Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mitsuuchi, Jéssica Tomiko Araújo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Zimer, Tania Teresinha Bruns, Camargo, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16347
Resumo: Há uma ampla discussão acerca do que o professor deve conhecer para exercer sua profissão. Assim, perante a multiplicidade de perspectivas teóricas e pesquisas que tratam sobre o conhecimento docente, este artigo tem como objetivo esboçar uma compreensão sobre o panorama das pesquisas brasileiras publicadas em periódicos acerca dos conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observando tendências de pesquisas e temáticas recorrentes, por meio dos princípios do mapeamento sistemático. Foram estabelecidas como questões de pesquisa: (a) Quais as temáticas têm sido investigadas e relacionadas aos conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais?, (b) Quais as bases teóricas que subsidiam as pesquisas relacionadas aos conhecimentos docentes? e (c) Quais são e como são interpretados os conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais indicados nos resultados das pesquisas?. A coleta de dados foi realizada no Portal de Periódicos CAPES e, após a identificação das áreas de Matemática e Educação e da aplicação de critérios de seleção e exclusão, o corpus foi composto por 14 artigos, publicados entre 2008 e 2021. As análises indicam que as temáticas dos artigos envolvem, em sua maioria, a unidade temática de Números, tomando como referencial teórico as categorias de conhecimento docente propostas por Shulman, e as interpretações de Ball para o ensino de Matemática. Os resultados das pesquisas evidenciam lacunas e dificuldades nas categorias de conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento curricular do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ressaltando a preocupação com a Formação Inicial.
id UTFPR-13_6786b0541ed799d0f5146e457ac72775
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16347
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileirasTeaching knowledge for the mathematics teach in the initial years: an overview of brazilian researchesEducação; Ensino-AprendizagemConhecimentos docentes; Ensino de Matemática; Anos Iniciais; Mapeamento Sistemático.Teacher Knowledge; Mathematics Teaching; Elementary School; Systematic MappingHá uma ampla discussão acerca do que o professor deve conhecer para exercer sua profissão. Assim, perante a multiplicidade de perspectivas teóricas e pesquisas que tratam sobre o conhecimento docente, este artigo tem como objetivo esboçar uma compreensão sobre o panorama das pesquisas brasileiras publicadas em periódicos acerca dos conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observando tendências de pesquisas e temáticas recorrentes, por meio dos princípios do mapeamento sistemático. Foram estabelecidas como questões de pesquisa: (a) Quais as temáticas têm sido investigadas e relacionadas aos conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais?, (b) Quais as bases teóricas que subsidiam as pesquisas relacionadas aos conhecimentos docentes? e (c) Quais são e como são interpretados os conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais indicados nos resultados das pesquisas?. A coleta de dados foi realizada no Portal de Periódicos CAPES e, após a identificação das áreas de Matemática e Educação e da aplicação de critérios de seleção e exclusão, o corpus foi composto por 14 artigos, publicados entre 2008 e 2021. As análises indicam que as temáticas dos artigos envolvem, em sua maioria, a unidade temática de Números, tomando como referencial teórico as categorias de conhecimento docente propostas por Shulman, e as interpretações de Ball para o ensino de Matemática. Os resultados das pesquisas evidenciam lacunas e dificuldades nas categorias de conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento curricular do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ressaltando a preocupação com a Formação Inicial.There is a large discussion about what teachers have to know to exert his profession. Thus, in front of the multiplicity of theoretical perspectives and researches that treat about teaching knowledge, this article aims to delineate an understanding about the viewpoint of brazilian researches published in journals about teacher knowledge for the teaching of Mathematics in the Early Years of the Elementary School, observing trends in research and recurring themes, through tenets of systematic mapping. It were established as questions of research: (a) What themes have been investigated and related to teacher knowledge for the teaching of Mathematics in the Early Years? (b) What are the theoretical foundations that support research related to teacher knowledge? and (c) what and how are interpreted the teaching knowledge for teaching Mathematics in the early years of Elementary School stated in the results of research?. The collection of data was carried out on the CAPES Journals Portal and, after identifying the Mathematics and Education areas and applying selection and exclusion criteria, the corpus was composed of 14 articles published between 2008 and 2021. The analyses indicate that the themes of the articles mostly involve the thematic unit of Numbers, taking as a theoretical reference Shulman's proposed categories of teacher knowledge and Ball's interpretations for teaching Mathematics. The research results evidence gaps and difficulties in the categories of content knowledge, pedagogical content knowledge, and curricular knowledge of teachers in the EarlyYears of Elementary Education, highlighting the concern with Initial Education.