Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Borges, Larissa Caroline
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rivelini-Silva, Angélica Cristina, Stanzani, Enio de Lorena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800
Resumo: Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egressos do programa. Os artigos foram analisados a partir de 2009, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que os egressos do programa têm optado pela pós-graduação, um pequeno índice de atuação na Educação Básica e o favorecimento da aprendizagem da profissão decorrente das atividades desenvolvidas e do convívio com a comunidade escolar.
id UTFPR-13_71e2205a3528ddd63260c04950b0cf0f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6800
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPECCiências/Formação de professoresFormação de professores no PIBID; Egressos do PIBID; Atuação Profissional.Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egressos do programa. Os artigos foram analisados a partir de 2009, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que os egressos do programa têm optado pela pós-graduação, um pequeno índice de atuação na Educação Básica e o favorecimento da aprendizagem da profissão decorrente das atividades desenvolvidas e do convívio com a comunidade escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva Borges, Larissa CarolineRivelini-Silva, Angélica CristinaStanzani, Enio de Lorena2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/680010.3895/actio.v2n1.6800ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 438-455ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 438-4552525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800/4391Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:26Zoai:periodicos.utfpr:article/6800Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:26Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
title Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
spellingShingle Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
da Silva Borges, Larissa Caroline
Ciências/Formação de professores
Formação de professores no PIBID; Egressos do PIBID; Atuação Profissional.
title_short Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
title_full Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
title_fullStr Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
title_full_unstemmed Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
title_sort Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
author da Silva Borges, Larissa Caroline
author_facet da Silva Borges, Larissa Caroline
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Stanzani, Enio de Lorena
author_role author
author2 Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Stanzani, Enio de Lorena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Borges, Larissa Caroline
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Stanzani, Enio de Lorena
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências/Formação de professores
Formação de professores no PIBID; Egressos do PIBID; Atuação Profissional.
topic Ciências/Formação de professores
Formação de professores no PIBID; Egressos do PIBID; Atuação Profissional.
description Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egressos do programa. Os artigos foram analisados a partir de 2009, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que os egressos do programa têm optado pela pós-graduação, um pequeno índice de atuação na Educação Básica e o favorecimento da aprendizagem da profissão decorrente das atividades desenvolvidas e do convívio com a comunidade escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800
10.3895/actio.v2n1.6800
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800/4391
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 438-455
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 438-455
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984838672384