Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polli, Cileide Teixeira da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Figueiredo, Helenara Regina Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7897
Resumo: O presente artigo resultou de um recorte de uma pesquisa de mestrado acerca do desenvolvimento do pensamento geométrico do aluno. O estudo teve foco no estudo dos polígonos com o objetivo de investigar as possíveis aplicações de materiais manipuláveis no ensino de Geometria no 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, no qual apresentamos os resultados de um dos momentos da aplicação de uma sequência didática sobre polígonos. A fundamentação teórica se baseia em autores como Lorenzato (1995), que defende a presença da Geometria no ensino de Matemática, a partir do argumento de que este conhecimento deve ser construído desde a Educação Infantil, visto que auxilia na solução dos problemas do cotidiano, os quais, muitas vezes, são geometrizados. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de que os materiais manipuláveis possam potencializar a construção do saber geométrico em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Ademais, constatou-se que o uso de materiais manipuláveis se apresenta como uma possibilidade de imprimir maior significado à construção dos conceitos geométricos, na medida em que permitem aos alunos manipular, comparar, recortar, pesquisar, observar e construir conceitos.  Foram ainda encontradas evidências de que esse tipo de material facilita a observação e a análise por favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, essenciais para a construção dos diferentes saberes matemáticos.
id UTFPR-13_03a7c112dd3511721e94b3c2c10bb31b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7897
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamentalA didactic sequence for the teaching of polygons: the use of manipulable materials in the fifth grade of the elementary schoolEnsino; Ensino da MatemáticaEnsino de Matemática; Geometria; Materiais manipuláveis.Mathematics teaching; Geometry; Manipulable materialsO presente artigo resultou de um recorte de uma pesquisa de mestrado acerca do desenvolvimento do pensamento geométrico do aluno. O estudo teve foco no estudo dos polígonos com o objetivo de investigar as possíveis aplicações de materiais manipuláveis no ensino de Geometria no 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, no qual apresentamos os resultados de um dos momentos da aplicação de uma sequência didática sobre polígonos. A fundamentação teórica se baseia em autores como Lorenzato (1995), que defende a presença da Geometria no ensino de Matemática, a partir do argumento de que este conhecimento deve ser construído desde a Educação Infantil, visto que auxilia na solução dos problemas do cotidiano, os quais, muitas vezes, são geometrizados. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de que os materiais manipuláveis possam potencializar a construção do saber geométrico em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Ademais, constatou-se que o uso de materiais manipuláveis se apresenta como uma possibilidade de imprimir maior significado à construção dos conceitos geométricos, na medida em que permitem aos alunos manipular, comparar, recortar, pesquisar, observar e construir conceitos.  Foram ainda encontradas evidências de que esse tipo de material facilita a observação e a análise por favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, essenciais para a construção dos diferentes saberes matemáticos.This paper resulted from a master's research part on the development of the student's geometric thinking. The study focused on the study of polygons aiming to investigate the possible applications of manipulable materials for teaching Geometry in the 5th grade of elementary school. This is a qualitative approach in which we present the results of one of the moments when the didactic sequence on polygons was applied. The theoretical basis is based on authors such as Lorenzato (1995), who advocates the presence of geometry for teaching mathematics based on the argument that this knowledge must be built since child education, since it helps in solving everyday problems, which are often geometrized. The results point out the possibility that manipulable materials can potentiate the construction of geometric knowledge in students of the 5th grade of elementary school. In addition, it was found that the use of manipulable materials presents itself as a possibility to give greater meaning to the construction of geometric concepts, since they allow students to manipulate, compare, cut, search, observe and construct concepts. Evidence that this type of material facilitates observation and analysis by favoring the development of logical and critical reasoning, essential for the construction of different mathematical knowledge.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CapesUniversidade Norte do ParanáCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPolli, Cileide Teixeira da SilvaFigueiredo, Helenara Regina Sampaio2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/789710.3895/actio.v3n3.7897ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 378-398ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 378-3982525-892310.3895/actio.v3n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7897/5758https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7897/5759Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:02Zoai:periodicos.utfpr:article/7897Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:02Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamental
A didactic sequence for the teaching of polygons: the use of manipulable materials in the fifth grade of the elementary school
title Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamental
spellingShingle Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamental
Polli, Cileide Teixeira da Silva
Ensino; Ensino da Matemática
Ensino de Matemática; Geometria; Materiais manipuláveis.
Mathematics teaching; Geometry; Manipulable materials
title_short Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamental
title_full Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamental
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamental
title_sort Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamental
author Polli, Cileide Teixeira da Silva
author_facet Polli, Cileide Teixeira da Silva
Figueiredo, Helenara Regina Sampaio
author_role author
author2 Figueiredo, Helenara Regina Sampaio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
Universidade Norte do Paraná
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.contributor.author.fl_str_mv Polli, Cileide Teixeira da Silva
Figueiredo, Helenara Regina Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Ensino da Matemática
Ensino de Matemática; Geometria; Materiais manipuláveis.
Mathematics teaching; Geometry; Manipulable materials
topic Ensino; Ensino da Matemática
Ensino de Matemática; Geometria; Materiais manipuláveis.
Mathematics teaching; Geometry; Manipulable materials
description O presente artigo resultou de um recorte de uma pesquisa de mestrado acerca do desenvolvimento do pensamento geométrico do aluno. O estudo teve foco no estudo dos polígonos com o objetivo de investigar as possíveis aplicações de materiais manipuláveis no ensino de Geometria no 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, no qual apresentamos os resultados de um dos momentos da aplicação de uma sequência didática sobre polígonos. A fundamentação teórica se baseia em autores como Lorenzato (1995), que defende a presença da Geometria no ensino de Matemática, a partir do argumento de que este conhecimento deve ser construído desde a Educação Infantil, visto que auxilia na solução dos problemas do cotidiano, os quais, muitas vezes, são geometrizados. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de que os materiais manipuláveis possam potencializar a construção do saber geométrico em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Ademais, constatou-se que o uso de materiais manipuláveis se apresenta como uma possibilidade de imprimir maior significado à construção dos conceitos geométricos, na medida em que permitem aos alunos manipular, comparar, recortar, pesquisar, observar e construir conceitos.  Foram ainda encontradas evidências de que esse tipo de material facilita a observação e a análise por favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, essenciais para a construção dos diferentes saberes matemáticos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7897
10.3895/actio.v3n3.7897
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7897
identifier_str_mv 10.3895/actio.v3n3.7897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7897/5758
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7897/5759
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 378-398
ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 378-398
2525-8923
10.3895/actio.v3n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984431824896