Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breunig, Eduarda Tais
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oestreich, Laura, Paim, Matheus Gutler, Goldschmidt, Andrea Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13405
Resumo: A alfabetização científica contribui na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, auxiliando no sentido de desmistificar e reconstruir concepções equivocadas da ciência e do cientista. Essa pesquisa objetivou analisar as concepções prévias de alunos de anos iniciais acerca dos cientistas e, a partir destas sinalizar as potencialidades de uma estratégia a fim de desmistificar possíveis concepções equivocadas contribuindo para a alfabetização científica. A metodologia contou com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo. Foram desenvolvidos sete diferentes momentos: 1) tempestade cerebral sobre o que é ser um cientista; 2) Coleta e análise de desenho sobre as concepções prévias do que é um cientista; 3) desfile e gravação de justificativas dos alunos caracterizados de cientistas; 4) apresentação sobre quatro relevantes cientistas na ciência; 5) desenho sobre as concepções, após a intervenção; 6) conversação com os participantes, gravada em vídeo, sobre o que eles haviam compreendido com as atividades realizadas; e, 7) coleta e análise de desenho sobre as concepções a respeito do cientista após cinco meses da intervenção. Os materiais coletados durante a aplicação do projeto foram analisados e categorizados, onde percebemos que as concepções prévias dos alunos, em geral, estão associadas a uma imagem fragmentada do cientista, atrelada ao laboratório. Contudo, buscamos desmistificar tais concepções alternativas e ampliar seus conhecimentos. Os resultados finais demonstram que os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos a respeito do cientista.
id UTFPR-13_1f95d7d60b91ed7597b2b82eaacd12e4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13405
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistasScientific literacy in the early years of elementary school I: re-meaning scientistsEnsino em CiênciasEnsino de ciências; Primeiros anos escolares. Cientistas; Concepções prévias; Letramento científico;Science teaching. First school years; Scientists; Previous conceptions; Scientific literacyA alfabetização científica contribui na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, auxiliando no sentido de desmistificar e reconstruir concepções equivocadas da ciência e do cientista. Essa pesquisa objetivou analisar as concepções prévias de alunos de anos iniciais acerca dos cientistas e, a partir destas sinalizar as potencialidades de uma estratégia a fim de desmistificar possíveis concepções equivocadas contribuindo para a alfabetização científica. A metodologia contou com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo. Foram desenvolvidos sete diferentes momentos: 1) tempestade cerebral sobre o que é ser um cientista; 2) Coleta e análise de desenho sobre as concepções prévias do que é um cientista; 3) desfile e gravação de justificativas dos alunos caracterizados de cientistas; 4) apresentação sobre quatro relevantes cientistas na ciência; 5) desenho sobre as concepções, após a intervenção; 6) conversação com os participantes, gravada em vídeo, sobre o que eles haviam compreendido com as atividades realizadas; e, 7) coleta e análise de desenho sobre as concepções a respeito do cientista após cinco meses da intervenção. Os materiais coletados durante a aplicação do projeto foram analisados e categorizados, onde percebemos que as concepções prévias dos alunos, em geral, estão associadas a uma imagem fragmentada do cientista, atrelada ao laboratório. Contudo, buscamos desmistificar tais concepções alternativas e ampliar seus conhecimentos. Os resultados finais demonstram que os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos a respeito do cientista.Scientific literacy contributes to the formation of basic and active criteria in society, helping to demystify and reconstruct misconceptions of science and the scientist. This research aimed to analyze the previous conceptions of students of early years of elementary school about scientists and, based on these, to signal the potential of a strategy in order to demystify possible misconceptions contributing to scientific literacy. The methodology relied on a qualitative, exploratory-descriptive approach. Seven different moments were developed: 1) brain storm about what it means to be a scientist; 2) Collection and analysis of design on the previous conceptions of what a scientist is; 3) parade and recording of justifications of students characterized as scientists; 4) presentation on four important factors in science; 5) drawing on the concepts, after the intervention; 6) conversation with the participants, recorded on video, about what they learned, understood with the activities carried out; and, 7) collection and analysis of the design about the conceptions about the scientist after five months of the intervention. The materials collected during an application of the project were produced and categorized, where we realized that the students' previous conceptions, in general, are associated with a fragmented image of the scientist, linked to the laboratory. However, we seek to demystify such alternative concepts and expand their knowledge. The final results demonstrate that the students were able to expand their knowledge about the scientist.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CapesBreunig, Eduarda TaisOestreich, LauraPaim, Matheus GutlerGoldschmidt, Andrea Inês2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1340510.3895/actio.v6n2.13405ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-242525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13405/8442https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13405/2032Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:24Zoai:periodicos.utfpr:article/13405Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:24Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas
Scientific literacy in the early years of elementary school I: re-meaning scientists
title Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas
spellingShingle Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas
Breunig, Eduarda Tais
Ensino em Ciências
Ensino de ciências; Primeiros anos escolares. Cientistas; Concepções prévias; Letramento científico;
Science teaching. First school years; Scientists; Previous conceptions; Scientific literacy
title_short Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas
title_full Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas
title_fullStr Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas
title_full_unstemmed Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas
title_sort Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas
author Breunig, Eduarda Tais
author_facet Breunig, Eduarda Tais
Oestreich, Laura
Paim, Matheus Gutler
Goldschmidt, Andrea Inês
author_role author
author2 Oestreich, Laura
Paim, Matheus Gutler
Goldschmidt, Andrea Inês
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes

dc.contributor.author.fl_str_mv Breunig, Eduarda Tais
Oestreich, Laura
Paim, Matheus Gutler
Goldschmidt, Andrea Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em Ciências
Ensino de ciências; Primeiros anos escolares. Cientistas; Concepções prévias; Letramento científico;
Science teaching. First school years; Scientists; Previous conceptions; Scientific literacy
topic Ensino em Ciências
Ensino de ciências; Primeiros anos escolares. Cientistas; Concepções prévias; Letramento científico;
Science teaching. First school years; Scientists; Previous conceptions; Scientific literacy
description A alfabetização científica contribui na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, auxiliando no sentido de desmistificar e reconstruir concepções equivocadas da ciência e do cientista. Essa pesquisa objetivou analisar as concepções prévias de alunos de anos iniciais acerca dos cientistas e, a partir destas sinalizar as potencialidades de uma estratégia a fim de desmistificar possíveis concepções equivocadas contribuindo para a alfabetização científica. A metodologia contou com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo. Foram desenvolvidos sete diferentes momentos: 1) tempestade cerebral sobre o que é ser um cientista; 2) Coleta e análise de desenho sobre as concepções prévias do que é um cientista; 3) desfile e gravação de justificativas dos alunos caracterizados de cientistas; 4) apresentação sobre quatro relevantes cientistas na ciência; 5) desenho sobre as concepções, após a intervenção; 6) conversação com os participantes, gravada em vídeo, sobre o que eles haviam compreendido com as atividades realizadas; e, 7) coleta e análise de desenho sobre as concepções a respeito do cientista após cinco meses da intervenção. Os materiais coletados durante a aplicação do projeto foram analisados e categorizados, onde percebemos que as concepções prévias dos alunos, em geral, estão associadas a uma imagem fragmentada do cientista, atrelada ao laboratório. Contudo, buscamos desmistificar tais concepções alternativas e ampliar seus conhecimentos. Os resultados finais demonstram que os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos a respeito do cientista.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13405
10.3895/actio.v6n2.13405
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13405
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n2.13405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13405/8442
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13405/2032
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-24
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-24
2525-8923
10.3895/actio.v6n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984259858432