Por uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostini, Gabriela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Massi, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11746
Resumo: A temática saberes docentes é plural, complexa e cada vez mais frequente nas pesquisas sobre formação docente e ensino de Ciências. Há uma multiplicidade de tipologias, categorias e classificações decorrentes do acúmulo teórico e da expansão das pesquisas sobre o conhecimento dos professores desde os anos 1980. No entanto, ainda há poucas tentativas de unificar as diferentes tipologias. O objetivo desse artigo é discutir similaridades entre categorias do saber docente e apresentar, teórica e empiricamente, uma proposta de unificação das tipologias de saberes. Parte dos princípios de Tardif, Gauthier e Shulman para defender que: i) os termos saber e conhecimento são usados praticamente como sinônimos nas pesquisas sobre formação docente; ii) as definições para esses termos são semelhantes, pois decorrem de princípios equivalentes; iii) e as tipologias apresentadas por esses autores são diferentes, mas não excludentes. Este artigo propõe a unificação teórica de três tipologias: saberes disciplinares, saberes pedagógicos e saberes curriculares. Para ilustrar empiricamente a proposta de unificação, apresenta-se a análise de três professores de Química, novatos, formados em uma mesma instituição e com experiências profissionais distintas. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas individuais, observações de aulas e notas de campo. Discute os saberes disciplinares, curriculares e pedagógicos observados nos três docentes, assim como, o desenvolvimento, a mobilização e as implicações desses saberes em suas práticas. Conclui defendendo que a unificação das tipologias tem como potencialidade ressaltar as relações entre as categorias do saber docente, operacionalizar o processo de análise, evidenciar elementos formativos da docência e apontar a urgência de investir em investigações menos descritivas sobre os saberes dos professores.
id UTFPR-13_56c6523995167ad926f1b2877f595202
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11746
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Por uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciênciasFor a unification of the typologies of teaching knowledge: searching for consensus in science teacher educationEducação, Fundamentos da Educaçãoconhecimento dos professores; tipologia unificada; Tardif; Gauthier; ShulmanTeachers’ knowledge; Unification of typologies; Tardif; Gauthier; ShulmanA temática saberes docentes é plural, complexa e cada vez mais frequente nas pesquisas sobre formação docente e ensino de Ciências. Há uma multiplicidade de tipologias, categorias e classificações decorrentes do acúmulo teórico e da expansão das pesquisas sobre o conhecimento dos professores desde os anos 1980. No entanto, ainda há poucas tentativas de unificar as diferentes tipologias. O objetivo desse artigo é discutir similaridades entre categorias do saber docente e apresentar, teórica e empiricamente, uma proposta de unificação das tipologias de saberes. Parte dos princípios de Tardif, Gauthier e Shulman para defender que: i) os termos saber e conhecimento são usados praticamente como sinônimos nas pesquisas sobre formação docente; ii) as definições para esses termos são semelhantes, pois decorrem de princípios equivalentes; iii) e as tipologias apresentadas por esses autores são diferentes, mas não excludentes. Este artigo propõe a unificação teórica de três tipologias: saberes disciplinares, saberes pedagógicos e saberes curriculares. Para ilustrar empiricamente a proposta de unificação, apresenta-se a análise de três professores de Química, novatos, formados em uma mesma instituição e com experiências profissionais distintas. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas individuais, observações de aulas e notas de campo. Discute os saberes disciplinares, curriculares e pedagógicos observados nos três docentes, assim como, o desenvolvimento, a mobilização e as implicações desses saberes em suas práticas. Conclui defendendo que a unificação das tipologias tem como potencialidade ressaltar as relações entre as categorias do saber docente, operacionalizar o processo de análise, evidenciar elementos formativos da docência e apontar a urgência de investir em investigações menos descritivas sobre os saberes dos professores.The teacher knowledge theme is plural, complex and increasingly frequent in research on teacher education. A multiplicity of typologies, categories and classifications arise from wealth of information and researches on this subject. However, there are a lack attempts to systematize or seek similarities between different theoretical strands. The aim of this paper is argued about similarity between the theories of teacher knowledge and present, theoretically and empirically, a proposal of categorization. On the bases of Tardif, Gauthier, and Shulman we defend that: i) the terms are used as synonyms; ii) the definitions for the terms are similar, because they have rules of equivalence and iii) the typologies between the authors are different, but not excluding. We propose a unification of some categories, such as: content knowledge, pedagogical knowledge and curricular knowledge. For exemplification of the categorization proposal, we reported here an analysis with three chemistry teachers, based on individual interviews and investigation of their professional knowledge. The unification of typologies has the potential to highlight the relationships between the categories of teaching knowledge, operationalize the analysis process, highlight the formative elements of teaching and point out the urgency of deeper and less descriptive investigations of teachers' knowledge.