Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474
Resumo: Neste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento.
id UTFPR-13_08a3782243f2e0c768f2edb01b8ccc12
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13474
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossínteseRelations between epistemic movements and epistemic practices in the science classroom: an episode analysis of a lesson on photosynthesisEducação; Ensino AprendizagemDiscurso dialógico; Discurso de autoridade; Ensino de Biologia. FotossínteseDialogic discourse; Discourse of authority; Biology Teaching; PhotosynthesisNeste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento.In the article we analyze the epistemic movements of a teacher in the conduction of an activity of a teaching sequence on the theme photosynthesis experienced by students of the first grade of high school in a biology class, and we relate them to the epistemic practices of the students. In order to achieve this goal, we analyzed the communicative classroom approach in an attempt to elucidate the epistemic movements of the teacher and the epistemic practices of the students, as defined by the literature in the field. We found that most of the teacher's interventions were epistemic moves tied to authority discourse, while a minority of the teacher's interventions were tied to dialogic discourse. With this, we realize that, as the communicative approach in the classroom tended to the discourse of authority, the epistemic practices developed by the students were associated with the social instances of production and communication of knowledge, limiting the possibilities for students to develop epistemic practices in the social instances of evaluation and legitimation of knowledge.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Araújo, Letícia de Cássia RodriguesMendonça, Paula Cristina Cardoso2022-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1347410.3895/actio.v7n1.13474ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-20ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-202525-892310.3895/actio.v7n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474/8861https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13474/2193https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13474/2518Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T13:38:36Zoai:periodicos.utfpr:article/13474Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-03-01T13:38:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese
Relations between epistemic movements and epistemic practices in the science classroom: an episode analysis of a lesson on photosynthesis
title Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese
spellingShingle Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese
Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues
Educação; Ensino Aprendizagem
Discurso dialógico; Discurso de autoridade; Ensino de Biologia. Fotossíntese
Dialogic discourse; Discourse of authority; Biology Teaching; Photosynthesis
title_short Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese
title_full Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese
title_fullStr Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese
title_full_unstemmed Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese
title_sort Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese
author Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues
author_facet Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
author_role author
author2 Mendonça, Paula Cristina Cardoso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino Aprendizagem
Discurso dialógico; Discurso de autoridade; Ensino de Biologia. Fotossíntese
Dialogic discourse; Discourse of authority; Biology Teaching; Photosynthesis
topic Educação; Ensino Aprendizagem
Discurso dialógico; Discurso de autoridade; Ensino de Biologia. Fotossíntese
Dialogic discourse; Discourse of authority; Biology Teaching; Photosynthesis
description Neste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474
10.3895/actio.v7n1.13474
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n1.13474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474/8861
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13474/2193
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13474/2518
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-20
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-20
2525-8923
10.3895/actio.v7n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983208136704