O contexto da educação brasileira no ensino de ciências/química no ensino médio e superior: entrevista com o professor Eduardo Fleury Mortimer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcelo Cesar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lambach, Marcelo, Hussein, Fabiana Roberta G.S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10214
Resumo: Este texto traz uma entrevista realizada com o professor Dr. Eduardo Fleury Mortimer durante o evento “Jornadas da Educação em Ciências e Matemática”, realizado no ano de 2017 pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Nesta entrevista o professor Mortimer discute sobre a sua trajetória como pesquisador no ensino de química, as mudanças no ensino de química ao longo da história da educação brasileira. O entrevistado também fala sobre as expectativas para o ensino de química e da educação brasileira.
id UTFPR-13_0bab2a0c3e53b1050d4dc83ce3839c84
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10214
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O contexto da educação brasileira no ensino de ciências/química no ensino médio e superior: entrevista com o professor Eduardo Fleury MortimerThe context of brazilian education in science/chemistry teaching in high school and college education: interview with Professor PhD. Eduardo Fleury MortimerFORMAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCACIONAL E TECNOLÓGICAMortimer Fleury; Entrevista; Ensino de Química; Ensino de CiênciasMortimer Fleury. Interview; Chemical education; Science teachingEste texto traz uma entrevista realizada com o professor Dr. Eduardo Fleury Mortimer durante o evento “Jornadas da Educação em Ciências e Matemática”, realizado no ano de 2017 pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Nesta entrevista o professor Mortimer discute sobre a sua trajetória como pesquisador no ensino de química, as mudanças no ensino de química ao longo da história da educação brasileira. O entrevistado também fala sobre as expectativas para o ensino de química e da educação brasileira.This text brings an interview with Professor PhD. Eduardo Fleury Mortimer during the event "Jornadas da Educação em Ciências e Matemática", held in 2017 by the Graduate Program in Scientific, Educational and Technological Training of the Federal Technological University of Paraná. In this interview Professor Mortimer discusses his career as a researcher in the teaching of chemistry, the changes in the teaching of chemistry throughout the history of Brazilian education. The interviewee also talks about the expectations for the teaching of chemistry and Brazilian education.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ribeiro, Marcelo CesarLambach, MarceloHussein, Fabiana Roberta G.S.2019-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1021410.3895/actio.v4n2.10214ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 2 (2019); 1-14ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 2 (2019); 1-142525-892310.3895/actio.v4n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10214/6241https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10214/6353Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:56Zoai:periodicos.utfpr:article/10214Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:56Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto da educação brasileira no ensino de ciências/química no ensino médio e superior: entrevista com o professor Eduardo Fleury Mortimer
The context of brazilian education in science/chemistry teaching in high school and college education: interview with Professor PhD. Eduardo Fleury Mortimer
title O contexto da educação brasileira no ensino de ciências/química no ensino médio e superior: entrevista com o professor Eduardo Fleury Mortimer
spellingShingle O contexto da educação brasileira no ensino de ciências/química no ensino médio e superior: entrevista com o professor Eduardo Fleury Mortimer
Ribeiro, Marcelo Cesar
FORMAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA
Mortimer Fleury; Entrevista; Ensino de Química; Ensino de Ciências
Mortimer Fleury. Interview; Chemical education; Science teaching
title_short O contexto da educação brasileira no ensino de ciências/química no ensino médio e superior: entrevista com o professor Eduardo Fleury Mortimer
title_full O contexto da educação brasileira no ensino de ciências/química no ensino médio e superior: entrevista com o professor Eduardo Fleury Mortimer
title_fullStr O contexto da educação brasileira no ensino de ciências/química no ensino médio e superior: entrevista com o professor Eduardo Fleury Mortimer
title_full_unstemmed O contexto da educação brasileira no ensino de ciências/química no ensino médio e superior: entrevista com o professor Eduardo Fleury Mortimer
title_sort O contexto da educação brasileira no ensino de ciências/química no ensino médio e superior: entrevista com o professor Eduardo Fleury Mortimer
author Ribeiro, Marcelo Cesar
author_facet Ribeiro, Marcelo Cesar
Lambach, Marcelo
Hussein, Fabiana Roberta G.S.
author_role author
author2 Lambach, Marcelo
Hussein, Fabiana Roberta G.S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marcelo Cesar
Lambach, Marcelo
Hussein, Fabiana Roberta G.S.
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA
Mortimer Fleury; Entrevista; Ensino de Química; Ensino de Ciências
Mortimer Fleury. Interview; Chemical education; Science teaching
topic FORMAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA
Mortimer Fleury; Entrevista; Ensino de Química; Ensino de Ciências
Mortimer Fleury. Interview; Chemical education; Science teaching
description Este texto traz uma entrevista realizada com o professor Dr. Eduardo Fleury Mortimer durante o evento “Jornadas da Educação em Ciências e Matemática”, realizado no ano de 2017 pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Nesta entrevista o professor Mortimer discute sobre a sua trajetória como pesquisador no ensino de química, as mudanças no ensino de química ao longo da história da educação brasileira. O entrevistado também fala sobre as expectativas para o ensino de química e da educação brasileira.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-14
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10214
10.3895/actio.v4n2.10214
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10214
identifier_str_mv 10.3895/actio.v4n2.10214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10214/6241
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10214/6353
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 2 (2019); 1-14
ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 2 (2019); 1-14
2525-8923
10.3895/actio.v4n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984964501504