Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474 |
Resumo: | Neste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento. |
id |
UTFPR-13_08a3782243f2e0c768f2edb01b8ccc12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13474 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossínteseRelations between epistemic movements and epistemic practices in the science classroom: an episode analysis of a lesson on photosynthesisEducação; Ensino AprendizagemDiscurso dialógico; Discurso de autoridade; Ensino de Biologia. FotossínteseDialogic discourse; Discourse of authority; Biology Teaching; PhotosynthesisNeste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento.In the article we analyze the epistemic movements of a teacher in the conduction of an activity of a teaching sequence on the theme photosynthesis experienced by students of the first grade of high school in a biology class, and we relate them to the epistemic practices of the students. In order to achieve this goal, we analyzed the communicative classroom approach in an attempt to elucidate the epistemic movements of the teacher and the epistemic practices of the students, as defined by the literature in the field. We found that most of the teacher's interventions were epistemic moves tied to authority discourse, while a minority of the teacher's interventions were tied to dialogic discourse. With this, we realize that, as the communicative approach in the classroom tended to the discourse of authority, the epistemic practices developed by the students were associated with the social instances of production and communication of knowledge, limiting the possibilities for students to develop epistemic practices in the social instances of evaluation and legitimation of knowledge.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Araújo, Letícia de Cássia RodriguesMendonça, Paula Cristina Cardoso2022-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1347410.3895/actio.v7n1.13474ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-20ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-202525-892310.3895/actio.v7n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474/8861https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13474/2193https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13474/2518Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T13:38:36Zoai:periodicos.utfpr:article/13474Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-03-01T13:38:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese Relations between epistemic movements and epistemic practices in the science classroom: an episode analysis of a lesson on photosynthesis |
title |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese |
spellingShingle |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues Educação; Ensino Aprendizagem Discurso dialógico; Discurso de autoridade; Ensino de Biologia. Fotossíntese Dialogic discourse; Discourse of authority; Biology Teaching; Photosynthesis |
title_short |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese |
title_full |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese |
title_fullStr |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese |
title_full_unstemmed |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese |
title_sort |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese |
author |
Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues |
author_facet |
Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues Mendonça, Paula Cristina Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues Mendonça, Paula Cristina Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino Aprendizagem Discurso dialógico; Discurso de autoridade; Ensino de Biologia. Fotossíntese Dialogic discourse; Discourse of authority; Biology Teaching; Photosynthesis |
topic |
Educação; Ensino Aprendizagem Discurso dialógico; Discurso de autoridade; Ensino de Biologia. Fotossíntese Dialogic discourse; Discourse of authority; Biology Teaching; Photosynthesis |
description |
Neste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474 10.3895/actio.v7n1.13474 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v7n1.13474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474/8861 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13474/2193 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13474/2518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-20 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-20 2525-8923 10.3895/actio.v7n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983208136704 |