Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Laís de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856
Resumo: O presente trabalho foi realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba (UTFPR/CT) foi proposta a elaboração de um plano de trabalho com foco no desenvolvimento das habilidades dos alunos em questões de conversão de unidades de medida do Sistema Métrico e que também destacasse a importância de um sistema padronizado. Considerando a importância do tema para a educação matemática e para o desenvolvimento do estudante dos níveis de ensino fundamental e médio foram realizadas intervenções em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, cada uma contendo 30, 29 e 27 estudantes. A intervenção se constituiu de uma atividade prática precedida de uma contextualização histórica acerca das unidades de medida e grandezas. Com o objetivo de destacar a importância da padronização imposta pelo Sistema Internacional de Medidas, foram abordados diferentes modelos de medida e dificuldades com que as antigas civilizações se depararam devido à ausência de padronização durante o decorrer da história. Após a abordagem teórica cada aluno recebeu uma folha de orientação para a realização da atividade prática. A folha de orientação continha uma atividade cujo objetivo foi conduzir os estudantes em situações nas quais eles precisassem utilizar e colocar em prática seus conhecimentos para a conversão das unidades de medida múltiplas e submúltiplas do sistema métrico. Na atividade os alunos foram instigados a trabalhar com diferentes instrumentos de medida para a obtenção das dimensões de objetos presentes em sala de aula, que posteriormente seriam convertidas para as diferentes classes do sistema. Após a atividade prática os estudantes foram guiados a refletir sobre o sistema utilizado, pontuando sua importância nos diferentes cenários da vida contemporânea.
id UTFPR-13_03c7cacbf56776d0556074646e079108
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10856
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métricoMatemáticaUnidades de medida; Sistema Internacional; Sistema Métrico. Padronização.O presente trabalho foi realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba (UTFPR/CT) foi proposta a elaboração de um plano de trabalho com foco no desenvolvimento das habilidades dos alunos em questões de conversão de unidades de medida do Sistema Métrico e que também destacasse a importância de um sistema padronizado. Considerando a importância do tema para a educação matemática e para o desenvolvimento do estudante dos níveis de ensino fundamental e médio foram realizadas intervenções em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, cada uma contendo 30, 29 e 27 estudantes. A intervenção se constituiu de uma atividade prática precedida de uma contextualização histórica acerca das unidades de medida e grandezas. Com o objetivo de destacar a importância da padronização imposta pelo Sistema Internacional de Medidas, foram abordados diferentes modelos de medida e dificuldades com que as antigas civilizações se depararam devido à ausência de padronização durante o decorrer da história. Após a abordagem teórica cada aluno recebeu uma folha de orientação para a realização da atividade prática. A folha de orientação continha uma atividade cujo objetivo foi conduzir os estudantes em situações nas quais eles precisassem utilizar e colocar em prática seus conhecimentos para a conversão das unidades de medida múltiplas e submúltiplas do sistema métrico. Na atividade os alunos foram instigados a trabalhar com diferentes instrumentos de medida para a obtenção das dimensões de objetos presentes em sala de aula, que posteriormente seriam convertidas para as diferentes classes do sistema. Após a atividade prática os estudantes foram guiados a refletir sobre o sistema utilizado, pontuando sua importância nos diferentes cenários da vida contemporânea.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rocha, Laís de Souza2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1085610.3895/actio.v1n1.10856ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856/6990Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:51Zoai:periodicos.utfpr:article/10856Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:51Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico
title Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico
spellingShingle Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico
Rocha, Laís de Souza
Matemática
Unidades de medida; Sistema Internacional; Sistema Métrico. Padronização.
title_short Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico
title_full Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico
title_fullStr Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico
title_full_unstemmed Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico
title_sort Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico
author Rocha, Laís de Souza
author_facet Rocha, Laís de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Laís de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Unidades de medida; Sistema Internacional; Sistema Métrico. Padronização.
topic Matemática
Unidades de medida; Sistema Internacional; Sistema Métrico. Padronização.
description O presente trabalho foi realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba (UTFPR/CT) foi proposta a elaboração de um plano de trabalho com foco no desenvolvimento das habilidades dos alunos em questões de conversão de unidades de medida do Sistema Métrico e que também destacasse a importância de um sistema padronizado. Considerando a importância do tema para a educação matemática e para o desenvolvimento do estudante dos níveis de ensino fundamental e médio foram realizadas intervenções em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, cada uma contendo 30, 29 e 27 estudantes. A intervenção se constituiu de uma atividade prática precedida de uma contextualização histórica acerca das unidades de medida e grandezas. Com o objetivo de destacar a importância da padronização imposta pelo Sistema Internacional de Medidas, foram abordados diferentes modelos de medida e dificuldades com que as antigas civilizações se depararam devido à ausência de padronização durante o decorrer da história. Após a abordagem teórica cada aluno recebeu uma folha de orientação para a realização da atividade prática. A folha de orientação continha uma atividade cujo objetivo foi conduzir os estudantes em situações nas quais eles precisassem utilizar e colocar em prática seus conhecimentos para a conversão das unidades de medida múltiplas e submúltiplas do sistema métrico. Na atividade os alunos foram instigados a trabalhar com diferentes instrumentos de medida para a obtenção das dimensões de objetos presentes em sala de aula, que posteriormente seriam convertidas para as diferentes classes do sistema. Após a atividade prática os estudantes foram guiados a refletir sobre o sistema utilizado, pontuando sua importância nos diferentes cenários da vida contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856
10.3895/actio.v1n1.10856
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856/6990
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984972890112