A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Carolina Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Verônica Soares dos, Rizzatti, Ivanise Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416
Resumo: O presente artigo é resultado de um projeto desenvolvido com uma turma de Educação Infantil de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR, em que foram avaliadas e aplicadas atividades pedagógicas com o intuito de trabalhar o tema “Água”. O objetivo foi refletir sobre a importância da experimentação enquanto estímulo a aquisição de conhecimentos no Ensino de Ciências desde a Educação Infantil. Neste estudo, a proposta desenvolvida buscava contribuir para a formação de conceitos sobre o ciclo da água na natureza enquanto elemento potencializador da aprendizagem, de forma prática e lúdica. Verificou-se com a realização do experimento terrário que esse tipo de abordagem metodológica diferenciada, utilizada para a fixação de conceitos científicos no Ensino de Ciências, pode ser desenvolvido desde a Educação Infantil, para que assim o aluno cresça estimulado a participar de atividades experimentais, como forma de contribuir para a sua formação integral e sensibilizar para a alfabetização científica.
id UTFPR-13_2c391263c07e7f4fe0258cb977e68882
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10416
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantilThe importance of experimentation in science teaching for understanding the water cycle: a proposal for early childhood education9.05.00.00-8 CiênciasExperimentação; Ensino de Ciências; Educação InfantilExperimentation; Science teaching; Child educationO presente artigo é resultado de um projeto desenvolvido com uma turma de Educação Infantil de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR, em que foram avaliadas e aplicadas atividades pedagógicas com o intuito de trabalhar o tema “Água”. O objetivo foi refletir sobre a importância da experimentação enquanto estímulo a aquisição de conhecimentos no Ensino de Ciências desde a Educação Infantil. Neste estudo, a proposta desenvolvida buscava contribuir para a formação de conceitos sobre o ciclo da água na natureza enquanto elemento potencializador da aprendizagem, de forma prática e lúdica. Verificou-se com a realização do experimento terrário que esse tipo de abordagem metodológica diferenciada, utilizada para a fixação de conceitos científicos no Ensino de Ciências, pode ser desenvolvido desde a Educação Infantil, para que assim o aluno cresça estimulado a participar de atividades experimentais, como forma de contribuir para a sua formação integral e sensibilizar para a alfabetização científica.This article is the result of a project developed with a kindergarten class of a public school of the Boa Vista Municipal Education Network / RR, in which pedagogical activities were evaluated and applied in order to work on the theme “Water”. The objective was to reflect on the importance of experimentation as a stimulus to the acquisition of knowledge in science teaching since early childhood education. In this study, the proposal developed sought to contribute to the formation of concepts about the water cycle in nature as a potentiating element of learning, in a practical and playful way. It was verified with the realization of the terrarium experiment that this kind of differentiated methodological approach, used for the fixation of scientific concepts in the Teaching of Sciences, can be developed since the kindergarten, so that the student grows stimulated to participate in experimental activities, as a way of contributing to their integral formation and raising awareness of scientific literacy.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, Ana Carolina FerreiraSantos, Verônica Soares dosRizzatti, Ivanise Maria2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê TemáticoPesquisa Participanteapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1041610.3895/actio.v4n3.10416ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 131-145ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 131-1452525-892310.3895/actio.v4n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416/7016https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416/7323Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:41Zoai:periodicos.utfpr:article/10416Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:41Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil
The importance of experimentation in science teaching for understanding the water cycle: a proposal for early childhood education
title A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil
spellingShingle A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil
Machado, Ana Carolina Ferreira
9.05.00.00-8 Ciências
Experimentação; Ensino de Ciências; Educação Infantil
Experimentation; Science teaching; Child education
title_short A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil
title_full A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil
title_fullStr A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil
title_full_unstemmed A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil
title_sort A importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil
author Machado, Ana Carolina Ferreira
author_facet Machado, Ana Carolina Ferreira
Santos, Verônica Soares dos
Rizzatti, Ivanise Maria
author_role author
author2 Santos, Verônica Soares dos
Rizzatti, Ivanise Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ana Carolina Ferreira
Santos, Verônica Soares dos
Rizzatti, Ivanise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv 9.05.00.00-8 Ciências
Experimentação; Ensino de Ciências; Educação Infantil
Experimentation; Science teaching; Child education
topic 9.05.00.00-8 Ciências
Experimentação; Ensino de Ciências; Educação Infantil
Experimentation; Science teaching; Child education
description O presente artigo é resultado de um projeto desenvolvido com uma turma de Educação Infantil de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR, em que foram avaliadas e aplicadas atividades pedagógicas com o intuito de trabalhar o tema “Água”. O objetivo foi refletir sobre a importância da experimentação enquanto estímulo a aquisição de conhecimentos no Ensino de Ciências desde a Educação Infantil. Neste estudo, a proposta desenvolvida buscava contribuir para a formação de conceitos sobre o ciclo da água na natureza enquanto elemento potencializador da aprendizagem, de forma prática e lúdica. Verificou-se com a realização do experimento terrário que esse tipo de abordagem metodológica diferenciada, utilizada para a fixação de conceitos científicos no Ensino de Ciências, pode ser desenvolvido desde a Educação Infantil, para que assim o aluno cresça estimulado a participar de atividades experimentais, como forma de contribuir para a sua formação integral e sensibilizar para a alfabetização científica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
Pesquisa Participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416
10.3895/actio.v4n3.10416
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416
identifier_str_mv 10.3895/actio.v4n3.10416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416/7016
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10416/7323
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 131-145
ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 131-145
2525-8923
10.3895/actio.v4n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984294461440