Avaliação e modificação de microscópio alternativo para estruturação de laboratório de microbiologia e realização de atividades práticas na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Amélia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Lima, Nicolle, Ono, Lucy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13147
Resumo: Este estudo teve por objetivo modificar o microscópio alternativo de Yoshino (2017), que é composto por um aparador de acrílico que comporta uma lente plano-convexa e é associado a um smartphone, para permitir a visualização de microrganismos como leveduras e fungos filamentosos, bem como propor atividades práticas inéditas com esse equipamento, para que professores de Ciências e Biologia de Ensino Fundamental e Médio possam realizar atividades práticas de estudo de microrganismos em laboratório escolar. A principal modificação proposta consistiu na retirada de algumas das porcas metálicas do equipamento original para permitir maior aproximação do suporte de lâminas à lente de leitor de DVD, permitindo o ajuste de foco para lâminas contendo leveduras ou fungos filamentosos. O grau de magnificação alcançado foi determinado com lâmina de calibração para microscópio óptico, obtendo-se um aumento de 23 x (vezes) sem o uso de zoom digital da câmera do smartphone e de até 175 x na imagem final (capturada com zoom digital de 4 x da câmera somado ao aumento adicional observado na tela do computador quando a resolução da imagem era de 72 dpi). O microscópio modificado de Yoshino (2017) permitiu a observação da micromorfologia do fungo filamentoso Botrytis cinerea (mofo cinzento do morango), compatível com o observado em microscópio óptico convencional, bem como a observação da morfologia de leveduras Saccharomyces cerevisiae em suspensão aquosa de fermento biológico seco. Avaliou-se também o uso do microscópio modificado para correlacionar o efeito da concentração de açúcar do meio no aumento do diâmetro médio das bolhas de gás produzidas no processo de fermentação realizado pelo S. cerevisiae, ao longo de 3 minutos de gravação com câmera de smartphone de lâminas posicionadas no equipamento confeccionado. Conclui-se que o microscópio de Yoshino modificado constitui um modelo de microscópio alternativo que professores da Educação Básica poderiam utilizar para atividades práticas investigativas com microrganismos.
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A principal modificação proposta consistiu na retirada de algumas das porcas metálicas do equipamento original para permitir maior aproximação do suporte de lâminas à lente de leitor de DVD, permitindo o ajuste de foco para lâminas contendo leveduras ou fungos filamentosos. O grau de magnificação alcançado foi determinado com lâmina de calibração para microscópio óptico, obtendo-se um aumento de 23 x (vezes) sem o uso de zoom digital da câmera do smartphone e de até 175 x na imagem final (capturada com zoom digital de 4 x da câmera somado ao aumento adicional observado na tela do computador quando a resolução da imagem era de 72 dpi). O microscópio modificado de Yoshino (2017) permitiu a observação da micromorfologia do fungo filamentoso Botrytis cinerea (mofo cinzento do morango), compatível com o observado em microscópio óptico convencional, bem como a observação da morfologia de leveduras Saccharomyces cerevisiae em suspensão aquosa de fermento biológico seco. Avaliou-se também o uso do microscópio modificado para correlacionar o efeito da concentração de açúcar do meio no aumento do diâmetro médio das bolhas de gás produzidas no processo de fermentação realizado pelo S. cerevisiae, ao longo de 3 minutos de gravação com câmera de smartphone de lâminas posicionadas no equipamento confeccionado. Conclui-se que o microscópio de Yoshino modificado constitui um modelo de microscópio alternativo que professores da Educação Básica poderiam utilizar para atividades práticas investigativas com microrganismos.The aim of this study was to modify the Yoshino´s alternative microscope (2017) structured by an acrylic support containing plan-convex lens attached to a smartphone device. This design allows the viewing of microorganisms such as yeasts and filamentous fungi while offering new practical activities at the same time. That way, Science and Biology teachers in Elementary and High School will be able to develop practical activities to study microorganisms within a school laboratory. The main alteration proposed was to remove some of the nuts from the original equipment in order to permit a higher proximity of the blades holder to the DVD reader lens, allowing the better focus adjustment to see the morphology of yeasts and filamentous fungi. The magnification degree achieved was determined with a calibration blade for optical microscopes, obtaining a 23x (times) magnification with no use of digital zoom from the smartphone camera and up to 175x for the final image (captured with camera digital zoom 4x amplified by the laptop screen with 72 dpi resolution image). The modified Yoshino´s microscope (2017) allowed seeing the micromorphology of the filamentous fungus Botrytis cinerea (strawberry’s gray mold), similar to that observed in a conventional optical microscope. It also enabled to see the morphology of the Saccharomyces cerevisiae yeasts in aqueous suspension of dry biological ferment. The performance of the modified microscope was also assessed to compare the sugar effect concentration in the medium on increasing the gas bubbles average diameter produced by S. cerevisiae, recording for 3 minutes the blades placed above the built equipment with smartphone camera. The conclusion was that the modified Yoshino´s microscope is a model of an alternative microscope that teachers in Basic Education could use to make practical investigative classes with microorganisms.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESSato, Améliade Lima, NicolleOno, Lucy2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos OriginaisPesquisaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1314710.3895/actio.v6n1.13147ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-222525-892310.3895/actio.v6n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13147/8339https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13147/1959Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:28Zoai:periodicos.utfpr:article/13147Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:28Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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