Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba (UTFPR/CT) foi proposta a elaboração de um plano de trabalho com foco no desenvolvimento das habilidades dos alunos em questões de conversão de unidades de medida do Sistema Métrico e que também destacasse a importância de um sistema padronizado. Considerando a importância do tema para a educação matemática e para o desenvolvimento do estudante dos níveis de ensino fundamental e médio foram realizadas intervenções em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, cada uma contendo 30, 29 e 27 estudantes. A intervenção se constituiu de uma atividade prática precedida de uma contextualização histórica acerca das unidades de medida e grandezas. Com o objetivo de destacar a importância da padronização imposta pelo Sistema Internacional de Medidas, foram abordados diferentes modelos de medida e dificuldades com que as antigas civilizações se depararam devido à ausência de padronização durante o decorrer da história. Após a abordagem teórica cada aluno recebeu uma folha de orientação para a realização da atividade prática. A folha de orientação continha uma atividade cujo objetivo foi conduzir os estudantes em situações nas quais eles precisassem utilizar e colocar em prática seus conhecimentos para a conversão das unidades de medida múltiplas e submúltiplas do sistema métrico. Na atividade os alunos foram instigados a trabalhar com diferentes instrumentos de medida para a obtenção das dimensões de objetos presentes em sala de aula, que posteriormente seriam convertidas para as diferentes classes do sistema. Após a atividade prática os estudantes foram guiados a refletir sobre o sistema utilizado, pontuando sua importância nos diferentes cenários da vida contemporânea. |
id |
UTFPR-13_03c7cacbf56776d0556074646e079108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10856 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métricoMatemáticaUnidades de medida; Sistema Internacional; Sistema Métrico. Padronização.O presente trabalho foi realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba (UTFPR/CT) foi proposta a elaboração de um plano de trabalho com foco no desenvolvimento das habilidades dos alunos em questões de conversão de unidades de medida do Sistema Métrico e que também destacasse a importância de um sistema padronizado. Considerando a importância do tema para a educação matemática e para o desenvolvimento do estudante dos níveis de ensino fundamental e médio foram realizadas intervenções em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, cada uma contendo 30, 29 e 27 estudantes. A intervenção se constituiu de uma atividade prática precedida de uma contextualização histórica acerca das unidades de medida e grandezas. Com o objetivo de destacar a importância da padronização imposta pelo Sistema Internacional de Medidas, foram abordados diferentes modelos de medida e dificuldades com que as antigas civilizações se depararam devido à ausência de padronização durante o decorrer da história. Após a abordagem teórica cada aluno recebeu uma folha de orientação para a realização da atividade prática. A folha de orientação continha uma atividade cujo objetivo foi conduzir os estudantes em situações nas quais eles precisassem utilizar e colocar em prática seus conhecimentos para a conversão das unidades de medida múltiplas e submúltiplas do sistema métrico. Na atividade os alunos foram instigados a trabalhar com diferentes instrumentos de medida para a obtenção das dimensões de objetos presentes em sala de aula, que posteriormente seriam convertidas para as diferentes classes do sistema. Após a atividade prática os estudantes foram guiados a refletir sobre o sistema utilizado, pontuando sua importância nos diferentes cenários da vida contemporânea.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rocha, Laís de Souza2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1085610.3895/actio.v1n1.10856ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856/6990Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:51Zoai:periodicos.utfpr:article/10856Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:51Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico |
title |
Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico |
spellingShingle |
Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico Rocha, Laís de Souza Matemática Unidades de medida; Sistema Internacional; Sistema Métrico. Padronização. |
title_short |
Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico |
title_full |
Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico |
title_fullStr |
Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico |
title_full_unstemmed |
Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico |
title_sort |
Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico |
author |
Rocha, Laís de Souza |
author_facet |
Rocha, Laís de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Laís de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Unidades de medida; Sistema Internacional; Sistema Métrico. Padronização. |
topic |
Matemática Unidades de medida; Sistema Internacional; Sistema Métrico. Padronização. |
description |
O presente trabalho foi realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba (UTFPR/CT) foi proposta a elaboração de um plano de trabalho com foco no desenvolvimento das habilidades dos alunos em questões de conversão de unidades de medida do Sistema Métrico e que também destacasse a importância de um sistema padronizado. Considerando a importância do tema para a educação matemática e para o desenvolvimento do estudante dos níveis de ensino fundamental e médio foram realizadas intervenções em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, cada uma contendo 30, 29 e 27 estudantes. A intervenção se constituiu de uma atividade prática precedida de uma contextualização histórica acerca das unidades de medida e grandezas. Com o objetivo de destacar a importância da padronização imposta pelo Sistema Internacional de Medidas, foram abordados diferentes modelos de medida e dificuldades com que as antigas civilizações se depararam devido à ausência de padronização durante o decorrer da história. Após a abordagem teórica cada aluno recebeu uma folha de orientação para a realização da atividade prática. A folha de orientação continha uma atividade cujo objetivo foi conduzir os estudantes em situações nas quais eles precisassem utilizar e colocar em prática seus conhecimentos para a conversão das unidades de medida múltiplas e submúltiplas do sistema métrico. Na atividade os alunos foram instigados a trabalhar com diferentes instrumentos de medida para a obtenção das dimensões de objetos presentes em sala de aula, que posteriormente seriam convertidas para as diferentes classes do sistema. Após a atividade prática os estudantes foram guiados a refletir sobre o sistema utilizado, pontuando sua importância nos diferentes cenários da vida contemporânea. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856 10.3895/actio.v1n1.10856 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856/6990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984972890112 |