Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasselai, Maira Paupitz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Morais, Josmaria Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15246
Resumo: O objetivo deste artigo é o de refletir sobre a ação conjunta da dinâmica pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos e da metodologia Portfólio no desenvolvimento de uma prática pedagógica que envolveu a educação ambiental. Este trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Curitiba, em tempos de distanciamento social devido à pandemia da COVID-191. A pesquisa foi produzida em uma perspectiva qualitativa do tipo intervenção pedagógica considerando o corpus de pesquisa constituído a partir da prática pedagógica “geração de resíduos e consumismo”. No processo de Análise Textual Discursiva, oitenta e quatro unidades de sentidos emergiram do corpus de pesquisa, propiciando a formação de onze categorias iniciais, e dos seus elementos congruentes, formaram-se três categorias finais, sendo estas: (1) O entendimento do estudante, como futuro técnico em edificações, de seu papel na construção de uma sociedade sustentável; (2) A compreensão do estudante quanto à participação da ciência, da tecnologia e do ser humano na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade e (3) Indicativos da autonomia do estudante. Os diálogos estabelecidos pelos Três Momentos Pedagógicos e Portfólio estimularam a realização das reflexões do estudante sobre a realidade da sociedade na qual ele está inserido e essa dialogicidade ofereceu uma oportunidade de aprofundamento nas reflexões, respeitando o outro e desenvolvendo o entendimento do estudante quanto ao seu papel enquanto ser humano e futuro profissional, na construção de uma sociedade sustentável, além de fazê-lo perceber a participação da ciência, da tecnologia e das pessoas na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade.
id UTFPR-13_1039005f1b8118427060fa44412577dd
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15246
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental críticaThe three pedagogical moments and the portfolio methodology: analysis of a pedagogical practice aimed at achieving a critical environmental educationEducação e Ensino-aprendizagemThree Pedagogical Moments; Portfolio; Consumerism; Environmental EducationTrês Momentos Pedagógicos; Portfólio; Consumismo; Educação AmbientalO objetivo deste artigo é o de refletir sobre a ação conjunta da dinâmica pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos e da metodologia Portfólio no desenvolvimento de uma prática pedagógica que envolveu a educação ambiental. Este trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Curitiba, em tempos de distanciamento social devido à pandemia da COVID-191. A pesquisa foi produzida em uma perspectiva qualitativa do tipo intervenção pedagógica considerando o corpus de pesquisa constituído a partir da prática pedagógica “geração de resíduos e consumismo”. No processo de Análise Textual Discursiva, oitenta e quatro unidades de sentidos emergiram do corpus de pesquisa, propiciando a formação de onze categorias iniciais, e dos seus elementos congruentes, formaram-se três categorias finais, sendo estas: (1) O entendimento do estudante, como futuro técnico em edificações, de seu papel na construção de uma sociedade sustentável; (2) A compreensão do estudante quanto à participação da ciência, da tecnologia e do ser humano na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade e (3) Indicativos da autonomia do estudante. Os diálogos estabelecidos pelos Três Momentos Pedagógicos e Portfólio estimularam a realização das reflexões do estudante sobre a realidade da sociedade na qual ele está inserido e essa dialogicidade ofereceu uma oportunidade de aprofundamento nas reflexões, respeitando o outro e desenvolvendo o entendimento do estudante quanto ao seu papel enquanto ser humano e futuro profissional, na construção de uma sociedade sustentável, além de fazê-lo perceber a participação da ciência, da tecnologia e das pessoas na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade.The objective of this article is to reflect on the joint action of the pedagogical dynamics of the Three Pedagogical Moments and the Portfolio methodology in the development of a pedagogical practice that involved environmental education. This work was conducted in a public school in the city of Curitiba, in times of social distancing due to the COVID-191 pandemic. The research was produced in a qualitative perspective of pedagogical intervention type considering the research corpus constituted from the pedagogical practice "waste generation and consumerism". In the process of Textual Discourse Analysis, eighty-four meaning units emerged from the research corpus, providing the formation of eleven initial categories, and from their congruent elements, three final categories were formed, these being: (1) The student's understanding, as a future building technician, of his/her role in building a sustainable society; (2) The student's understanding of the participation of science, technology and human beings in the structuring of a new culture of consumption for society and (3) Indications of the student's autonomy. The dialogues established by the Three Pedagogical Moments and the Portfolio stimulated the student's reflections about the reality of the society in which he is inserted and this dialog offered an opportunity to deepen the reflections, respecting the other and developing the student's understanding of his role as a human being and future professional in the construction of a sustainable society, besides making him realize the participation of science, technology and people in the structuring of a new culture of consumption for society.