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mitsuuchi, Jéssica Tomiko AraújoZimer, Tania Teresinha BrunsCamargo, Sérgio2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMapeamento sistemáticoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1634710.3895/actio.v8n1.16347ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-222525-892310.3895/actio.v8n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16347/9514https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16347/2896Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T19:29:41Zoai:periodicos.utfpr:article/16347Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-04-26T19:29:41Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras
Teaching knowledge for the mathematics teach in the initial years: an overview of brazilian researches
title Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras
spellingShingle Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras
Mitsuuchi, Jéssica Tomiko Araújo
Educação; Ensino-Aprendizagem
Conhecimentos docentes; Ensino de Matemática; Anos Iniciais; Mapeamento Sistemático.
Teacher Knowledge; Mathematics Teaching; Elementary School; Systematic Mapping
title_short Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras
title_full Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras
title_fullStr Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras
title_full_unstemmed Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras
title_sort Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras
author Mitsuuchi, Jéssica Tomiko Araújo
author_facet Mitsuuchi, Jéssica Tomiko Araújo
Zimer, Tania Teresinha Bruns
Camargo, Sérgio
author_role author
author2 Zimer, Tania Teresinha Bruns
Camargo, Sérgio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Mitsuuchi, Jéssica Tomiko Araújo
Zimer, Tania Teresinha Bruns
Camargo, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem
Conhecimentos docentes; Ensino de Matemática; Anos Iniciais; Mapeamento Sistemático.
Teacher Knowledge; Mathematics Teaching; Elementary School; Systematic Mapping
topic Educação; Ensino-Aprendizagem
Conhecimentos docentes; Ensino de Matemática; Anos Iniciais; Mapeamento Sistemático.
Teacher Knowledge; Mathematics Teaching; Elementary School; Systematic Mapping
description Há uma ampla discussão acerca do que o professor deve conhecer para exercer sua profissão. Assim, perante a multiplicidade de perspectivas teóricas e pesquisas que tratam sobre o conhecimento docente, este artigo tem como objetivo esboçar uma compreensão sobre o panorama das pesquisas brasileiras publicadas em periódicos acerca dos conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observando tendências de pesquisas e temáticas recorrentes, por meio dos princípios do mapeamento sistemático. Foram estabelecidas como questões de pesquisa: (a) Quais as temáticas têm sido investigadas e relacionadas aos conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais?, (b) Quais as bases teóricas que subsidiam as pesquisas relacionadas aos conhecimentos docentes? e (c) Quais são e como são interpretados os conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais indicados nos resultados das pesquisas?. A coleta de dados foi realizada no Portal de Periódicos CAPES e, após a identificação das áreas de Matemática e Educação e da aplicação de critérios de seleção e exclusão, o corpus foi composto por 14 artigos, publicados entre 2008 e 2021. As análises indicam que as temáticas dos artigos envolvem, em sua maioria, a unidade temática de Números, tomando como referencial teórico as categorias de conhecimento docente propostas por Shulman, e as interpretações de Ball para o ensino de Matemática. Os resultados das pesquisas evidenciam lacunas e dificuldades nas categorias de conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento curricular do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ressaltando a preocupação com a Formação Inicial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-12
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Mapeamento sistemático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16347
10.3895/actio.v8n1.16347
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16347
identifier_str_mv 10.3895/actio.v8n1.16347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16347/9514
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16347/2896
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-22
ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-22
2525-8923
10.3895/actio.v8n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983031975936