A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416 |
Resumo: | O presente artigo é resultado de um projeto desenvolvido com uma turma de Educação Infantil de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR, em que foram avaliadas e aplicadas atividades pedagógicas com o intuito de trabalhar o tema “Água”. O objetivo foi refletir sobre a importância da experimentação enquanto estímulo a aquisição de conhecimentos no Ensino de Ciências desde a Educação Infantil. Neste estudo, a proposta desenvolvida buscava contribuir para a formação de conceitos sobre o ciclo da água na natureza enquanto elemento potencializador da aprendizagem, de forma prática e lúdica. Verificou-se com a realização do experimento terrário que esse tipo de abordagem metodológica diferenciada, utilizada para a fixação de conceitos científicos no Ensino de Ciências, pode ser desenvolvido desde a Educação Infantil, para que assim o aluno cresça estimulado a participar de atividades experimentais, como forma de contribuir para a sua formação integral e sensibilizar para a alfabetização científica. |
id |
UTFPR-13_2c391263c07e7f4fe0258cb977e68882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10416 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantilThe importance of experimentation in science teaching for understanding the water cycle: a proposal for early childhood education9.05.00.00-8 CiênciasExperimentação; Ensino de Ciências; Educação InfantilExperimentation; Science teaching; Child educationO presente artigo é resultado de um projeto desenvolvido com uma turma de Educação Infantil de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR, em que foram avaliadas e aplicadas atividades pedagógicas com o intuito de trabalhar o tema “Água”. O objetivo foi refletir sobre a importância da experimentação enquanto estímulo a aquisição de conhecimentos no Ensino de Ciências desde a Educação Infantil. Neste estudo, a proposta desenvolvida buscava contribuir para a formação de conceitos sobre o ciclo da água na natureza enquanto elemento potencializador da aprendizagem, de forma prática e lúdica. Verificou-se com a realização do experimento terrário que esse tipo de abordagem metodológica diferenciada, utilizada para a fixação de conceitos científicos no Ensino de Ciências, pode ser desenvolvido desde a Educação Infantil, para que assim o aluno cresça estimulado a participar de atividades experimentais, como forma de contribuir para a sua formação integral e sensibilizar para a alfabetização científica.This article is the result of a project developed with a kindergarten class of a public school of the Boa Vista Municipal Education Network / RR, in which pedagogical activities were evaluated and applied in order to work on the theme “Water”. The objective was to reflect on the importance of experimentation as a stimulus to the acquisition of knowledge in science teaching since early childhood education. In this study, the proposal developed sought to contribute to the formation of concepts about the water cycle in nature as a potentiating element of learning, in a practical and playful way. It was verified with the realization of the terrarium experiment that this kind of differentiated methodological approach, used for the fixation of scientific concepts in the Teaching of Sciences, can be developed since the kindergarten, so that the student grows stimulated to participate in experimental activities, as a way of contributing to their integral formation and raising awareness of scientific literacy.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, Ana Carolina FerreiraSantos, Verônica Soares dosRizzatti, Ivanise Maria2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê TemáticoPesquisa Participanteapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1041610.3895/actio.v4n3.10416ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 131-145ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 131-1452525-892310.3895/actio.v4n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416/7016https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416/7323Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:41Zoai:periodicos.utfpr:article/10416Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:41Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil The importance of experimentation in science teaching for understanding the water cycle: a proposal for early childhood education |
title |
A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil |
spellingShingle |
A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil Machado, Ana Carolina Ferreira 9.05.00.00-8 Ciências Experimentação; Ensino de Ciências; Educação Infantil Experimentation; Science teaching; Child education |
title_short |
A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil |
title_full |
A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil |
title_fullStr |
A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil |
title_sort |
A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil |
author |
Machado, Ana Carolina Ferreira |
author_facet |
Machado, Ana Carolina Ferreira Santos, Verônica Soares dos Rizzatti, Ivanise Maria |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Verônica Soares dos Rizzatti, Ivanise Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Ana Carolina Ferreira Santos, Verônica Soares dos Rizzatti, Ivanise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
9.05.00.00-8 Ciências Experimentação; Ensino de Ciências; Educação Infantil Experimentation; Science teaching; Child education |
topic |
9.05.00.00-8 Ciências Experimentação; Ensino de Ciências; Educação Infantil Experimentation; Science teaching; Child education |
description |
O presente artigo é resultado de um projeto desenvolvido com uma turma de Educação Infantil de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR, em que foram avaliadas e aplicadas atividades pedagógicas com o intuito de trabalhar o tema “Água”. O objetivo foi refletir sobre a importância da experimentação enquanto estímulo a aquisição de conhecimentos no Ensino de Ciências desde a Educação Infantil. Neste estudo, a proposta desenvolvida buscava contribuir para a formação de conceitos sobre o ciclo da água na natureza enquanto elemento potencializador da aprendizagem, de forma prática e lúdica. Verificou-se com a realização do experimento terrário que esse tipo de abordagem metodológica diferenciada, utilizada para a fixação de conceitos científicos no Ensino de Ciências, pode ser desenvolvido desde a Educação Infantil, para que assim o aluno cresça estimulado a participar de atividades experimentais, como forma de contribuir para a sua formação integral e sensibilizar para a alfabetização científica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático Pesquisa Participante |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416 10.3895/actio.v4n3.10416 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v4n3.10416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416/7016 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416/7323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 131-145 ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 131-145 2525-8923 10.3895/actio.v4n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984294461440 |