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) processo nº 2015/23704-9Agostini, GabrielaMassi, Luciana2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1174610.3895/actio.v5n3.11746ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-242525-892310.3895/actio.v5n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11746/8008https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11746/1604Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:34Zoai:periodicos.utfpr:article/11746Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:34Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciências
For a unification of the typologies of teaching knowledge: searching for consensus in science teacher education
title Por uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciências
spellingShingle Por uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciências
Agostini, Gabriela
Educação, Fundamentos da Educação
conhecimento dos professores; tipologia unificada; Tardif; Gauthier; Shulman
Teachers’ knowledge; Unification of typologies; Tardif; Gauthier; Shulman
title_short Por uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciências
title_full Por uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciências
title_fullStr Por uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciências
title_full_unstemmed Por uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciências
title_sort Por uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciências
author Agostini, Gabriela
author_facet Agostini, Gabriela
Massi, Luciana
author_role author
author2 Massi, Luciana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) processo nº 2015/23704-9

dc.contributor.author.fl_str_mv Agostini, Gabriela
Massi, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Fundamentos da Educação
conhecimento dos professores; tipologia unificada; Tardif; Gauthier; Shulman
Teachers’ knowledge; Unification of typologies; Tardif; Gauthier; Shulman
topic Educação, Fundamentos da Educação
conhecimento dos professores; tipologia unificada; Tardif; Gauthier; Shulman
Teachers’ knowledge; Unification of typologies; Tardif; Gauthier; Shulman
description A temática saberes docentes é plural, complexa e cada vez mais frequente nas pesquisas sobre formação docente e ensino de Ciências. Há uma multiplicidade de tipologias, categorias e classificações decorrentes do acúmulo teórico e da expansão das pesquisas sobre o conhecimento dos professores desde os anos 1980. No entanto, ainda há poucas tentativas de unificar as diferentes tipologias. O objetivo desse artigo é discutir similaridades entre categorias do saber docente e apresentar, teórica e empiricamente, uma proposta de unificação das tipologias de saberes. Parte dos princípios de Tardif, Gauthier e Shulman para defender que: i) os termos saber e conhecimento são usados praticamente como sinônimos nas pesquisas sobre formação docente; ii) as definições para esses termos são semelhantes, pois decorrem de princípios equivalentes; iii) e as tipologias apresentadas por esses autores são diferentes, mas não excludentes. Este artigo propõe a unificação teórica de três tipologias: saberes disciplinares, saberes pedagógicos e saberes curriculares. Para ilustrar empiricamente a proposta de unificação, apresenta-se a análise de três professores de Química, novatos, formados em uma mesma instituição e com experiências profissionais distintas. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas individuais, observações de aulas e notas de campo. Discute os saberes disciplinares, curriculares e pedagógicos observados nos três docentes, assim como, o desenvolvimento, a mobilização e as implicações desses saberes em suas práticas. Conclui defendendo que a unificação das tipologias tem como potencialidade ressaltar as relações entre as categorias do saber docente, operacionalizar o processo de análise, evidenciar elementos formativos da docência e apontar a urgência de investir em investigações menos descritivas sobre os saberes dos professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-14
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11746
10.3895/actio.v5n3.11746
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11746
identifier_str_mv 10.3895/actio.v5n3.11746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11746/8008
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11746/1604
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-24
ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-24
2525-8923
10.3895/actio.v5n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984990715904