O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmieri, Luciane Jatobá
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Camila Silveira da, Lorenzetti, Leonir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783
Resumo: O trabalho objetiva identificar as ações educativas ocorridas em museus de ciências com elementos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Por meio de uma pesquisa documental, foram selecionados trabalhos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências avaliados com Qualis A1 e A2 e nas atas de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Os trabalhos apontam para a importância de o Ensino de Ciências utilizarem os estudos CTS para atingir uma efetividade na ACT e a necessidade de estreitar relações entre museu e escola, pois essa última instituição não tem condições de proporcionar a seu público todas as informações científicas necessárias para a compreensão do mundo atual e os museus de ciências podem contribuir na formação crítica dos cidadãos com relação as questões sobre Ciência e Tecnologia (C&T).
id UTFPR-13_3723a13938259d5ba376e8b7b3f19237
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6783
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciênciasEnsino de CiênciasACT; CTS; Museus de ciências; Produção acadêmicaO trabalho objetiva identificar as ações educativas ocorridas em museus de ciências com elementos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Por meio de uma pesquisa documental, foram selecionados trabalhos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências avaliados com Qualis A1 e A2 e nas atas de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Os trabalhos apontam para a importância de o Ensino de Ciências utilizarem os estudos CTS para atingir uma efetividade na ACT e a necessidade de estreitar relações entre museu e escola, pois essa última instituição não tem condições de proporcionar a seu público todas as informações científicas necessárias para a compreensão do mundo atual e os museus de ciências podem contribuir na formação crítica dos cidadãos com relação as questões sobre Ciência e Tecnologia (C&T).Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Palmieri, Luciane JatobáSilva, Camila Silveira daLorenzetti, Leonir2017-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/678310.3895/actio.v2n2.6783ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 21-42ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 21-422525-892310.3895/actio.v2n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783/4434Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:16Zoai:periodicos.utfpr:article/6783Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:16Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências
title O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências
spellingShingle O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências
Palmieri, Luciane Jatobá
Ensino de Ciências
ACT; CTS; Museus de ciências; Produção acadêmica
title_short O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências
title_full O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências
title_fullStr O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências
title_full_unstemmed O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências
title_sort O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências
author Palmieri, Luciane Jatobá
author_facet Palmieri, Luciane Jatobá
Silva, Camila Silveira da
Lorenzetti, Leonir
author_role author
author2 Silva, Camila Silveira da
Lorenzetti, Leonir
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmieri, Luciane Jatobá
Silva, Camila Silveira da
Lorenzetti, Leonir
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
ACT; CTS; Museus de ciências; Produção acadêmica
topic Ensino de Ciências
ACT; CTS; Museus de ciências; Produção acadêmica
description O trabalho objetiva identificar as ações educativas ocorridas em museus de ciências com elementos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Por meio de uma pesquisa documental, foram selecionados trabalhos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências avaliados com Qualis A1 e A2 e nas atas de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Os trabalhos apontam para a importância de o Ensino de Ciências utilizarem os estudos CTS para atingir uma efetividade na ACT e a necessidade de estreitar relações entre museu e escola, pois essa última instituição não tem condições de proporcionar a seu público todas as informações científicas necessárias para a compreensão do mundo atual e os museus de ciências podem contribuir na formação crítica dos cidadãos com relação as questões sobre Ciência e Tecnologia (C&T).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783
10.3895/actio.v2n2.6783
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n2.6783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783/4434
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 21-42
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 21-42
2525-8923
10.3895/actio.v2n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984360521728