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vasselai, Maira PaupitzMorais, Josmaria Lopes de2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1524610.3895/actio.v7n3.15246ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-192525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15246/9150https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15246/2580Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15246Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica
The three pedagogical moments and the portfolio methodology: analysis of a pedagogical practice aimed at achieving a critical environmental education
title Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica
spellingShingle Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica
Vasselai, Maira Paupitz
Educação e Ensino-aprendizagem
Three Pedagogical Moments; Portfolio; Consumerism; Environmental Education
Três Momentos Pedagógicos; Portfólio; Consumismo; Educação Ambiental
title_short Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica
title_full Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica
title_fullStr Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica
title_full_unstemmed Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica
title_sort Os três momentos pedagógicos e a metodologia portfólio: análise de uma prática pedagógica voltada para a realização de uma educação ambiental crítica
author Vasselai, Maira Paupitz
author_facet Vasselai, Maira Paupitz
Morais, Josmaria Lopes de
author_role author
author2 Morais, Josmaria Lopes de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Vasselai, Maira Paupitz
Morais, Josmaria Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Ensino-aprendizagem
Three Pedagogical Moments; Portfolio; Consumerism; Environmental Education
Três Momentos Pedagógicos; Portfólio; Consumismo; Educação Ambiental
topic Educação e Ensino-aprendizagem
Three Pedagogical Moments; Portfolio; Consumerism; Environmental Education
Três Momentos Pedagógicos; Portfólio; Consumismo; Educação Ambiental
description O objetivo deste artigo é o de refletir sobre a ação conjunta da dinâmica pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos e da metodologia Portfólio no desenvolvimento de uma prática pedagógica que envolveu a educação ambiental. Este trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Curitiba, em tempos de distanciamento social devido à pandemia da COVID-191. A pesquisa foi produzida em uma perspectiva qualitativa do tipo intervenção pedagógica considerando o corpus de pesquisa constituído a partir da prática pedagógica “geração de resíduos e consumismo”. No processo de Análise Textual Discursiva, oitenta e quatro unidades de sentidos emergiram do corpus de pesquisa, propiciando a formação de onze categorias iniciais, e dos seus elementos congruentes, formaram-se três categorias finais, sendo estas: (1) O entendimento do estudante, como futuro técnico em edificações, de seu papel na construção de uma sociedade sustentável; (2) A compreensão do estudante quanto à participação da ciência, da tecnologia e do ser humano na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade e (3) Indicativos da autonomia do estudante. Os diálogos estabelecidos pelos Três Momentos Pedagógicos e Portfólio estimularam a realização das reflexões do estudante sobre a realidade da sociedade na qual ele está inserido e essa dialogicidade ofereceu uma oportunidade de aprofundamento nas reflexões, respeitando o outro e desenvolvendo o entendimento do estudante quanto ao seu papel enquanto ser humano e futuro profissional, na construção de uma sociedade sustentável, além de fazê-lo perceber a participação da ciência, da tecnologia e das pessoas na estruturação de uma nova cultura de consumo para a sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15246
10.3895/actio.v7n3.15246
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15246
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n3.15246
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15246/9150
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15246/2580
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-19
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-19
2525-8923
10.3895/actio.v7n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984954015744