Ensino de frações com estudantes do 6º ano do ensino fundamental: um episódio no Egito antigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marco, Fabiana Fiorezi de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Carolina Innocente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12457
Resumo: Neste texto objetivamos apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como fundamentação teórica a Teoria Histórico-Cultural, sendo desenvolvidas atividades de ensino que tiveram como objeto de estudo o ensino de frações para 25 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Para este artigo selecionou-se duas atividades de ensino em que a finalidade foi investigar se tais atividades mobilizariam o pensamento teórico de estudantes na aprendizagem dos nexos conceituais da fração (medida e grandeza). A proposta foi organizada e analisada em episódios e cenas, e as análises aqui apresentadas são relacionadas as ações reveladoras dos estudantes ao se apropriarem do conceito de fração. A partir dos resultados obtidos foi possível inferir que os estudantes estiveram em atividade de aprendizagem, que as situações propostas se constituíram em atividade de ensino e que instigaram o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes envolvidos à medida que estabeleciam ações para a solução dos problemas que encontravam. Foi possível perceber, também, que os estudantes apuravam sua compreensão do número fracionário e que o mesmo não assumia apenas a interpretação da divisão, mas também que é uma relação de medida entre grandezas. Espera-se que este estudo se configure como uma importante contribuição à área da Educação Matemática e para o trabalho de professores de Matemática e para a formação do pensamento teórico de estudantes do ensino fundamental relacionada à compreensão do conceito de fração, mas que deve ser repensada e adaptada de acordo com as intenções e necessidades de professores e estudantes.
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spelling Ensino de frações com estudantes do 6º ano do ensino fundamental: um episódio no Egito antigoTeaching fractions to 6th grade students: an episode in ancient EgyptEducaçãoFração; Teoria Histórico-Cultural; Educação Matemática.Fraction; Historical-Cultural Theory; Mathematical EducationNeste texto objetivamos apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como fundamentação teórica a Teoria Histórico-Cultural, sendo desenvolvidas atividades de ensino que tiveram como objeto de estudo o ensino de frações para 25 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Para este artigo selecionou-se duas atividades de ensino em que a finalidade foi investigar se tais atividades mobilizariam o pensamento teórico de estudantes na aprendizagem dos nexos conceituais da fração (medida e grandeza). A proposta foi organizada e analisada em episódios e cenas, e as análises aqui apresentadas são relacionadas as ações reveladoras dos estudantes ao se apropriarem do conceito de fração. A partir dos resultados obtidos foi possível inferir que os estudantes estiveram em atividade de aprendizagem, que as situações propostas se constituíram em atividade de ensino e que instigaram o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes envolvidos à medida que estabeleciam ações para a solução dos problemas que encontravam. Foi possível perceber, também, que os estudantes apuravam sua compreensão do número fracionário e que o mesmo não assumia apenas a interpretação da divisão, mas também que é uma relação de medida entre grandezas. Espera-se que este estudo se configure como uma importante contribuição à área da Educação Matemática e para o trabalho de professores de Matemática e para a formação do pensamento teórico de estudantes do ensino fundamental relacionada à compreensão do conceito de fração, mas que deve ser repensada e adaptada de acordo com as intenções e necessidades de professores e estudantes.In this text we aim to present an excerpt from a master's research that had as theoretical basis the Historical-Cultural Theory, being developed teaching activities that had as object of study the teaching of fractions for 25 students of the 6th year of Elementary School of a public school the interior of Minas Gerais. For this article, two teaching activities were selected in which the purpose was to investigate whether such activities would mobilize the theoretical thinking of students in learning the conceptual nexus of the fraction (measure and magnitude). The proposal was organized and analyzed in episodes and scenes, and the analyzes presented here are related to the students' revealing actions when they appropriate the concept of fraction. From the results obtained it was possible to infer that the students were in a learning activity, that the proposed situations constituted a teaching activity and that instigated the development of the theoretical thinking of the students involved as they established actions to solve the problems they encountered.  It was also possible to perceive that the students refined their understanding of the fractional number and that it assumed not only the interpretation of the division, but also that it is a measure relation between quantities. It is hoped that this study will be an important contribution to the area of Mathematics Education and to the work of Mathematics teachers and to the formation of the theoretical thinking of elementary school students related to the understanding of the concept of fraction, but that must be rethought and adapted according to the intentions and needs of teachers and students.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Marco, Fabiana Fiorezi deRodrigues, Carolina Innocente2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1245710.3895/actio.v5n3.12457ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-232525-892310.3895/actio.v5n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12457/8024https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12457/1788Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:34Zoai:periodicos.utfpr:article/12457Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:34Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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