IAgora: a itinerância em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Leonardo Maciel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14229
Resumo: Nos últimos anos a divulgação científica se reafirmou como importante para um projeto de nação e de educação em ciências com vistas à alfabetização científica. Nesse cenário a itinerância na divulgação científica vem ganhando destaque. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a elaboração de uma atividade de divulgação científica itinerante durante o período de distanciamento social. Essa atividade é caracterizada por unir ciência e arte, adotando o Teatro do Oprimido como linguagem artística. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da análise qualitativa, seguindo delineamentos de estudo de caso, tendo os dados sido coletados por meio de observação participante, caderno de campo, registros em áudio e vídeo e de documentos, durante os anos de 2020 e 2021. Percebemos que houve diversas adaptações a fim de viabilizar a atividade e que o tempo para montagem da atividade aumentou. Contudo, houve permanência das diretrizes de não colocar o visitante/usuário na posição de receptor passivo, de favorecer a atuação mais direta do público, de apresentar situações-problema desafiadoras e de favorecer o diálogo com interesses culturais e vivências cotidianas. O principal fator restritivo foi a não disponibilidade de recursos para facilitar a itinerância, nesse caso dependente de computadores e internet com configurações adequadas.
id UTFPR-13_50265e26e073e7bab1d82695c0c28caf
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14229
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling IAgora: a itinerância em tempos de pandemiaIAgora: itinerant activity in times of pandemicEducação; tópicos específicos de educaçãoDivulgação científica; Teatro; Ciência e arteScientific dissemination; Theatre; ArtscienceNos últimos anos a divulgação científica se reafirmou como importante para um projeto de nação e de educação em ciências com vistas à alfabetização científica. Nesse cenário a itinerância na divulgação científica vem ganhando destaque. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a elaboração de uma atividade de divulgação científica itinerante durante o período de distanciamento social. Essa atividade é caracterizada por unir ciência e arte, adotando o Teatro do Oprimido como linguagem artística. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da análise qualitativa, seguindo delineamentos de estudo de caso, tendo os dados sido coletados por meio de observação participante, caderno de campo, registros em áudio e vídeo e de documentos, durante os anos de 2020 e 2021. Percebemos que houve diversas adaptações a fim de viabilizar a atividade e que o tempo para montagem da atividade aumentou. Contudo, houve permanência das diretrizes de não colocar o visitante/usuário na posição de receptor passivo, de favorecer a atuação mais direta do público, de apresentar situações-problema desafiadoras e de favorecer o diálogo com interesses culturais e vivências cotidianas. O principal fator restritivo foi a não disponibilidade de recursos para facilitar a itinerância, nesse caso dependente de computadores e internet com configurações adequadas.In recent years scientific dissemination has reaffirmed as important for a nationwide project to achieve scientific literacy. In this scenario, itinerancy in scientific dissemination has been gaining prominence. This research aims to describe and analyze the development of an itinerant scientific dissemination activity during the period of social isolation. This activity is characterized by linking science and art, adopting the Theater of the Oppressed as an artistic language. The research was developed from the perspective of qualitative analysis, following case study designs, with data being collected through participant observation, field notebook, audio and video records and documents, during the years 2020 and 2021. We found that there have been several adaptations in order to make the activity feasible and that the time for setting up the activity has increased. However, there were permanence of the guidelines of not placing the visitor in the position of passive receiver, of favoring the more direct action of the public, of presenting challenging problem situations and of favoring the dialogue with cultural interests and everyday experiences. The main restrictive factor was the non-availability of resources to facilitate roaming, in this case dependent on computers and internet with adequate settings.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró-reitoria de extensão universitária.Moreira, Leonardo Maciel2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1422910.3895/actio.v6n2.14229ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-242525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14229/8515https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14229/2254Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:26Zoai:periodicos.utfpr:article/14229Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:26Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv IAgora: a itinerância em tempos de pandemia
IAgora: itinerant activity in times of pandemic
title IAgora: a itinerância em tempos de pandemia
spellingShingle IAgora: a itinerância em tempos de pandemia
Moreira, Leonardo Maciel
Educação; tópicos específicos de educação
Divulgação científica; Teatro; Ciência e arte
Scientific dissemination; Theatre; Artscience
title_short IAgora: a itinerância em tempos de pandemia
title_full IAgora: a itinerância em tempos de pandemia
title_fullStr IAgora: a itinerância em tempos de pandemia
title_full_unstemmed IAgora: a itinerância em tempos de pandemia
title_sort IAgora: a itinerância em tempos de pandemia
author Moreira, Leonardo Maciel
author_facet Moreira, Leonardo Maciel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró-reitoria de extensão universitária.

dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Leonardo Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; tópicos específicos de educação
Divulgação científica; Teatro; Ciência e arte
Scientific dissemination; Theatre; Artscience
topic Educação; tópicos específicos de educação
Divulgação científica; Teatro; Ciência e arte
Scientific dissemination; Theatre; Artscience
description Nos últimos anos a divulgação científica se reafirmou como importante para um projeto de nação e de educação em ciências com vistas à alfabetização científica. Nesse cenário a itinerância na divulgação científica vem ganhando destaque. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a elaboração de uma atividade de divulgação científica itinerante durante o período de distanciamento social. Essa atividade é caracterizada por unir ciência e arte, adotando o Teatro do Oprimido como linguagem artística. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da análise qualitativa, seguindo delineamentos de estudo de caso, tendo os dados sido coletados por meio de observação participante, caderno de campo, registros em áudio e vídeo e de documentos, durante os anos de 2020 e 2021. Percebemos que houve diversas adaptações a fim de viabilizar a atividade e que o tempo para montagem da atividade aumentou. Contudo, houve permanência das diretrizes de não colocar o visitante/usuário na posição de receptor passivo, de favorecer a atuação mais direta do público, de apresentar situações-problema desafiadoras e de favorecer o diálogo com interesses culturais e vivências cotidianas. O principal fator restritivo foi a não disponibilidade de recursos para facilitar a itinerância, nesse caso dependente de computadores e internet com configurações adequadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14229
10.3895/actio.v6n2.14229
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14229
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n2.14229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14229/8515
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14229/2254
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-24
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-24
2525-8923
10.3895/actio.v6n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983745007616