Divulgação científica nas mídias digitais: uma proposta de análise para uso no ensino de ciências
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14264 |
Resumo: | Diante da relevância que a Divulgação Científica (DC) vem tendo no contexto atual e sua expansão para os mais diversos formatos, como o digital, este trabalho se propõe a desenvolver um instrumento para a análise das características de materiais de DC em mídias digitais para o ensino de Ciências, buscando auxiliar professores na seleção e utilização desses em sala de aula. Assim, são propostos como critérios de avaliação: os conceitos científicos abordados nos materiais, a presença de obstáculos epistemológicos, os traços de discurso utilizados pelo autor e a possibilidade de despertar o interesse dos alunos. Esses critérios foram aplicados em materiais selecionados por licenciandos integrantes de um curso de extensão sobre o uso de DC no contexto escolar. Foram analisados: uma postagem do Instagram relacionada à sustentabilidade, cards de um kit sobre vírus disponível em uma revista eletrônica e um episódio de podcast sobre o acidente de Chernobyl. A análise possibilitou verificar que os materiais das referidas mídias digitais, em geral, apresentaram potencial de despertar o interesse dos estudantes e não possuem erros conceituais. Além disso, com a análise fundamentada no referencial teórico discursivo, especialmente quanto à identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade, observou-se a predominância da didaticidade. Em contrapartida, foram identificados alguns obstáculos epistemológicos bachelardianos, como o verbal e o animista, fato que merece especial atenção dos professores. Por fim, o instrumento proposto se mostrou adequado para a avaliação dos materiais de DC em mídias digitais, para serem utilizados em contexto escolar, o que poderá auxiliar o processo de escolha dos professores e fomentar novas pesquisas na área. |
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Divulgação científica nas mídias digitais: uma proposta de análise para uso no ensino de ciênciasScience communication in digital media: an analysis proposal for use in science teachingciências humanas; ensino-aprendizagemDivulgação Científica; Ensino de Ciências; Instrumento de análiseScience Communication; Science Teaching; Analysis instrumentDiante da relevância que a Divulgação Científica (DC) vem tendo no contexto atual e sua expansão para os mais diversos formatos, como o digital, este trabalho se propõe a desenvolver um instrumento para a análise das características de materiais de DC em mídias digitais para o ensino de Ciências, buscando auxiliar professores na seleção e utilização desses em sala de aula. Assim, são propostos como critérios de avaliação: os conceitos científicos abordados nos materiais, a presença de obstáculos epistemológicos, os traços de discurso utilizados pelo autor e a possibilidade de despertar o interesse dos alunos. Esses critérios foram aplicados em materiais selecionados por licenciandos integrantes de um curso de extensão sobre o uso de DC no contexto escolar. Foram analisados: uma postagem do Instagram relacionada à sustentabilidade, cards de um kit sobre vírus disponível em uma revista eletrônica e um episódio de podcast sobre o acidente de Chernobyl. A análise possibilitou verificar que os materiais das referidas mídias digitais, em geral, apresentaram potencial de despertar o interesse dos estudantes e não possuem erros conceituais. Além disso, com a análise fundamentada no referencial teórico discursivo, especialmente quanto à identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade, observou-se a predominância da didaticidade. Em contrapartida, foram identificados alguns obstáculos epistemológicos bachelardianos, como o verbal e o animista, fato que merece especial atenção dos professores. Por fim, o instrumento proposto se mostrou adequado para a avaliação dos materiais de DC em mídias digitais, para serem utilizados em contexto escolar, o que poderá auxiliar o processo de escolha dos professores e fomentar novas pesquisas na área.Science communication and its expansion to the most diverse formats, such as digital, have been relevant in the current context. As a result, this work aims to develop an instrument for the analysis of the characteristics of scientific communication materials in digital media for science teaching, seeking to assist teachers in their selection and use in the classroom. Thus, are proposed as evaluation criteria: the scientific concepts addressed in the materials, the presence of epistemological obstacles, the discourse traces used by the author and the possibility of arousing students’ interest. These criteria were applied to materials selected by undergraduate students participating in an extension course on the use of science communication in the school context. The following materials were analyzed: an Instagram post related to sustainability, cards from a kit available in an electronic magazine and a podcast episode about the Chernobyl accident. The analysis enabled us to observe that these digital media materials, in general, had the potential to arouse students’ interest and showed no conceptual errors. In addition, with the analysis based on the discursive theoretical framework, especially regarding the identification of scientificity, didacticity and laicity traces, the predominance of didacticity was observed. On the other hand, some Bachelardian epistemological obstacles were identified, such as verbal and animistic obstacles, a fact that deserves special attention from teachers. Finally, the proposed instrument proved to be suitable for the evaluation of scientific communication materials in digital media to be used in the school context. This may help the teacher selection process and promote new research in the area.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fonseca, Vanessa FontanaKirinus, Giulia OppaPazinato, Maurícius SelveroPassos, Camila GreffSimon, Nathália Marcolin2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1426410.3895/actio.v7n2.14264ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 2 (2022); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 2 (2022); 1-212525-892310.3895/actio.v7n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14264/8999https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14264/2267https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14264/2268https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14264/2269Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:49:00Zoai:periodicos.utfpr:article/14264Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:49Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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