molding and curing of specimens, single compression strength tests (RCS) and California Support Index (ISC-CBR) were performed. This demonstrates the need for the soil to be replaced by another with higher ISC or to undergo a stabilization process. The soil was also classified as silica-silty granulometry group A-5 typical of silty soils moderately plastic and with presence of mica. As for SUCS, the soil is classified as clay with low sandy plasticity. In the results of the Simple Compression test, a resistance of 1.09 MPa wasreached that is lower than the value stipulated by the Paraná Department of Roads and Rolling (DER-PR). Finally, Statistica Software showed that, theoretically, with the addition of 10% of lime and 26% of red fraction, the criterion of resistance to the simple crisis of the DER/PR.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso de Engenharia CivilUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOSSolos - TestesCalSolos - FormaçãoPavimentosSolos vermelhosEngenharia civilSoils - TestingLimeSoil formationPavementsRed soilsCivil engineeringInfluência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentaçãoInfluence of the red fraction of the civil construction residue with lime on the stabilization of a soil of the Guabirotuba formation for pavinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaJohann, Amanda Dalla RosaAraújo, Marcia SilvaJohann, Amanda Dalla RosaAraújo, Marcia Silva deCerri, José AlbertoPuppi, Rogério Francisco KusterCosta, Evay Vilela LisboaSilva, Evelyn Castanho Gonçalves daRêgo, Miguel Cláudio Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COECI_2019_1_01.pdfapplication/pdf4371314http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7999/1/CT_COECI_2019_1_01.pdff3010d9cb117d8b7a6a427aa30138ec9MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7999/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COECI_2019_1_01.pdf.txtExtracted texttext/plain167575http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7999/3/CT_COECI_2019_1_01.pdf.txtac01366a3de8c39be2b4ff93ac2a5867MD53THUMBNAILCT_COECI_2019_1_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7999/4/CT_COECI_2019_1_01.pdf.jpgb22200b00d2a26292b755b1c151d29f5MD541/79992020-11-11 11:20:00.891oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7999TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T13:20Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Influence of the red fraction of the civil construction residue with lime on the stabilization of a soil of the Guabirotuba formation for paving |
title |
Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação |
spellingShingle |
Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação Costa, Evay Vilela Lisboa CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOS Solos - Testes Cal Solos - Formação Pavimentos Solos vermelhos Engenharia civil Soils - Testing Lime Soil formation Pavements Red soils Civil engineering |
title_short |
Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação |
title_full |
Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação |
title_fullStr |
Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação |
title_full_unstemmed |
Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação |
title_sort |
Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação |
author |
Costa, Evay Vilela Lisboa |
author_facet |
Costa, Evay Vilela Lisboa Silva, Evelyn Castanho Gonçalves da Rêgo, Miguel Cláudio Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Evelyn Castanho Gonçalves da Rêgo, Miguel Cláudio Queiroz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Johann, Amanda Dalla Rosa |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Araújo, Marcia Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Johann, Amanda Dalla Rosa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Araújo, Marcia Silva de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Cerri, José Alberto |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Puppi, Rogério Francisco Kuster |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Evay Vilela Lisboa Silva, Evelyn Castanho Gonçalves da Rêgo, Miguel Cláudio Queiroz |
contributor_str_mv |
Johann, Amanda Dalla Rosa Araújo, Marcia Silva Johann, Amanda Dalla Rosa Araújo, Marcia Silva de Cerri, José Alberto Puppi, Rogério Francisco Kuster |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOS Solos - Testes Cal Solos - Formação Pavimentos Solos vermelhos Engenharia civil Soils - Testing Lime Soil formation Pavements Red soils Civil engineering |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Solos - Testes Cal Solos - Formação Pavimentos Solos vermelhos Engenharia civil Soils - Testing Lime Soil formation Pavements Red soils Civil engineering |
description |
Em 2014 o Brasil possuía cerca de 1,7 milhões de quilômetros de extensão de malha rodoviária, das quais apenas 12,1% era pavimentada. Um dos motivos para esse baixo número é o alto custo no processo de pavimentação, causado por diversos fatores, incluído nestes a necessidade de estabilizar o solo para a sub-base da rodovia. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o aumento da pavimentação Rodoviária no Brasil, por meio da redução do custo da estabilização de solos com baixa capacidade de suporte; Diversos ensaios foram realizados para a caracterização do solo e da fração vermelha oriunda do Resíduo da Construção Civil, sendo eles Ensaio Granulométrico, Densidade Real dos Grãos, Limites de Atterberg, Teor de Hidróxido de Cálcio Fixado, Difratometria de Raios X (DRX), Espectrometria de Fluorescência de Raios X (FRX) e Compactação. Também foi executada a moldagem e cura de corpos de prova, ensaios de resistência a compressão simples (RCS) e índice de Suporte Califórnia (ISC-CBR). Demonstrando então a necessidade do solo ser substituído por outro com maior ISC ou ser submetido a um processo de estabilização. Classificou-se também o solo como de granulometria silto-argilosa grupo A-5 típico de solos siltosos moderadamente plástico e com presença de mica. Quanto ao SUCS, o solo é classificado como argila de baixa plasticidade arenosa. Nos resultados do ensaio de Compressão Simples, foi alcançada uma resistência de 1,09 MPa que é inferior ao valor estipulado pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR). Por fim o Software Statistica mostrou que, teoricamente, com adição de 10% de cal e 26% de fração vermelha, atenderia o critério de resistência à compressão simples do DER/PR. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T13:20:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T13:20:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Evay Vilella Lisboa; RÊGO, Miguel Cláudio Queiroz; SILVA, Evelyn Castanho Gonçalves da. Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação. 2018. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7999 |
identifier_str_mv |
COSTA, Evay Vilella Lisboa; RÊGO, Miguel Cláudio Queiroz; SILVA, Evelyn Castanho Gonçalves da. Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação. 2018. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Curso de Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7999/1/CT_COECI_2019_1_01.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7999/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7999/3/CT_COECI_2019_1_01.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7999/4/CT_COECI_2019_1_01.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f3010d9cb117d8b7a6a427aa30138ec9 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b ac01366a3de8c39be2b4ff93ac2a5867 b22200b00d2a26292b755b1c151d29f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923214178648064 |