Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800 |
Resumo: | Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egressos do programa. Os artigos foram analisados a partir de 2009, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que os egressos do programa têm optado pela pós-graduação, um pequeno índice de atuação na Educação Básica e o favorecimento da aprendizagem da profissão decorrente das atividades desenvolvidas e do convívio com a comunidade escolar. |
id |
UTFPR-13_71e2205a3528ddd63260c04950b0cf0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6800 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPECCiências/Formação de professoresFormação de professores no PIBID; Egressos do PIBID; Atuação Profissional.Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egressos do programa. Os artigos foram analisados a partir de 2009, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que os egressos do programa têm optado pela pós-graduação, um pequeno índice de atuação na Educação Básica e o favorecimento da aprendizagem da profissão decorrente das atividades desenvolvidas e do convívio com a comunidade escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva Borges, Larissa CarolineRivelini-Silva, Angélica CristinaStanzani, Enio de Lorena2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/680010.3895/actio.v2n1.6800ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 438-455ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 438-4552525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800/4391Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:26Zoai:periodicos.utfpr:article/6800Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:26Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
title |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
spellingShingle |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC da Silva Borges, Larissa Caroline Ciências/Formação de professores Formação de professores no PIBID; Egressos do PIBID; Atuação Profissional. |
title_short |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
title_full |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
title_fullStr |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
title_full_unstemmed |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
title_sort |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
author |
da Silva Borges, Larissa Caroline |
author_facet |
da Silva Borges, Larissa Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina Stanzani, Enio de Lorena |
author_role |
author |
author2 |
Rivelini-Silva, Angélica Cristina Stanzani, Enio de Lorena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Borges, Larissa Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina Stanzani, Enio de Lorena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências/Formação de professores Formação de professores no PIBID; Egressos do PIBID; Atuação Profissional. |
topic |
Ciências/Formação de professores Formação de professores no PIBID; Egressos do PIBID; Atuação Profissional. |
description |
Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egressos do programa. Os artigos foram analisados a partir de 2009, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que os egressos do programa têm optado pela pós-graduação, um pequeno índice de atuação na Educação Básica e o favorecimento da aprendizagem da profissão decorrente das atividades desenvolvidas e do convívio com a comunidade escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800 10.3895/actio.v2n1.6800 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800/4391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 438-455 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 438-455 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984838672384 |