Não chorar o leite derramado: uma análise textual discursiva do conhecimento profissional do currículo sobre estequiometria de quatro professores mineiros
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16447 |
Resumo: | A formação de professores de Química, na perspectiva do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de um Tópico Específico (TSPCK), pressupõe o desenvolvimento de uma base de conhecimento profissional da qual o presente artigo enfoca o Conhecimento do Currículo para o tópico de estequiometria. Apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado acadêmico em Química que possibilitou, a partir da caracterização do TSPCK de quatro professores licenciados em Química, discutir o conhecimento profissional do currículo neste conteúdo durante o regime de estudos e atividades não-presenciais e a transição do currículo de Minas Gerais. Nosso levantamento demonstra que, apesar de ser explicitamente citado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNEM, parte III), o conteúdo não foi apresentado de forma explícita ao longo dos treze anos de vigência do Conteúdo Básico Comum (CBC), desde 2008 até a publicação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), no início de 2021. Os resultados da pesquisa também demonstram que os participantes afirmam ensinar esse conteúdo na educação básica, apesar da sua ausência no currículo mineiro. Isso indica falta de clareza quanto aos objetivos de ensino para o tópico, o que pode potencialmente contribuir para o ensino e aprendizagem do conhecimento químico de forma fragmentada. A partir do referencial teórico adotado e dos resultados, salientamos a importância que as orientações para o ensino ocupam enquanto possíveis potencializadoras desse componente do TSPCK dos profissionais do ensino de Química, na perspectiva de criar oportunidades para um processo de ensino e aprendizagem do ponto de vista da integração curricular. |
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Não chorar o leite derramado: uma análise textual discursiva do conhecimento profissional do currículo sobre estequiometria de quatro professores mineirosDon't cry over spilled milk: a discursive textual analysis of the professional knowledge of the curriculum on stoichiometry of four teachers from Minas Gerais7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemConhecimento Profissional; TSPCK; EstequiometriaProfessional Knowledge; TSPCK; StoichiometryA formação de professores de Química, na perspectiva do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de um Tópico Específico (TSPCK), pressupõe o desenvolvimento de uma base de conhecimento profissional da qual o presente artigo enfoca o Conhecimento do Currículo para o tópico de estequiometria. Apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado acadêmico em Química que possibilitou, a partir da caracterização do TSPCK de quatro professores licenciados em Química, discutir o conhecimento profissional do currículo neste conteúdo durante o regime de estudos e atividades não-presenciais e a transição do currículo de Minas Gerais. Nosso levantamento demonstra que, apesar de ser explicitamente citado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNEM, parte III), o conteúdo não foi apresentado de forma explícita ao longo dos treze anos de vigência do Conteúdo Básico Comum (CBC), desde 2008 até a publicação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), no início de 2021. Os resultados da pesquisa também demonstram que os participantes afirmam ensinar esse conteúdo na educação básica, apesar da sua ausência no currículo mineiro. Isso indica falta de clareza quanto aos objetivos de ensino para o tópico, o que pode potencialmente contribuir para o ensino e aprendizagem do conhecimento químico de forma fragmentada. A partir do referencial teórico adotado e dos resultados, salientamos a importância que as orientações para o ensino ocupam enquanto possíveis potencializadoras desse componente do TSPCK dos profissionais do ensino de Química, na perspectiva de criar oportunidades para um processo de ensino e aprendizagem do ponto de vista da integração curricular.The training of Chemistry teachers from the perspective of Topic Specific Pedagogical Content Knowledge (TSPCK) considers the development of a professional knowledge base, from which this article focuses on Curriculum Knowledge for the topic of stoichiometry. It presents part of the results from an academic master's degree in Chemistry, which made it possible to discuss the professional knowledge of the curriculum in this content during the regime of non-classroom studies and activities and the transition from Minas Gerais curriculum, with the characterization of the TSPCK from four professors with a degree in Chemistry. The research demonstrates that, despite being explicitly mentioned in the National Curricular Parameters (PCNEM, part III), the content was not explicitly presented over the thirteen years of the Common Basic Content (CBC), from 2008, until the publication of the Minas Gerais Reference Curriculum (CRMG), in early 2021. The results also indicate that participants claim to teach this content in primary education, despite its absence in Minas Gerais curriculum and the lack of clarity regarding the teaching objectives to the topic, which can potentially contribute to the teaching and learning of chemical knowledge in a fragmented way. Based on the theoretical framework adopted and the results, it is important to highlight the relevance of teaching guidelines as possible enhancers of this component for the TSPCK of Chemistry teaching professionals, in order to provide opportunities for a teaching and learning process from the point of view of curricular integration.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cirilo, Rolién José VieiraColagrande, Elaine Angelina2023-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1644710.3895/actio.v8n2.16447ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-222525-892310.3895/actio.v8n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16447/9706https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16447/2928Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:14:43Zoai:periodicos.utfpr:article/16447Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-09-04T16:14:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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