Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Setlik, Joselaine
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Higa, Ivanilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7446
Resumo: Este trabalho problematiza percepções de licenciandos em Física sobre a leitura e escrita de textos no ensino e na aprendizagem de física. Estudos têm indicado dificuldades que professores enfrentam ao utilizar esses processos, que podem estar ligadas com a não usualidade dessas práticas na própria formação inicial desses profissionais. São analisadas respostas de oito estudantes a um questionário organizado em três partes: a primeira visa conhecer o perfil do estudante, a segunda suas concepções sobre o uso e importância da leitura e da escrita na sua aprendizagem de conceitos físicos e formação profissional, e a terceira, suas percepções sobre essas práticas no Ensino Médio (colocando-se como futuro professor). As reflexões são construídas tendo em vista a teoria de Vigotski sobre leitura e escrita, assumindo-as como práticas socioculturais. Os resultados indicam que para estes futuros professores a leitura é considerada importante para a aprendizagem, principalmente pela compreensão conceitual que ela proporciona. A escrita de textos é vista como mais um recurso e, principalmente no Ensino Superior, associada à memorização de informações. O trabalho alerta para a necessidade de ampliar o olhar desses futuros professores sobre a leitura e a escrita através de discussões da temática durante sua formação inicial, além de incentivar o seu uso na aprendizagem de física, como alunos que são da Licenciatura.
id UTFPR-13_360f607e8c1504d257b5d1b1d558da54
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7446
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de físicaPerceptions of undergraduates of a teaching degree programme about reading and writing in the physics teaching-learning processEducação; Ensino-AprendizagemLeitura; Escrita; Física; Formação de professores de Física; LicenciaturaReading; Writing; Physics; Physics teachers education; Undergraduate degreeEste trabalho problematiza percepções de licenciandos em Física sobre a leitura e escrita de textos no ensino e na aprendizagem de física. Estudos têm indicado dificuldades que professores enfrentam ao utilizar esses processos, que podem estar ligadas com a não usualidade dessas práticas na própria formação inicial desses profissionais. São analisadas respostas de oito estudantes a um questionário organizado em três partes: a primeira visa conhecer o perfil do estudante, a segunda suas concepções sobre o uso e importância da leitura e da escrita na sua aprendizagem de conceitos físicos e formação profissional, e a terceira, suas percepções sobre essas práticas no Ensino Médio (colocando-se como futuro professor). As reflexões são construídas tendo em vista a teoria de Vigotski sobre leitura e escrita, assumindo-as como práticas socioculturais. Os resultados indicam que para estes futuros professores a leitura é considerada importante para a aprendizagem, principalmente pela compreensão conceitual que ela proporciona. A escrita de textos é vista como mais um recurso e, principalmente no Ensino Superior, associada à memorização de informações. O trabalho alerta para a necessidade de ampliar o olhar desses futuros professores sobre a leitura e a escrita através de discussões da temática durante sua formação inicial, além de incentivar o seu uso na aprendizagem de física, como alunos que são da Licenciatura.This article discusses perceptions of undergraduates of a teaching degree programme, about reading and writing in the Physics teaching-learning process. Researches have indicated difficulties that teachers face when using these processes to teach Physics, which can be related to a lack of use of these practices in their initial teacher training. It was analysed answers of eight students to a questionnaire, which was organized in three parts: the first part seeks to access the personal profile of the students; the second one, their perceptions on the use and the importance they attribute to reading and writing in their own Physics concepts learning and in their professional training. Finally, the third part tries to bring up their perceptions on the use of these practices in High School (putting themselves in the role of Physics teacher). Reflections are made in light of Vygostky’s theories about reading and writing, assuming them as sociocultural practices. Results indicate that for these future teachers, reading is considered important for learning, mainly by the conceptual understanding that it can provide. Writing texts, in its turn, is understood as an additional resource and is, especially in Higher Education, associated to memorizing information. This study highlights the necessity of extending these future Physics teacher’s views about reading and writing, through discussions on these issues during their undergraduation, besides encourage them to use these processes in their Physics learning, as they are still students of the teaching degree programme.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSetlik, JoselaineHiga, Ivanilda2018-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/744610.3895/actio.v3n2.7446ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 2 (2018); 18-38ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 2 (2018); 18-382525-892310.3895/actio.v3n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7446/5153https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7446/5154Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:05Zoai:periodicos.utfpr:article/7446Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:05Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física
Perceptions of undergraduates of a teaching degree programme about reading and writing in the physics teaching-learning process
title Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física
spellingShingle Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física
Setlik, Joselaine
Educação; Ensino-Aprendizagem
Leitura; Escrita; Física; Formação de professores de Física; Licenciatura
Reading; Writing; Physics; Physics teachers education; Undergraduate degree
title_short Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física
title_full Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física
title_fullStr Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física
title_full_unstemmed Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física
title_sort Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física
author Setlik, Joselaine
author_facet Setlik, Joselaine
Higa, Ivanilda
author_role author
author2 Higa, Ivanilda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.contributor.author.fl_str_mv Setlik, Joselaine
Higa, Ivanilda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem
Leitura; Escrita; Física; Formação de professores de Física; Licenciatura
Reading; Writing; Physics; Physics teachers education; Undergraduate degree
topic Educação; Ensino-Aprendizagem
Leitura; Escrita; Física; Formação de professores de Física; Licenciatura
Reading; Writing; Physics; Physics teachers education; Undergraduate degree
description Este trabalho problematiza percepções de licenciandos em Física sobre a leitura e escrita de textos no ensino e na aprendizagem de física. Estudos têm indicado dificuldades que professores enfrentam ao utilizar esses processos, que podem estar ligadas com a não usualidade dessas práticas na própria formação inicial desses profissionais. São analisadas respostas de oito estudantes a um questionário organizado em três partes: a primeira visa conhecer o perfil do estudante, a segunda suas concepções sobre o uso e importância da leitura e da escrita na sua aprendizagem de conceitos físicos e formação profissional, e a terceira, suas percepções sobre essas práticas no Ensino Médio (colocando-se como futuro professor). As reflexões são construídas tendo em vista a teoria de Vigotski sobre leitura e escrita, assumindo-as como práticas socioculturais. Os resultados indicam que para estes futuros professores a leitura é considerada importante para a aprendizagem, principalmente pela compreensão conceitual que ela proporciona. A escrita de textos é vista como mais um recurso e, principalmente no Ensino Superior, associada à memorização de informações. O trabalho alerta para a necessidade de ampliar o olhar desses futuros professores sobre a leitura e a escrita através de discussões da temática durante sua formação inicial, além de incentivar o seu uso na aprendizagem de física, como alunos que são da Licenciatura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-03
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7446
10.3895/actio.v3n2.7446
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7446
identifier_str_mv 10.3895/actio.v3n2.7446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7446/5153
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7446/5154
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 2 (2018); 18-38
ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 2 (2018); 18-38
2525-8923
10.3895/actio.v3n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983285731328