O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783 |
Resumo: | O trabalho objetiva identificar as ações educativas ocorridas em museus de ciências com elementos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Por meio de uma pesquisa documental, foram selecionados trabalhos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências avaliados com Qualis A1 e A2 e nas atas de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Os trabalhos apontam para a importância de o Ensino de Ciências utilizarem os estudos CTS para atingir uma efetividade na ACT e a necessidade de estreitar relações entre museu e escola, pois essa última instituição não tem condições de proporcionar a seu público todas as informações científicas necessárias para a compreensão do mundo atual e os museus de ciências podem contribuir na formação crítica dos cidadãos com relação as questões sobre Ciência e Tecnologia (C&T). |
id |
UTFPR-13_3723a13938259d5ba376e8b7b3f19237 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6783 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciênciasEnsino de CiênciasACT; CTS; Museus de ciências; Produção acadêmicaO trabalho objetiva identificar as ações educativas ocorridas em museus de ciências com elementos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Por meio de uma pesquisa documental, foram selecionados trabalhos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências avaliados com Qualis A1 e A2 e nas atas de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Os trabalhos apontam para a importância de o Ensino de Ciências utilizarem os estudos CTS para atingir uma efetividade na ACT e a necessidade de estreitar relações entre museu e escola, pois essa última instituição não tem condições de proporcionar a seu público todas as informações científicas necessárias para a compreensão do mundo atual e os museus de ciências podem contribuir na formação crítica dos cidadãos com relação as questões sobre Ciência e Tecnologia (C&T).Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Palmieri, Luciane JatobáSilva, Camila Silveira daLorenzetti, Leonir2017-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/678310.3895/actio.v2n2.6783ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 21-42ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 21-422525-892310.3895/actio.v2n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783/4434Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:16Zoai:periodicos.utfpr:article/6783Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:16Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências |
title |
O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências |
spellingShingle |
O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências Palmieri, Luciane Jatobá Ensino de Ciências ACT; CTS; Museus de ciências; Produção acadêmica |
title_short |
O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências |
title_full |
O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências |
title_fullStr |
O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências |
title_full_unstemmed |
O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências |
title_sort |
O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências |
author |
Palmieri, Luciane Jatobá |
author_facet |
Palmieri, Luciane Jatobá Silva, Camila Silveira da Lorenzetti, Leonir |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Camila Silveira da Lorenzetti, Leonir |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmieri, Luciane Jatobá Silva, Camila Silveira da Lorenzetti, Leonir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências ACT; CTS; Museus de ciências; Produção acadêmica |
topic |
Ensino de Ciências ACT; CTS; Museus de ciências; Produção acadêmica |
description |
O trabalho objetiva identificar as ações educativas ocorridas em museus de ciências com elementos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Por meio de uma pesquisa documental, foram selecionados trabalhos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências avaliados com Qualis A1 e A2 e nas atas de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Os trabalhos apontam para a importância de o Ensino de Ciências utilizarem os estudos CTS para atingir uma efetividade na ACT e a necessidade de estreitar relações entre museu e escola, pois essa última instituição não tem condições de proporcionar a seu público todas as informações científicas necessárias para a compreensão do mundo atual e os museus de ciências podem contribuir na formação crítica dos cidadãos com relação as questões sobre Ciência e Tecnologia (C&T). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783 10.3895/actio.v2n2.6783 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n2.6783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783/4434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 21-42 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 21-42 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984360521728 |