Contribuições do debate modernidade/pós-modernidade para a compreensão da crise socioambiental: um estudo sobre teses e dissertações em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zupelari, Maria Fernanda Zanatta
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12189
Resumo: Diante da crise socioambiental, uma das possíveis formas de compreendê-la é como uma manifestação da crise do conhecimento da sociedade contemporânea ocidental, ou seja, da forma pela qual nossa sociedade conhece, relaciona-se e intervém na natureza. Este texto, produto de uma dissertação, tem como objetivo identificar aspectos da contribuição teórica do debate Modernidade/Pós-Modernidade apresentados nas pesquisas acadêmicas brasileiras sobre Educação Ambiental que se propõem a compreender, contextualizar e explicar a crise socioambiental, e, dessa forma, colaborar para a fundamentação teórica deste campo do conhecimento. A investigação se deu a partir da análise de vinte e quatro dissertações e teses selecionadas no Banco do Projeto Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações), e caracterizou-se como pesquisa do tipo estado da arte. A Análise de Conteúdo foi o instrumento analítico utilizado para a interpretação qualitativa. Foram analisadas dezoito dissertações de mestrado e seis teses de doutorado, que foram defendidas entre os anos de 1992 e 2009, em dezenove instituições de ensino e pesquisa, localizadas, concentradamente, nas Regiões Sudeste e Sul do país.  Podemos compreender que o debate Modernidade/Pós-Modernidade está presente nas pesquisas sobre Educação Ambiental no Brasil, e que tece relações entre a crise socioambiental e o Paradigma da Modernidade. Aponta-se que, sete trabalhos o fizeram objetivamente, cinco promoveram o debate de forma latente e outros onze preocuparam-se em descrever uma possível transição paradigmática, que estaria ocorrendo entre o paradigma da Modernidade e seu sucessor, como consequência da crise socioambiental. Os trabalhos analisados indicam consenso que a crise ecológica, ambiental ou social é uma crise complexa, que já não pode ser reduzida a fatores da escassez ou finitude de recursos naturais. A experiência de crise, segundo tais pesquisas, está fundamentada em alguns aspectos do Paradigma da Modernidade, tais como: a fragmentação do conhecimento científico moderno; o desencantamento do mundo; o Cristianismo; a racionalidade; o antropocentrismo e o eurocentrismo. A relação entre a crise socioambiental e a crise da Modernidade é caracterizada por esse conjunto de trabalhos pela indissociabilidade entre os dois elementos, e, dessa forma, não pode ser explicada pela rígida relação simplificada de causa-efeito.
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spelling Contribuições do debate modernidade/pós-modernidade para a compreensão da crise socioambiental: um estudo sobre teses e dissertações em educação ambientalContributions of the modernity/ postmodernity debate theory to understand the socio-environmental crisis: a study on Brazilian theses and dissertations in environmental educationEducaçãoCrise Socioambiental; Modernidade; Pesquisa em Educação Ambiental; Estado da ArteSocio-environmental crisis; Modernity; Environmental Education Studies; State of the ArtDiante da crise socioambiental, uma das possíveis formas de compreendê-la é como uma manifestação da crise do conhecimento da sociedade contemporânea ocidental, ou seja, da forma pela qual nossa sociedade conhece, relaciona-se e intervém na natureza. Este texto, produto de uma dissertação, tem como objetivo identificar aspectos da contribuição teórica do debate Modernidade/Pós-Modernidade apresentados nas pesquisas acadêmicas brasileiras sobre Educação Ambiental que se propõem a compreender, contextualizar e explicar a crise socioambiental, e, dessa forma, colaborar para a fundamentação teórica deste campo do conhecimento. A investigação se deu a partir da análise de vinte e quatro dissertações e teses selecionadas no Banco do Projeto Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações), e caracterizou-se como pesquisa do tipo estado da arte. A Análise de Conteúdo foi o instrumento analítico utilizado para a interpretação qualitativa. Foram analisadas dezoito dissertações de mestrado e seis teses de doutorado, que foram defendidas entre os anos de 1992 e 2009, em dezenove instituições de ensino e pesquisa, localizadas, concentradamente, nas Regiões Sudeste e Sul do país.  Podemos compreender que o debate Modernidade/Pós-Modernidade está presente nas pesquisas sobre Educação Ambiental no Brasil, e que tece relações entre a crise socioambiental e o Paradigma da Modernidade. Aponta-se que, sete trabalhos o fizeram objetivamente, cinco promoveram o debate de forma latente e outros onze preocuparam-se em descrever uma possível transição paradigmática, que estaria ocorrendo entre o paradigma da Modernidade e seu sucessor, como consequência da crise socioambiental. Os trabalhos analisados indicam consenso que a crise ecológica, ambiental ou social é uma crise complexa, que já não pode ser reduzida a fatores da escassez ou finitude de recursos naturais. A experiência de crise, segundo tais pesquisas, está fundamentada em alguns aspectos do Paradigma da Modernidade, tais como: a fragmentação do conhecimento científico moderno; o desencantamento do mundo; o Cristianismo; a racionalidade; o antropocentrismo e o eurocentrismo. A relação entre a crise socioambiental e a crise da Modernidade é caracterizada por esse conjunto de trabalhos pela indissociabilidade entre os dois elementos, e, dessa forma, não pode ser explicada pela rígida relação simplificada de causa-efeito.One of the ways to understand the socioenvironmental crisis is to perceive it as a manifestation of the contemporary occidental society’s knowledge crisis, i.e., the way our society understands, interacts with, and intervenes in the nature. The objective of the present study was to identify the theoretical contribution of the Modernity/Post Modernity debate presented by the Brazilian academic research on Environmental Education to understand, contextualize and explain the socioenvironmental crisis and provide elements for the theoretical foundation of this knowledge area. The investigation consisted in the analysis of twenty-four academic studies from the project Environmental Education in Brazil: analysis of academic production (theses and dissertations), and is characterized as a state of the art research. Under the qualitative content analysis approach, the present study analyzed eighteen master’s degree dissertations and six doctoral thesis defended between 1992 – 2009 in nineteen education and research institutions located in the southeastern and southern regions of the country.  The Modernity/Post Modernity debate is present in the Brazilian Environmental Education, weaving the relations between the socioenvironmental crisis and Modernity Paradigm. From the studies analyzed, seven address such relations objectively, five promote a latent discussion, and the eleven remaining, despite not having evidently thematized the topic, described a possible paradigmatic transition that would be occurring between the Modernity paradigm and its successor, as a consequence of the socioenvironmental crisis. The studies indicate a consensus in what regards the ecologic, environmental of social crisis is a complex and broad one, and cannot be reduced to the idea of natural resource scarcity or finitude. According to these studies, this crisis experience is grounded on some aspects of the Modernity Paradigm, such as the fragmentation of the modern scientific knowledge; the disenchantment of the world; the Christianism; rationality; anthropocentrism; and eurocentrism. The analyzed studies regard the relationship between the socioenvironmental and the Modernity crises as indissociable; therefore, such relationship cannot be explained through a rigid and simplified cause-and-effect approach.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CapesZupelari, Maria Fernanda ZanattaCavalari, Rosa Maria Feiteiro2020-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê TemáticoEstado da Arteapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1218910.3895/actio.v5n2.12189ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-232525-892310.3895/actio.v5n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12189/7662https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12189/1716Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:37Zoai:periodicos.utfpr:article/12189Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:37Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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