Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15246 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é o de refletir sobre a ação conjunta da dinâmica pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos e da metodologia Portfólio no desenvolvimento de uma prática pedagógica que envolveu a educação ambiental. Este trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Curitiba, em tempos de distanciamento social devido à pandemia da COVID-191. A pesquisa foi produzida em uma perspectiva qualitativa do tipo intervenção pedagógica considerando o corpus de pesquisa constituído a partir da prática pedagógica “geração de resíduos e consumismo”. No processo de Análise Textual Discursiva, oitenta e quatro unidades de sentidos emergiram do corpus de pesquisa, propiciando a formação de onze categorias iniciais, e dos seus elementos congruentes, formaram-se três categorias finais, sendo estas: (1) O entendimento do estudante, como futuro técnico em edificações, de seu papel na construção de uma sociedade sustentável; (2) A compreensão do estudante quanto à participação da ciência, da tecnologia e do ser humano na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade e (3) Indicativos da autonomia do estudante. Os diálogos estabelecidos pelos Três Momentos Pedagógicos e Portfólio estimularam a realização das reflexões do estudante sobre a realidade da sociedade na qual ele está inserido e essa dialogicidade ofereceu uma oportunidade de aprofundamento nas reflexões, respeitando o outro e desenvolvendo o entendimento do estudante quanto ao seu papel enquanto ser humano e futuro profissional, na construção de uma sociedade sustentável, além de fazê-lo perceber a participação da ciência, da tecnologia e das pessoas na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade. |
id |
UTFPR-13_1039005f1b8118427060fa44412577dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15246 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental críticaThe three pedagogical moments and the portfolio methodology: analysis of a pedagogical practice aimed at achieving a critical environmental educationEducação e Ensino-aprendizagemThree Pedagogical Moments; Portfolio; Consumerism; Environmental EducationTrês Momentos Pedagógicos; Portfólio; Consumismo; Educação AmbientalO objetivo deste artigo é o de refletir sobre a ação conjunta da dinâmica pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos e da metodologia Portfólio no desenvolvimento de uma prática pedagógica que envolveu a educação ambiental. Este trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Curitiba, em tempos de distanciamento social devido à pandemia da COVID-191. A pesquisa foi produzida em uma perspectiva qualitativa do tipo intervenção pedagógica considerando o corpus de pesquisa constituído a partir da prática pedagógica “geração de resíduos e consumismo”. No processo de Análise Textual Discursiva, oitenta e quatro unidades de sentidos emergiram do corpus de pesquisa, propiciando a formação de onze categorias iniciais, e dos seus elementos congruentes, formaram-se três categorias finais, sendo estas: (1) O entendimento do estudante, como futuro técnico em edificações, de seu papel na construção de uma sociedade sustentável; (2) A compreensão do estudante quanto à participação da ciência, da tecnologia e do ser humano na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade e (3) Indicativos da autonomia do estudante. Os diálogos estabelecidos pelos Três Momentos Pedagógicos e Portfólio estimularam a realização das reflexões do estudante sobre a realidade da sociedade na qual ele está inserido e essa dialogicidade ofereceu uma oportunidade de aprofundamento nas reflexões, respeitando o outro e desenvolvendo o entendimento do estudante quanto ao seu papel enquanto ser humano e futuro profissional, na construção de uma sociedade sustentável, além de fazê-lo perceber a participação da ciência, da tecnologia e das pessoas na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade.The objective of this article is to reflect on the joint action of the pedagogical dynamics of the Three Pedagogical Moments and the Portfolio methodology in the development of a pedagogical practice that involved environmental education. This work was conducted in a public school in the city of Curitiba, in times of social distancing due to the COVID-191 pandemic. The research was produced in a qualitative perspective of pedagogical intervention type considering the research corpus constituted from the pedagogical practice "waste generation and consumerism". In the process of Textual Discourse Analysis, eighty-four meaning units emerged from the research corpus, providing the formation of eleven initial categories, and from their congruent elements, three final categories were formed, these being: (1) The student's understanding, as a future building technician, of his/her role in building a sustainable society; (2) The student's understanding of the participation of science, technology and human beings in the structuring of a new culture of consumption for society and (3) Indications of the student's autonomy. The dialogues established by the Three Pedagogical Moments and the Portfolio stimulated the student's reflections about the reality of the society in which he is inserted and this dialog offered an opportunity to deepen the reflections, respecting the other and developing the student's understanding of his role as a human being and future professional in the construction of a sustainable society, besides making him realize the participation of science, technology and people in the structuring of a new culture of consumption for society.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vasselai, Maira PaupitzMorais, Josmaria Lopes de2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1524610.3895/actio.v7n3.15246ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-192525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15246/9150https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15246/2580Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15246Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica The three pedagogical moments and the portfolio methodology: analysis of a pedagogical practice aimed at achieving a critical environmental education |
title |
Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica |
spellingShingle |
Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica Vasselai, Maira Paupitz Educação e Ensino-aprendizagem Three Pedagogical Moments; Portfolio; Consumerism; Environmental Education Três Momentos Pedagógicos; Portfólio; Consumismo; Educação Ambiental |
title_short |
Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica |
title_full |
Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica |
title_fullStr |
Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica |
title_full_unstemmed |
Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica |
title_sort |
Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica |
author |
Vasselai, Maira Paupitz |
author_facet |
Vasselai, Maira Paupitz Morais, Josmaria Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Josmaria Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasselai, Maira Paupitz Morais, Josmaria Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Ensino-aprendizagem Three Pedagogical Moments; Portfolio; Consumerism; Environmental Education Três Momentos Pedagógicos; Portfólio; Consumismo; Educação Ambiental |
topic |
Educação e Ensino-aprendizagem Three Pedagogical Moments; Portfolio; Consumerism; Environmental Education Três Momentos Pedagógicos; Portfólio; Consumismo; Educação Ambiental |
description |
O objetivo deste artigo é o de refletir sobre a ação conjunta da dinâmica pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos e da metodologia Portfólio no desenvolvimento de uma prática pedagógica que envolveu a educação ambiental. Este trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Curitiba, em tempos de distanciamento social devido à pandemia da COVID-191. A pesquisa foi produzida em uma perspectiva qualitativa do tipo intervenção pedagógica considerando o corpus de pesquisa constituído a partir da prática pedagógica “geração de resíduos e consumismo”. No processo de Análise Textual Discursiva, oitenta e quatro unidades de sentidos emergiram do corpus de pesquisa, propiciando a formação de onze categorias iniciais, e dos seus elementos congruentes, formaram-se três categorias finais, sendo estas: (1) O entendimento do estudante, como futuro técnico em edificações, de seu papel na construção de uma sociedade sustentável; (2) A compreensão do estudante quanto à participação da ciência, da tecnologia e do ser humano na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade e (3) Indicativos da autonomia do estudante. Os diálogos estabelecidos pelos Três Momentos Pedagógicos e Portfólio estimularam a realização das reflexões do estudante sobre a realidade da sociedade na qual ele está inserido e essa dialogicidade ofereceu uma oportunidade de aprofundamento nas reflexões, respeitando o outro e desenvolvendo o entendimento do estudante quanto ao seu papel enquanto ser humano e futuro profissional, na construção de uma sociedade sustentável, além de fazê-lo perceber a participação da ciência, da tecnologia e das pessoas na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15246 10.3895/actio.v7n3.15246 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15246 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v7n3.15246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15246/9150 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15246/2580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-19 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-19 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984954015744 |